GESTÃO AMBIENTAL

Prof. Esp.: Victor Moreira Barbosa

Gestão Ambiental
Introdução
Gestão ambiental A Gestão Ambiental se caracteriza como um conjunto de ferramentas, medidas e aplicações, em atividades técnicas, econômicas e sociais que visem minimizar os danos ao meio ambiente.

Fonte: Google Imagens

Gestão Ambiental
Introdução
Gestão ambiental Gestão ambiental é a forma como uma organização administra as relações entre as suas atividades e o meio ambiente que os abriga, observada as expectativas das partes interessadas. É parte da gestão pela qualidade total (Fonte: ISO 14.000).
Fonte: Google Imagens

Gestão Ambiental
Introdução
Gestão ambiental
A Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. (Fonte:
Wikipedia) Fonte: Google Imagens

o inventário. controle. uso. proteção e conservação do ambiente visando a atingir o objetivo estratégico do desenvolvimento sustentável. . à estruturação de sistemas gerenciais e à tomada de decisões que têm por objetivo final promover. de forma coordenada.Gestão Ambiental Introdução A atividade política voltada à formulação de princípios e diretrizes.

indústrias. consumo. no próprio lar. dentre outros. Zona Costeira. fluxo de pessoas. seja na Zona Rural. Zona Urbana. fábricas. processos produtivos.Gestão Ambiental Aplicação A gestão ambiental se aplica em pequenas e grandes empresas. cidades. entre outros locais onde exista a presença. escolas. Fonte: Google Imagens . municípios.

descritos na norma ISO 14. d) monitoramento e ações corretivas.Gestão Ambiental Composição Os principais passos do Sistema de Gestão Ambiental – SGA.001. c) implantação e operação. Fonte: Google Imagens . e) análise crítica pela alta administração. f) melhoria contínua. b) planejamento. são constituídos por: a) política ambiental.

proteção e conservação do ambiente. controle.Gestão Ambiental Política Ambiental Trata-se do conjunto consistente de princípios doutrinários que conformam as aspirações sociais e/ou governamentais no que concerne à regulamentação ou modificação no uso. .

Gestão Ambiental Política Ambiental Algumas especificações da norma: “a alta administração deve definir a política ambiental da organização e assegurar que dentro do escopo definido de seu sistema de gestão ambiental. a política: a) Seja apropriada a natureza. e) Seja documentada. escala e impactos ambientais de suas atividades. c) Inclua o comprometimento em atender aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização que se relacionem a seus aspectos ambientais. f) Seja comunicada a todos que trabalham na organização ou que atuem em seu nome. produtos ou serviços. e. g) Esteja disponível ao público. d) Forneça uma estrutura para o estabelecimento e revisão dos objetivos e metas ambientais.” . implementada. mantida. b) Inclua um comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção de poluição.

através da coordenação. compatibilização. articulação e implementação de projetos de intervenções estruturais e nãoestruturais.Planejamento Ambiental Estudo prospectivo que visa a adequação do uso. controle e proteção do ambiente às aspirações sociais e/ou governamentais expressas formal ou informalmente em uma Política Ambiental. Gestão Ambiental .

f) controle operacional. e) controle de documentos. treinamento e conscientização. Gestão Ambiental c) comunicação. g) preparação e resposta a emergência. d) documentação. . são especificados os itens para: a) os recursos. funções e responsabilidade e autoridades.Implantação e Operação Nesta etapa. b) competências.

ação ou recurso. proteção e conservação do ambiente. Caso alguma irregularidade. Gestão Ambiental . haverá uma anotação técnica indicando quais as solução ou alternativas para melhorar ou substituir tal procedimento.Monitoramento e ações corretivas Conjunto de ações destinado a regular na prática operacional o uso. controle. e a avaliar a conformidade da situação corrente com os princípios doutrinários estabelecidos pela Política Ambiental. mau procedimento ou possibilidades de melhoras.

Fonte: Google Imagens .Gestão Ambiental Análise crítica pela alta administração e aplicação da melhoria contínua.

Gestão Ambiental Importância A implementação de um modelo de Gestão Ambiental em uma empresa acarreta uma série de benefícios uma que são de dois tipo: os Benefícios Econômicos e os Benefícios Ambientais. Fonte: Google Imagens .

Economias devido a reciclagem. Manutenção ou aumento da atração de capital. b) c) d) e) f) Linhas de novos produtos para novos mercados. venda e aproveitamento de resíduos e diminuição de efluentes. g) . Aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuição da poluição.Benefícios Econômicos a) Gestão Ambiental Economias devido a redução do consumo de água e outros insumos. Redução de multas e penalidades por poluição. Aumento da participação no mercado devido a inovação dos produtos e menos concorrência.

Conservação de ecossistemas. Recuperação de áreas degradadas. Redução de riscos ambientais. Racionalização do consumo de matéria e energia. Melhora da qualidade de vida.Benefícios Ambientais a) Gestão Ambiental b) c) d) e) f) g) h) i) Diminuição da poluição ambiental. Manutenção de serviços ecológicos. Diminuição do desperdício. . Produção mais sustentável.

. a Gestão Ambiental “Pública” e a Gestão Ambiental “Privada”.Dinâmica da Gestão Ambiental A dinâmica atual da Gestão Ambiental se caracteriza por dois tipos.

foram criados vários mecanismos. Monitoramento Ambiental. Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impactos Ambientais (AIA). Fiscalização Ambiental.Dinâmica da Gestão Ambiental Gestão Ambiental Pública Para a manutenção da Gestão Ambiental Pública. Entre outros. . 1) 2) 3) Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE). ferramentas ou instrumentos. Criação de Unidades de Conservação (UC’s). 4) 5) 6) 7) 8) Legislação. Gestão de Bacias Hidrográficas.

. a Lei federal n.938... º 6. entre outros. dos Estados. II – o zoneamento ambiental (Regulamento)” (grifos do original).São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: .. de 31 de agosto de 1981. º 4. que: “Art.297. observados os princípios estabelecidos no art. dos Territórios e dos Municípios no que se relaciona com a preservação da qualidade ambiental e manutenção do equilíbrio ecológico. estabelecendo critérios para o Zoneamento Ecológico. que “regulamenta o art. Art.Econômico do Brasil – ZEE. .Zoneamento Econômico-Ecológico Sob o ponto de vista legal. do Distrito Federal. inciso II. de 31 de agosto de 1981. que “dispõe Gestão Ambiental Pública Gestão Ambiental sobre a Política Nacional de Meio Ambiente. destinados a orientar a ação dos Governos da União. seus fins e mecanismos de formulação e aplicação e dá outras providências”. 9º. da Lei 6. de 10 de julho de 2002.938. . 9º .” Posteriormente esta Lei foi normatizada pelo Decreto n. e dá outras providências”. 5º .. determina. 2º desta Lei..As diretrizes da Política Nacional de Meio Ambiente serão formuladas em normas e planos.

a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos. sejam aplicados de acordo com as peculiaridades das zonas. fomentando o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população. as quais deverão refletir os diferentes interesses dos cidadãos. Desse modo. Esse instrumento vem a ser o Zoneamento Ecológico-Econômico. as quais passam a ser tratadas como unidades de planejamento. obras e atividades públicas e privadas. que estabeleça medidas e padrões de proteção ambiental. dos recursos hídricos e do solo e conservação da biodiversidade. diretrizes de ação. sócio-econômico e sobre sua organização institucional e oferecer.Zoneamento Econômico-Ecológico A partir disso então cria-se um instrumento de organização do território. O ZEE tem por finalidade propiciar um diagnóstico preciso sobre o meio físico-biótico. onde os investimentos e esforços. Gestão Ambiental Pública Gestão Ambiental . tanto do governo quanto da iniciativa privada. ainda. contribui para um sistema de planejamento mais eficaz.

Zoneamento Econômico-Ecológico Belém .

para localizar. sob qualquer forma. restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor. sob qualquer forma. Gestão Ambiental . estabelece as condições. pessoa física ou jurídica.Gestão Ambiental Pública Licenciamento Ambiental Segundo a Resolução CONAMA 237/97. considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso. instalar. possam causar degradação ambiental. consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que. possam causar degradação ambiental. ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que. ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais . Licença Ambiental é o ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente. instalação. o Licenciamento Ambiental é procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização.

instalação. Gestão Ambiental . plano e projeto de controle ambiental. Impacto Ambiental Regional: é todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto). operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento. plano de manejo.Gestão Ambiental Pública Licenciamento Ambiental Estudos Ambientais: são todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização. diagnóstico ambiental. tais como: relatório ambiental. relatório ambiental preliminar. o território de dois ou mais Estados. apresentado como subsídio para a análise da licença requerida. no todo ou em parte. plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.

e o bem estar da população. e) a qualidade dos recursos ambientais" Portanto. Gestão Ambiental .º 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). a definição de Impacto Ambiental está associada à alteração ou efeito ambiental considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento. causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente: a) a saúde. químicas.Gestão Ambiental Pública Licenciamento Ambiental Impacto Ambiental Segundo o Artigo 1º da Resolução n. b) as atividades sociais e econômicas. a segurança. Impacto Ambiental é "qualquer alteração das propriedades físicas. d) as condições estéticas e sanitárias ambientais. podendo ser negativo ou positivo. c) a biota. biológicas do meio ambiente.

8º .Gestão Ambiental Pública Licenciamento Ambiental Os tipos de Licença que são emitidas (Segundo a Resolução CONAMA 237/93).O Poder Público.autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos.Licença Prévia (LP) . II .concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção. atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação. após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores.Licença de Operação (LO) . incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes. no exercício de sua competência de controle.autoriza a operação da atividade ou empreendimento. Art. da qual constituem motivo determinante. expedirá as seguintes licenças: I . com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.Licença de Instalação (LI) . III . programas e projetos aprovados. Gestão Ambiental .

ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção” . com características naturais relevantes.985. estabelece e critérios e normas para a criação. implantação e gestão das unidades de conservação. incluindo as águas jurisdicionais.Gestão Ambiental Pública Unidades de Conservação Segundo a Lei N° 9. a qual institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC. de 18 de julho de 2000. legalmente instituído pelo Poder Público. com objetivos de conservação e limites definidos. sob regime especial de administração. o conceito de UC é o seguinte: Gestão Ambiental “espaço territorial e seus recursos ambientais.

a exemplo das seguintes categorias: Floresta Nacional. recreativas. o uso indireto dos recursos naturais. Reserva Particular do Patrimônio Natural. e. Nelas. Reserva Biológica. a partir da liberação do órgão gestor. Reserva Extrativista. ao contrário das do primeiro grupo. Reserva de Desenvolvimento Sustentável. só é permitido. admiti-se a presença de populações humanas em sua área. turísticas e de pesquisas científicas (são as Estação Ecológica. Parque Nacional.Gestão Ambiental Pública Unidades de Conservação Tipos de Unidades de Conservação. através de atividades educacionais. Refúgio de Vida Silvestre). Nestas UC. b) Unidades de Uso Sustentável: fazem parte todas as categorias de unidades que têm por objetivo associar proteção da natureza e uso sustentável dos recursos naturais. Monumento Natural. Gestão Ambiental . Reserva de Fauna. a) Área de Proteção Integral: são aquelas cujo objetivo é promover a preservação permanente de amostras significativas dos ecossistemas naturais e da biodiversidade neles contida.

407. As UC garantem a preservação de 67 milhões de hectares do Brasil. distribuídas nas diversas categorias de UC apresentadas pela Lei do SNUC.13% do território nacional.811 ha. O município de Belém tem um exemplo de UC: o Parque Ambiental de Belém.901% da superfície do Estado equivalente a 12. Gestão Ambiental .Gestão Ambiental Pública Unidades de Conservação Dados sobre as Unidades de Conservação no Brasil e no Estado do Pará. No Estado do Pará existem 43 UC. correspondendo à cerca de 9. o que equivale a 8.

situado na Região Norte do Brasil. além de áreas urbanas dos municípios de Belém e Ananindeua.380 hectares. numa área conhecida como Utinga [14].552. Esta região. uma UC criada pelo Decreto Estadual nº 1. obedecendo as seguintes coordenadas geográficas: Nordeste 01°23’ 13’’ a 01 26’ 02’’ de latitude sul e 48° 23’ 50’’ a 48° 26’ 47’’ de longitude Oeste [15].Gestão Ambiental Pública Unidades de Conservação O PAB é uma unidade de proteção integral. a sede da SECTAM e outras instituições. criado há mais de quinze anos. mais especificamente na Região Metropolitana de Belém. o Campus da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP). nordeste do Estado do Pará. o Sítio Histórico do Engenho Murucutu. a partir do Decreto Estadual Nº 1. de 03 de maio da 1993. Gestão Ambiental .151. de 1. encontra-se inserida dentro da área da Área de Proteção Ambiental dos Mananciais de Abastecimento de Água de Belém (APA-Belém). da qual também fazem parte as terras do Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental (CPATU/EMBRAPA). de 03 de maio de 1993. o Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA). o Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/CNPQ).

Gestão Ambiental Pública Unidades de Conservação Gestão Ambiental .

Estadual e Municipal  Constituição Federal de 1988: Gestão Ambiental Art.233/2003.605 de 1998). impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Lei de Crimes Ambientais (Lei n° 9.887/1995).381/2001).Gestão Ambiental Pública Legislação Ambiental Legislação Federal.      Política Nacional de Meio Ambiente (Lei n° 6938 de 1981). Política de Recursos Hídricos do Estado do Pará (Lei n° 6. Lei Ambiental do Estado do Pará (Lei n° 5. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Lei de Criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) – Lei n° 8. . 225.

como o próprio nome diz. através de Resoluções. Consultivo e Deliberativo do Ministério do Meio Ambiente e cabe a este.Gestão Ambiental Pública Legislação Ambiental Resoluções do CONAMA  O que é o Conselho Nacional de Meio Ambiente? O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é o Órgão Regularizador. Gestão Ambiental . Moções e Recomendações fazer que as Políticas Públicas sejam postas em Prática.

sem fins lucrativos. Gestão Ambiental . É uma entidade privada. É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization).08. de 24. a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o Órgão responsável pela normalização técnica no país. reconhecida como Fórum Nacional de Normalização – ÚNICO – através da Resolução n.Gestão Ambiental Pública Legislação Ambiental NBR/ABNT’s  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Fundada em 1940. da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização). fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.º 07 do CONMETRO.1992.

preservação. Este oferece conhecimento e informações básicas para avaliar a presença de contaminantes. estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais. assim como as tendências ao longo do tempo (variações temporais). econômicas e institucionais também são incluídas. visando identificar e avaliar qualitativa e quantitativamente as condições dos recursos naturais em um determinado momento. As variáveis sociais. Gestão Ambiental . degradação e recuperação ambiental. por exercerem influências sobre o meio ambiente. O monitoramento ambiental pode ser definido como um processo de coleta de dados.Gestão Ambiental Pública Monitoramento Ambiental O monitoramento ambiental é uma importante ferramenta para a administração dos recursos naturais. O monitoramento ambiental fornece informações sobre os fatores que influenciam no estado de conservação. para compreender os sistemas ambientais e para dar suporte as políticas ambientais.

Lavrar autos de constatação. de infração. necessários ao desempenho de suas funções. da água e seus usos. Acompanhar o andamento dos processos administrativos. Gestão Ambiental . necessárias à reparação dos danos ambientais. e das condições ambientais das edificações.Gestão Ambiental Pública Fiscalização Ambiental Tem a finalidade de exercer o poder de polícia administrativa para proteção do meio ambiente garantindo controle da poluição. inclusive os referentes ao licenciamento ambiental. bem como outros documentos de caráter administrativo. dos esgotos sanitários. da coleta. observando a eficácia das medidas indicadas em suas decisões sob o aspecto da aplicação de penalidades e cumprimentos dos termos de compromisso e de licenças ambientais. Fiscalizar o meio ambiente urbano e rural a fim de evitar a degradação ambiental e aplicar aos infratores as penalidades previstas na legislação vigente. do saneamento básico e domiciliar. transporte e disposição final do lixo.

Já o setor empresarial por sua vez sofre influência de ambos (sociedade e Estado) e teve que se adaptar a essa nova realidade.Dinâmica da Gestão Ambiental Gestão Ambiental Privada As mudanças ocorridas na sociedade.000. principalmente na maneira de enxergar o meio ambiente. Nesse contexto surgiu a série ISO 14. como: o Estado e as organizações empresariais. defendido pela sociedade. . fizeram com que os paradigmas sobre essa relação fossem substituídos por um novo estágio de consciência. Esta nova fase. a mesma passa a exigir e influenciar em modificações nos demais atores sociais. buscando reduzir os impactos ambientais gerados pela ação antrópica. O primeiro passa a agir por meio da criação de regulamentações que visam adequar e minimizar os níveis de poluição. pela qual a humanidade passa a perceber e ter uma maior responsabilidade com o meio ambiente é derivada da diminuição na qualidade de vida e do nível de degradação que a natureza atingiu ao longo dos anos. Com um novo paradigma ambiental.

.001 Trata-se de uma série de normas criadas pela International Organization for Standardization que estabeleceram diretrizes acerca de gestão ambiental para empresas. visando facilitar o comércio internacional. A ISO é uma federação internacional que foi fundada em 1947 visando promover o desenvolvimento de normas comuns à todos os países.Dinâmica da Gestão Ambiental Gestão Ambiental Privada ISO 14.

O Sistema de Gestão Ambiental libera a possibilidade de se estabelecer objetivos e os meios para demonstrar que foram atingidos. Em linguagem simples: é aquilo que a organização faz para minimizar ou eliminar os efeitos negativos provocados no ambiente por suas atividades.Dinâmica da Gestão Ambiental Gestão Ambiental Privada ISO 14.001 Um Sistema de Gestão Ambiental com bases na ISO 14001 é uma ferramenta de gestão que cria a possibilidade para uma organização de qualquer dimensão ou tipo controlar seu impacto sobre o ambiente. .

001 Por que as empresas estão implantando sistemas de gerenciamento ambiental? Os principais objetivos são: • Redução de riscos com multas. • Redução dos custos com a disposição de efluentes através do seu tratamento. . indenizações. etc. • Melhoria da imagem da empresa em relação a performance ambiental. • Redução dos custos com seguro. • Prevenção da poluição. • Melhoria da imagem da empresa quanto ao cumprimento da legislação ambiental.. • Melhoria do sistema de gerenciamento da empresa.Dinâmica da Gestão Ambiental Gestão Ambiental Privada ISO 14.

001 A minha empresa precisa implantar a ISO 14000? Para decidir é preciso responder às questões: • Vai melhorar a performance ambiental? • Vai promover melhoria na eficiência operacional? • Vai ser requerido ou encorajado pelos órgãos governamentais ou de classe? • Vai ser solicitado pelos clientes? • Há expectativa da sociedade? • Qual a análise de custo/benefício? .Dinâmica da Gestão Ambiental Gestão Ambiental Privada ISO 14.

Dinâmica da Gestão Ambiental Gestão Ambiental Privada ISO 14. Após esse prazo ele precisa ser renovado. e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 14001. . O certificado poderá não ser revalidado se a empresa deixar de cumprir os requisitos. Além disso.001 O que significa obter a certificação ISO 14000? Significa que o Sistema de Gerenciamento Ambiental da Empresa foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação. a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. Qual a validade da certificação? O certificado tem validade de 3 anos.

• Melhorar os métodos de gerenciamento. através do atendimento a regulamentos e da demonstração do comprometimento com o gerenciamento ambiental. Ela promoverá a melhoria ambiental. • Obter o reconhecimento do público e dos clientes para o esforço de preservação ambiental. a) para a empresa: • Assegurar o cumprimento da legislação. Do ponto de vista comercial. • Estabelecer uma política ambiental para toda a empresa. são harmonizadas as leis internacionais.Dinâmica da Gestão Ambiental Gestão Ambiental Privada ISO 14. . não tarifárias. • Redução de riscos referentes a acidentes ambientais. evitando barreiras comerciais.001 Quais os benefícios da implantação da ISO 14000? O mais óbvio benefício é uma padronização mundial para as ações relativas a meio ambiente.

001 • • • • Reduzir o desperdício do uso de recursos naturais. • Menor risco de acidentes ambientais. • Confiança de que a empresa dá prioridade aos aspectos ambientais. • Melhorar os métodos de gerenciamento. Assegurar o cumprimento da legislação. . Estabelecer uma política ambiental para toda a empresa.Dinâmica da Gestão Ambiental Gestão Ambiental Privada ISO 14. • Obter o reconhecimento do público e dos clientes para o esforço de preservação ambiental. • Maiores informações sobre a empresa quanto a aspectos ambientais. • Reduzir o desperdício do uso de recursos naturais. Reduzir os efluentes e o custo com o seu tratamento. b) para os clientes: • Confiança no produto fornecido pela empresa. • Reduzir os efluentes e o custo com o seu tratamento.

# . #9 . 05 .

.: 79345.: . 6 6  . 47345.: 79 4.9 16 73.: ./31. .796.3  :.5.516 :...3.516 .:.:: 1 :..4/5. 5. 6  06507 6 .6 6 .5.1...45./30516 6: 98:.6: / :06:  0651065. . 360.1 ..5116: 5. :94 .1 . 065011.6 16 4795145.

6  . 1 5:. 05 .3..

. 1.6 1.3.945.945. 6 16 4795145.6 6 . : 065:.06916 064 .5.3  14.  .: 16: 73. 5:.: 411. .: 0651065..963 ..56: 7969..: :700.6: ..5.4/5.5.1 1 .:  796. 8.1.5..796.16: 503516 ..4.: 1 065.69.4 46.: 1.3 065:.

1 "79. 05 . 6 " .

.69.3  0651065.6 047945.: 1 065.7 : ..: 1.5.1 6 4795145. 90.6 16 8 065:.5. 6 6 .: .4/5. 6 1.963 . 1. 6 16 . 679.6 .969: 064 .16: 7.1. .9. 679. .: 305 . .945.. .: 411..

6 &516 . 634. :7.: 0640.3 . 16736#619# /306 0646/..4.: 503516.145:. 6 6 0650.18.6 1  6 :5.1: 1 65:9.730..69.3 5:.5. 96:  5694.  &! :. 6  :. 6 1.99. 6 :.9. 51.0.5.31 .4/5.:1 796.:1516: :6/94:70.: .9 :.:  3.065.:5. 64/5.:9:1065.9.9.1: 1 065:9.:. 8. !.1:165:9.: 7.: 51..5..1.9.6:1 065:9..5:..:. 6. 64/5..9. 6 473.:93. 09.  !K   1  1 36 1  .. ./30  09.3 1 51. 6 ..3::909:6:. 6 &:.3# /30.4.9. !.345.68..0.3:. 6 1.

!. 1 #96. 3 16: 909:6: 5. 6 6 . 6 063 0. 0.. .: :. 6 1.: 05.5.1:165:9.1. %:9.9... &3:.1 53: 065.9..4 7. %:9.1: 10.9.3 %:9.. 64/5. 63 0.:. /619:1.9 796. 79:9. %:9.. #.9.9.:  1..9.065.3 6545.065.::60. V9..  :6 ::. !3. 3  %:9.1: 1 65:9.5..6 &:.065.61.: ..9.: . 3 .:.:  . #.98 !..: 16 79496 976 .9.9 1..94 56 !.03..: 5.3 !:.0..69.: :50.: 16: 06:::. 1 .3 : 6 ..: 0. 4736 1.46:.: : 6 .3# /30.6 !.4.: .: 909.83.6 .6 796469 .5..1.9.: :5. : 1 .9 :.9  / 51. 3/9.3 % 6 1 1.1: 1 :6 &:.6 16: 909:6: 5.9. 51.69 6 :6 519.69.9. 7.9.9 96 1.9 16 #.5. 1 :56345. . 1 .:  1 7:8:..16 .6 065.. 6 5.1: 8 . 4 769 6/.: : 794. 5. 6 794... 6 16 9 6 :..55.: 369:.: .: 06 6/.: 0.9.14..: 1 51. 6 '76: 1 51.

64/5.: 4 :. 1 7673. 79:5 ..3 .5. :.: . : 4. 9.

.9 :  .9/ 1.3# /30.: 19:...: 73. 51..: 1  .. 6569.3 !6 :.16 8.99. 64/5.  16 &! "450 7613 4..79:5. 6 .5..4   0699:7651516 090.1.69.1:165:9.313 4 :.3 .3 .:3 6 8 8. 79:9.1:165:9. .: 5.065. 1   1.:3 56:. 6 1  43 : 1 0.:.4447361 6#. 1:..984/5. :79 0 16 :..16::6/9.   16 . 96 5.16 16 #.1616#.: 0.9 :.9: 16 9.4 . 64/5.:51.35.    .9.

3 !   1  1 4. 16 :.1 ":.:.. 51. 0646 .1 :3  K   .: :5. 9.9. K  ..: :700.6 :. 5. 9 6 1   0...1.1.9.: 1 85 . 16 9.56: . 51..3 09.9 16 09.9.: 69 0. 64/5.16 5.16  4.16 16 #.5.9: 5065.. % 6 .5. 6 " # 4. (* 6/10516 .: !691:. 7.1 1 796...1:165:9.3# /30.. 1 3 4 54. (* :.:3 5691:.6 1  :.96763. K   1 365.45.    1 3. % 6 !69. 06501. 6 5.9 4.: 066915.

1 3 4 #.: 5:91.5. 1 #96. 1.3 16: . V9.045.: 1 /.50.6 1 V.:.96 1. 9. 15. 6 4/5..

 : .47: 1. 4. .4/ 4 .9 # 6 .3 16 #.6 :. 96369:. :1 1.: 9/.. 59:1.: 16: 450 76: 1 3 4  5..47: 1.3 5   1  1 4.3 4 1 9. 16 : #..: 9 9. 906 16 556 90.: 16 #.1. &'  6.: .3 . 8. 736 09.3 1.5.6 1. 5.9.  1.9.1. "95.6 :.031. .551.: 5:.96 1 #:8:.1 19.3 .5: 4 36 631 #!#$ .3 #' %# 6 & .99. 64/5.9...9 # 6 ..4 7.1 1  50.47: 1 #:8:. 6 .: 16 5.  09.3 4 4. :.

3# /30.3 . 51.. 6 :.. 64/5. 64/5.:.1:165:9.

3 :3.31. 64/5.1.4/5.45. 64/5..6 .. 4 19.  '616: .3 :.3 :..  9.3# /30.3  65:. 8.16 /4 1 :6 0644 16 766  ::50. :3. 6 19.1 1 1. 6 19.6 46 .1.. 06360.:. 83/9.3 1   9. 476516.3  507.

6 #619 476516.: .

1. # /306  063.1 6 19 1 151 .

36  79:9 .

: 79:5. 6 1. .9  5K     5K    6 4/5.. : :      :.. !.9 507.3 1  1 9. &09. 1 %09:6:  1906: 16 :.0.: 9.16 16 #.:  5K   1   4/5.:  .    .3 16 :.3 1 6 4/5.9..36 7.0. &    5K #63 . 64/5.  5K  1   1 94: 4/5.16 16 #..9...9.065.3 #63 .

: . :.. 64/5. :3.9..3 1 6 4/5. 64/5.:./ .0.3 %:63 : 16 "!   " 8 6 65:36 !.3 .: :.6 16 5:.: #63 .9.4 76:.065. " 65:36 !. 0646 6 79 796 564 1 . "!  %3.  0.065... : 1 %:63 : 6 :  %06451.3# /30. :.6  3/9.: 4 #9 .: # /30.. . 96 16 6 4/5.0.3 16 6 6 b9 6 4/5.169 65:3.9 8 . 64/5..0.

:39. &" 5. 5694.065.: ' 050.3# /30.: ' 050. 6 . 6 :. %:63 6 5   16 "! '%" 1        44/96 51..0563 06 /9.: !' 51. 0646  94 !.1. 1 !694..9. 1 !694. 1 !694. 64/5. /. 6 9.65 69 &. 6  !"  . !'  ::60. : 6950516 . 050.:396 /9. : 1. 4  .51.65.:  1.: ' 050..6 1:56345. .490. 6  9.169 1..:396  4. 64/5..6 .1. :3.:  6 b9 6 9:765: 3 73.: 50:: 9. 56 7.5.  ! ::60..5.95.5.:39.3 "9.6: 906501. 5.3. 64/5..:. "#!' 64:: 6 #.1 79.3 ..1.3.65 1.3. :4 5: 309.91.3 !%!':  ::60. 6 906:3 1 !694.3 1 !694..

4. 65..5. .945.0...: 4 4 1. 99.. " 465.45. : .4/5.3.16: :.9..065.06 1.: .64/5.5.: 763 ..: 0651 : 16: 909:6: 5.0647. .:  7.516 15.  8.:.: ..6 065.45.: 769 9094 53 50.: :.: .3 .6  5694..69.9..:  5:.16 4645.: :.: 065 40. 4769.45.9 : :60.3 6950 5694.: :6/9 6 46 .: .9  .. 1 1.4/5.69..4/5.6 .4/5. 6 19.: 7..4/5..9.1.4 . 56  ::. ..45. .51 50.3 761 :9 1516 0646 4 7960::6 1 063.4/5.9. 64/5.3 :.: 7.: .3 4.4769..4 56 :.476 . : / :0.4/5..0... 64/5..: .4/ 4 : 6 503 1.45.145:..9. 7.45. 6 .6 . 690 065045..9 :769.9.3..3 " 465.. .5.: " 465. : :6/9 6: . 6 79:9.9 : . 1 065.69: 8 5350.9 . . 6 16: 909:6: 5.45. 6  9079.9 8.69...4/5.. 79:5 ...4/5.6 . 1.4/5.16 1 065:9.9.: : .5.6 .69.45.6 3656 16 .::4 0646 ..16  .9.3 .3..3# /30. 06479519 6: ::.

145:...3 . 96: 1.: 10.45. 19.3 '4 ..9.6 3050.. . 763 6 16 6 :.1. 6 1 59.1 1 909 6 7619 1 763 0... 64/5.69: .4/5.9. 6 1 75.4/5.6 1:4756 1 :. 6 . 796.5.4/5.5.96: 16045. 9/. 6 5.6: 16403. 5. 3:3..730.9.9.3 .3.3 6/:9.5:769..45..145:...: 10: : :6/ 6 .9 .: 5 : : 0647.45.3# /30.9.4/5.: .6 / :06  16403.4/5.: 4 :.51... 6 16: 1.: 50:: 9.6: 1 065:.6 16: 7960::6: .9 6 .3.:70.5.: 510....  1:76: 6 5.963 1.:.9 ..4/5.9 :6: :.: .1:  047945.: 411.56: ..6: 503: 6: 995.: 0651 : 96: 36 .. 6 /4 0646 6.9 1. 7. 64/5. :0. : : :0..946: 1 0647964::6  1 305 .6 1.9 . 4 1 .3  . 64/5. 6 16 46 . .31.: . 063. 5.9.3 16 36  1. .4/5.: 5.9 6 46 .31.: 97.730.  :: :6: 16: :6. .9. 1.1: 79:.. 0 0. .145:.6 50:: 96: .6 .31.9.9 .5.9 .56  99.516 .516 065. .: 1.1.: 75.6: 16: .4/5.: :.6: 1 0.6: 59.

16: 73. 8.6 :9 .4/5.69 9:765:.31..4/5.9 4 4610. 7.516 919 6: 47.  :69 53 50..::.: " 79496 7. .3 :.9.16  ./31..1 !:: 065.1 1 1. : 41. 09.9.51.: 5. 4.3 769 :. 6 1 93. 56. 56. 93. 9..1. ::.: .4/5.: 0646 6 :. : 56: 14.1 7.4/5. 4. .1 79507. .  16 5 3 1 19. 64/5.9 70.45.: 69. 4.1 064 6 46 . . 19.7.6 3656 16: .56: 64 4 566 7..4 ..6: .  6 :. . 6 .3#9.: 9.9 769 46 1. 6 1 065:0 50.5 .9 4.5 40.3 15116 73.9 6 46 .5 . :601.0. 5. 5.9. 1.1 .:. .9. :..69: :60. 790/9  . 9. 16: 769 4 566 :. 6 6::4 :/:. 1 .: 73. : 9 &"     .1..9 . ..4/6: :601.31.14. 64/5. 9  5350. :601. .1.: 606991.59. 4:4. 1 59. : 479:...16  .9.5.. 8 : .1  :.::.9  454. : 8 :.5.4 064 8 6: 7.3 .14.1.345. 8.9 6: 5 : 1 763 6 /:0..1.::..18. 6 8 .: :6/9 ::. 145 6 5.69 479:.

64/5.1.:.5 40.3 :.. 64/5..1. &"  '9.3#9.

'9.

..95..1.6 1 5694.9.3 "9.: 73.: 1 4. 5. 6 .:  &" 4.3 .03.5.65.516 796469 6 1:56345.. : 9 1 5694.95.516 ..4 19.91.9 6 064 906 5.. :: :.9: .65 69 &.1.065.: 0645: .616: 6: 7. 6 5. 1 :.65 8 :.090.95. 19.95.065.51.4/5.3 5. 479:..065.3 8 6 51./309. 4  :.: 479:.: 09.3 7.

1.9 8 69.45.6: 79660. .9.0..6: 5. 6 .1: .9.. 769 :. 454. 76::/31. .6:  6: 46: 7. 4.963. 1 :.3 :.9 : 47. 1 :. &"  4.4 . 7..4/5.516: 4 35.: ... 69. 64/5. 69.:.. 6 4/5.3#9.:: 5.5.836 8 ./309 6/.389 145: 6 6 .9. 6 8 09. 1465:.9 6: .9. 64/5.4. &"  4 &:.4 ..1 7.1.4/5.5.. 1 :. 6 1 8..1.1.16: 56 . 6 4/5.1 1 : :..5 40.76 065. " &:.9 6 345. .3 3/9. 76::/31.1: .4/5.4. 99.6 :6/9 6 .516: :473: :473: ..3 064 /.

: 515. 1 950.1.6: 064 :96  369.1. 79694...6 1.4/5.4/5.5.3  369. 6473. 8..4.3  #95 6 1. 1.5.6: : 6  %1 6 1 9:06: 064 43. . 479:. &"  #698.516::.45.. 479:.3 ": 79507.4 1.::.6. 4 93.3 :. 763 6  %1 6 16: 0:.. 479:.45.4/5..3#9.9.:479:. 6 ..50 .6 1. 64/5. : .: .0   369. 16 ::.6: 064 .6  %1 6 16: 0:.:.5 40.4.6 047945.:1 950. 1..6 . 4. 3:3.. 4. 1:76: 6 1 35. 6 .: 6/.45.4 1. : 16 : . 64/5.9..

50 .: 6 1 03..9. &"  45..3#9.065.3 . :9 :630.4/5.16 736: 035. 79694..3  . :  . 64/5. . :601. 0 50.1.. 64/5.479:.473.:.&" #.16 736: 9 6: 695.1  $.3 :. 4369. :9 98916 6 5069...9 ..790:.5 40.1.5 3: 1 0:.45.:   70.. 796469 4369. 1... 5.9.3  .::  .5.1019 790:69:76519 :8:.6/5 06 . 679.

. 64/5. "09.6/. 906501. 8 6 &:.16  3 4 1::6 .1.0.3 1 . 64/5..0.16 769 4.16.1.3.0.519.1 517515.065. 769 4 69.6: .3. 479:.63790:.479:.11. &"  "8:50. 6  065:19. 6 "09.31.0.3 :.1.5..09. 5694.4.3#9.31.16 1 ..9:3065. 1 950. 6 ..6 4/5.9104799 6:98:.1.5 40.90.1.5:46 5.4. .4::6::.3 1.06916 064 6: 98:. 6&" &50.0.56: 7 :::79.6: 1..31..167.45.16:.09.:.6: 1..4. &"  $.9.11.6:98:.:9956.5694.091.1. .. 5.9.167619 5 6:99.

6 . 64/5. 7.9. 3:3. 763 .1. 6 :69 6 1 79:9.4/5.5 40.: 3...999./309 4.9.  %1 6 1 9:06: 995. : 93.6 1.6 064 6 950.3 7.516 /.3 : 6 .95.9 6: 4 . 93.4/5. .9.61.: .. 7.:  "/. 796469 . .3 .1965.: .&" " 4. ..0. 6  :.3 :.: 5 6 . 64/5...6 .: /6 /5 06 4. 6 . 61.6 .  ::9.3  369. 6 765. ... ..: 3: 5.9..45. 6 451.9465.: 7.5. &"  $.:.:6:/5 06:1.4/5.: .5145.45..: 06490.6 1 :.1.9.9 6 047945. 4369.4/5. 479:.9. 1465:.. 479:. 6 16 0647964.473.4/5.: .3 7.3#9.45.9 9.065..3 . .616: 1 950.45. .4/5.: .6:  1. : 16 .015.6 16 7 /306  16: 035.. 06490.1. 46 ..: .9 6 9065045..

/309 4.6 16 7 /306  16: 035..9.3 :.5 ..9. .5 .:  6 0:.6: .: .: %19 6: 35.6 1.3 7.9.1.:   569 9:06 1 .1.45..616: 1 950.:70.1 . 6 :.  "/.:70..6 064 6 : .6 064 6 : . .: 7.: .:.9.3  369.. 6: 035.4/5.4/5.6  %19 6 1:791 06 16 :6 1 909:6: 5.9.6 ::9.6 / 7.4/5.:  65.015..6 .9. 3:3..  65. 479:. 763 .. 6 :69 6 1 79:9.: . 1 79691. 479:.0.. &"      %19 6 1:791 06 16 :6 1 909:6: 5..61. : :6/9 .9 6: 4 .5 40. 6 .45.6 695016 73. 64/5.:  6 0:. 1 8 . 479:.5.69: 5694.6: ..6: .9 6 9065045.9.. . 56 7961.:  %19 6: 35..9 6 047945. .45.4/5. 64/5.3#9. 8.. 479:.4/5.