You are on page 1of 30

Casa do Caminho Foi o nome dado primeira instituio criada em nome de Jesus.

Fundadores: Pedro, Thiago, Joo, Barnab, Prcoro e Parmela


Local: situada na estrada que ligava Jeruzalm a Jope

Fundada logo aps a morte de Jesus e dissolvida em meados dos anos 40 dc. Com a perseguio de Herodes Agripa, foi utilizada pelos fariseus e destruda em 70 dc. pelo exrcito romano do general Tito

As finalidades:
Dar assistncia s pessoas que no tinham abrigo, sobretudo os velhos. Distribuam sopas e pregavam os ensinos de Jesus.

A Casa do Caminho foi indubitavelmente a primeira comunidade Crist na histria da humanidade. O fundador: Simo Pedro, presidiu-lhe os destinos, coadjuvado pelos apstolos Natanael, Thiago (filho de Zebedeu), Filipe e Joo. Os demais apstolos demoraram pouco tempo, saram para difundir o evangelho de Jesus entre os povos gentios, na sua maioria martirizados. O casaro principal era um pavilho singelo no mais que um grande telheiro revestido de paredes frgeis, carentes de todo e qualquer conforto. Chegou mais tarde Joo Marcos, um auxiliar direto de Pedro.

O colegiado apostolar compreendendo a extenso das tarefas que lhes cabiam, buscou mais cooperadores. No consideravam justo deixar a palavra de Jesus para servirem s mesas. Vieram os diconos representados por Estevo, Prcoro, Nicanor, Parmenas, Nicolau, Timon e Barnab. Foi construda uma casa em anexo para as atividades de orao e evangelho.

A Casa do Caminho era uma plantinha tenra, oriunda de uma semente divina, a enfrentar titnicos embates, num ambiente hostil e adverso.

De um lado eram mais de cem pessoas recebendo alimentao diria, alm dos servios de assistncia aos enfermos, aos rfos e aos desamparados de uma forma igual e entre eles, prostitutas, criaturas de m conduta, loucos incurveis e viciados de variados matizes.

Existia assim a dependncia monetria da sociedade judia para manuteno da obra. O apstolo Paulo, quando em visita a Jerusalm, consternado com a situao da Casa do Caminho, em dilogo com Pedro, obtemperou: "precisamos encontrar um meio de libertar as verdades evanglicas do convencionalismo humano. Precisamos instalar aqui, elementos de servio que habilitem a casa a viver de recursos prprios.

Os rfos, os velhos e os homens aproveitveis podero encontrar atividades alm dos trabalhos agrcolas e produzir alguma coisa para a renda indispensvel.

Cada qual trabalharia de conformidade com as prprias foras, sob a direo de irmos mais experimentados. Como sabemos, onde h trabalho, h riqueza, e onde h cooperao, h paz. o nico recurso para emancipar a igreja de Jerusalm das imposies do farisaismo

Noutra passagem pela Casa do Caminho, Paulo admoestou: "poderemos atender a muitos doentes, ofertar um leito de repouso aos mais infelizes; mas sempre houve e haver corpos enfermos e cansados na Terra. Na tarefa crist, semelhante esforo no pode ser esquecido, mas a iluminao do esprito deve estar em primeiro lugar. Se o homem trouxesse o Cristo no ntimo, o quadro das necessidades seria completamente modificado".

PRESTAR CONTAS HOJE E AMANH

Na essncia, cada homem servidor pelo trabalho que realiza na obra do supremo Pai, e, simultaneamente, administrador, porquanto cada criatura humana detm possibilidades enormes no plano em que moureja. Cada inteligncia na Terra dar conta dos recursos que lhe foram confiados.

ADMINISTRAO FONTE VIVA EMMANUEL -F. C. XAVIER

PRESTAR CONTAS HOJE E AMANH

A fortuna e a autoridade no so valores nicos de que devemos dar conta hoje e amanh. Nossos modos e costumes geram modos e costumes da mesma natureza, em torno de nossos passos, mormente naqueles que se situam em posio inferior a nossa, nos crculos da experincia e do conhecimento.
ADMINISTRAO FONTE VIVA EMMANUEL -F. C. XAVIER

As igrejas se multiplicaram, e a Casa do Caminho em face s injunes humanas, pela ausncia do Conselho de Apstolos e presbteros, sem dizer das perseguies malvolas do sacerdcio organizado do judasmo, fizeram-na ruir no tempo, frustrando o exemplo ldimo para a humanidade de um novo sistema de viver em comunidade. A Casa do Caminho foi um marco na histria do Cristianismo e um exemplo inesquecvel do esprito da abnegao e da fraternidade.

FUNES DA CASA ESPRITA


TEMPLO:

tambm templo, no sentido de que nela se exerce o amor e a adorao a Deus, exercitando a orao conjunta, a meditao e o estudo de Deus e de sua obra. tambm lar, no sentido de que nela reunimos a famlia esprita, onde nos irmanamos verdadeiramente, onde a fraternidade verdadeira ocorre, onde sempre podemos ir e receber o afago fraterno de nossa grande famlia universal. abrigo e porto seguro. tambm escola, pois local de aprendizado, de crescimento, de evoluo, de troca de experincia, de construo conjunta no processo de aprendizado e desenvolvimento.

LAR:

ESCOLA:

OFICINA:

tambm oficina, pois dentro da casa esprita se exercita o trabalho como forma de evoluo e crescimento, aprendendo as artes e ofcios

O QUE ENCONTRAMOS NA CASA ESPRITA BEM ORIENTADA?


A

prtica da caridade e do amor, em todas as suas atividades, pois o espiritismo tem, entre as suas mximas, que fora da caridade no h salvao. especialmente nas atividades de promoo social, de atendimento fraterno, na recepo carinhosa e fraterna aos que chegam a casa.
O

estudo constante, pois o espiritismo segue o ensino do Esprito de Verdade, que atravs de Kardec nos disse: Espritas, Amai-vos e Instru-vos. A casa esprita necessita de reunies de estudo srio, disciplinado e de qualidade.

Reunies

de atendimento geral ao pblico, com palestra, passes/radiaes e gua fluidificada, pois isso faz parte da teraputica esprita.
especficas e privativas de aplicao da mediunidade, desde o estudo e educao desta, passando pelo seu desenvolvimento constante, podendo existir ainda trabalhos de atendimento a espritos sofredores e de desobsesso. com Grupos de Infncia e Juventude, organizados didtica e pedagogicamente, com metodologia e sistemtica adequada a realidade do seu pblico, de modo a propiciar a formao esprita desde a tenra idade, a propiciar a formao e desenvolvimento daqueles que iro dar continuidade a difuso do espiritismo e tocar o movimento e a casa esprita.

Reunies

Reunies

RECURSOS NACASA ESPRITA BEM ORIENTADA


O

passe: transmisso de energias vitais e fluidos espirituais. a gua fluidificada: complementando o tratamento energtico. a orao: como forma de unio com Deus e a espiritualidade superior. a reflexo: como forma de dirigir nossos pensamentos e intenes para as coisas elevadas da vida. o estudo: para aumentar nosso conhecimento, nosso discernimento e nossa compreenso do mundo, das Leis Divinas, da natureza e de suas relaes; o desenvolvimento medinico: para educar e disciplinar esse potencial, colocando-o a servio do bem e da caridade e de nossa evoluo.

Os dirigentes espritas, atuando em qualquer esfera de atividade na Casa, precisam estar cientes que tm um papel a desempenhar, uma misso que dever implicar em responsabilidade e compromisso, pois, em um determinado momento, o servio desenvolvido ser avaliado.

PRESTAR CONTAS HOJE E AMANH

Nossas atitudes e atos do mesmo teor, em quantos nos rodeiam, porquanto aquilo que fazemos atinge o domnio da observao alheia, interferindo no centro de elaborao das foras mentais de nossos semelhantes.

ADMINISTRAO FONTE VIVA EMMANUEL -F. C. XAVIER

PRESTAR CONTAS HOJE E AMANH

O nico processo, portanto, de reformar edificando aceitar as sugestes do bem e pratic-la intensivamente, por intermdio de nossas aes.

ADMINISTRAO FONTE VIVA EMMANUEL -F. C. XAVIER

PRESTAR CONTAS HOJE E AMANH

Se dirige, no espera que outros lhe recordem os empreendimentos que lhe competem. Se obedece, no reclama instrues reiteradas, quanto s atribuies que lhe so deferidas na disposio regimental dos trabalhos de qualquer natureza(..).

OBREIROS ATENTOS FONTE VIVA EMMANUEL -F. C. XAVIER

PRESTAR CONTAS HOJE E AMANH

No creais que o vosso compromisso seja uma viagem agradvel ao pas da fantasia, ou uma excurso ao osis do prazer. Propusestes-vos ao trabalho de renovar a Terra, candidatastes-vos obra da edificao do bem, abristes os braos para que o amor se expanda em um hino de solidariedade universal, pesquisastes para possuirdes a certeza, elucidastes os enigmas para que no paire dvidas. Agora ao.
Bezerra de Menezes Mensagem recebida psicofonicamente por Divaldo Franco ao final de sua palestra na sesso de encerramento do Congresso Internacional de Espiritismo, em 5-10-1989 publicado em O Reformador de novembro do mesmo ano..

PRETAR CONTAS HOJE E AMANH

Muito se pedir quele a que muito se houver dado e maiores contas sero tomadas quele a quem mais coisas se haja confiado.
JESUS. (Lucas, Cap. XII vv 47 e 48 )

Aos espritas, pois, muito ser pedido, porque muito ho recebido; mas, tambm, aos que houverem aproveitado, muito ser dado
(O Evangelho Seg. o Espiritismo, Cap. XVIII)

CONCLUSO A prestao de contas a ser feita pelo dirigente e administrador esprita diz respeito no apenas na aplicao dos seus conhecimentos em favor do seu prprio progresso, mas em funo da melhoria de muitos que se beneficiam com a sua atuao.

You might also like