SONAR

□ Realizar testes e analisar a viabilidade de seu uso por instituições de engenharia. .  Missão □ □ Colocar deficiências técnicas sobre controle.INTRODUÇÃO  Objetivos □ Apresentar as principais funcionalidades da ferramenta. Aumentar produtividade.

reporte e documentação (Maven. . uma ferramenta de gerenciamento de build de projetos. □ É composto por uma aplicação web. Jenkins. Ant ou outras ferramentas de integração contínua. tais como Atlassian Bamboo.DESCRIÇÃO □ Sonar é uma plataforma para gerenciamento de qualidade de código que oferece relatórios visuais e permite o acompanhamento de métricas de evolução de projetos. Hudson) e um banco de dados.

regras de codificação e comentários. . Figura 1: Sete eixos da qualidade de código. duplicidade. complexidade. testes unitários. erros em potencial.QUALIDADE DE CÓDIGO □ Esta ferramenta abrange 7 eixos de qualidade de código: Arquitetura e Design.

através de uma tela com informações organizadas em alto nível. . Figura 2: Visão resumida da ferramenta. uma TimeMachine onde é possível visualizar a evolução do projeto e ferramentas para busca de defeitos. um painel com informações específicas do projeto.EM 3 CLICKS □ O Sonar possui uma forma eficiente de navegação. Desta forma é possível detectar rapidamente os projetos e / ou componentes que estão com problemas técnicos estabelecendo planos de ação adequados.

3 8.x 6.x 10G com drivers 11.2.0 9. porém é recomendado apenas para uso de avaliação 2005 Express Editions são suportadas 5.x 11G com drivers 11.4 9.x XE Editions são suportadas 8.6 Empacotado junto com o Sonar.5 1.0 IE7 IE8 IE9 Todas as versões Versões mais recentes Versões mais recentes Apache Derby Microsoft SQL Server Banco de Dados MySQL Oracle PostgreSQL Jetty 6 Servidores Apache Tomcat Microsoft Internet Explorer Browsers Web Mozilla Firefox Google Chrome Safari .PLATAFORMAS SUPORTADAS Java Oracle JDK 1.5 6.2.1 Empacotado com o Sonar 5.

ARQUITETURA TÉCNICA .

COBOL e Visual Basic. PL/SQL. Linguagens Adicionais. Flex. separados em 7 categorias:    Métricas Adicionais. Visualização e Reporte. C#.EXTENSÕES  Plugins □ Atualmente o Sonar apresenta mais de 30 plugins disponíveis. . PHP.  Governança  Linguagens Suportadas □ A linguagem Java é a linguagem padrão porém existe plugins gratuitos e pagos para atender C. Natural.

□ Fazer o download do Sonar 2.org/.11/bin. Abrir o browser web e digitar a url: localhost:9000. Reiniciar o Sonar .SONAR NA PRÁTICA  Instalando o Sonar □ □ Fazer o download do Maven através do site: http://maven.codehaus.  Instalando Plugins □ Fazer o download do plugin desejado através da página: http://docs.bat localizado na pasta sonar-2.apache.org/display/SONAR/Sonar+Plugin+Library/ □ □ Copiar o arquivo jar no diretório /extensions/plugins. Definir a propriedade $MAVEN_HOME e adicionar $MAVEN_HOME/bin na variável de ambiente $PATH.com/.  Executando o Sonar □ □ Executar o arquivo StartSonar.11 através do site http://www.sonarsource.

só é preciso criar um arquivo pom.CONSIDERAÇÕES FINAIS □ Esta ferramenta foi estudada com o intuito de verificar o quanto o seu uso seria importante para a melhoria da qualidade de projetos de firmware. . além de permitir uma melhor visualização dos pontos de melhorias. padrões de desenvolvimento de código e métricas.xml na raíz do projeto para ter o seu código analisado. depois de instalada. □ A ferramenta se mostrou excelente na identificação de erros graves de implementação. uma vez que. □ O Sonar se mostrou de fácil utilização.

desenvolver outras regras além das que existiam no arquivo Crules. dessa forma não foi possível. □ As regras de implementação em C são implementadas por classes em Java. . Não foi possível publicar as issues criadas pelo Sonar diretamente no Jira da Instituição. em tempo hábil. □ O plugin de integração com o Jira mostrou apenas as issues criadas pra o usuário no dashboard da ferramenta.CONSIDERAÇÕES FINAIS □ Não foi encontrado nenhum registro de como executar o Sonar de forma não local.