You are on page 1of 55

Fases Evolutivas Da Infncia Adolescncia

Ana Paula Ferreira Bottin

Domnica Marti
Colgio Marista Assuno SOE

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO
JEAN PIAGET

Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criana, descrevea, basicamente, em 4 estados, que ele prprio chama de fases de transio.

Essas 4 fases so :
Sensrio-motor (0 2 anos);

Pr-operatrio ( 2 7,8 anos);


Operatrio-concreto ( 8 11 anos);

Operatrio-formal (12 anos em diante

Perodo sensrio-motor - 0 a 2 anos Esse perodo diz respeito ao desenvolvimento do recm-nascido e do latente. a fase em que predomina o desenvolvimento das percepes e dos movimentos. O desenvolvimento fsico acelerado, pois se constitui no suporte para o aparecimento de novas habilidades. O desenvolvimento sseo, muscular e neurolgico permite a emergncia e novos comportamentos, como sentar-se, engatinhar, andar, o que propiciar um domnio maior do ambiente.

Essa fase do processo caracterizada por uma srie de ajustamentos que o organismo tem de fazer, em funo das demandas do meio. evidente que o processo de adaptao do organismo no se limita a essa fase da vida, mas o que acontece ao indivduo nessa fase crucial na importncia para todo o processo do desenvolvimento.

A criana nesse perodo aprende a andar e a tomar alimentos slidos. Aprende a falar e a controlar o processo de eliminao de produtos excretrios. Aprende a diferena bsica entre os sexos e a alcana estabilidade fisiolgica. Forma conceitos sobre a realidade fsica e social, aprende as formas bsicas do relacionamento emocional e a adquiri as bases de um sistema de valores.

Nesse perodo acontece a aquisio da linguagem articulada, cujo processo se completar no perodo pr-operacional, e constitui elementos de fundamental importncia para os outros aspectos do desenvolvimento humano; o desenvolvimento emocional, atravs do qual o indivduo deixa de funcionar em nvel puramente biolgico e passa ao processo de socializao dos seus prprios atributos fisiolgicos e a aquisio do senso moral, que permite ao indivduo a formulao de um sistema de valores.

Perodo pr-operatrio - 2 a 7/8 anos


Corresponde ao perodo pr-escolar, considerado a idade urea da vida, pois nesse perodo que o organismo se torna estruturalmente capacitado para o exerccio de atividades psicolgicas mais complexas, como o uso da linguagem articulada. Essa idade de fundamental importncia na vida humana, por ser esse o perodo em que os fundamentos da personalidade do indivduo lanados na fase anterior comeam a tomar formas claras e definidas.

Esse perodo caracterizado por considerveis mudanas fsicas, as quais so um desafio para os pais e educadores, como para as prprias crianas. De acordo com Piaget, o perodo pr-operacional dividido em dois estgios: de dois a quatro anos de idade, em que a criana se caracteriza pelo pensamento egocntrico, e dos quatro aos sete anos, em que ela se caracteriza pelo pensamento intuitivo.

As operaes mentais da criana nessa idade se limitam aos significados imediatos do mundo infantil.

Enquanto no perodo anterior, o pensamento e raciocnio da criana so limitados a objetos e acontecimentos imediatamente presentes e diretamente percebidos, no perodo properacional, ao contrrio a criana comea a usar smbolos mentais - imagens ou palavras que representam objetos que no esto presentes.

adquirida a linguagem articulada, e passa por uma seqncia de aquisies. A criana nesta fase precisa aprender novas maneiras de se comportar em seus relacionamentos.

A criana deste estgio:


egocntrica, centrada em si mesma, e no consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. No aceita a idia do acaso e tudo deve ter uma explicao ( fase dos "por qus").

J pode agir por simulao, "como se".


Possui percepo global sem discriminar detalhes.

Deixa se levar pela aparncia sem relacionar fatos.

Exemplo: Mostram-se para a criana, duas bolinhas de massa iguais e d-se a uma delas a forma de salsicha. A criana nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas so diferentes. No relaciona as situaes.

Perodo Operatrio Concreto - 8 a 11 anos


a fase escolar. Nesta fase da vida, o crescimento fsico mais lento do que em fases anteriores, as diferenas resultantes do fator sexo comeam a se acentuar mais nitidamente. Neste estgio a criana desenvolve noes de tempo, espao, velocidade, ordem, casualidade, ..., sendo ento capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Apesar de no se limitar mais a uma representao imediata, depende do mundo concreto para abstrair.

Um importante conceito desta fase o desenvolvimento da reversibilidade, ou seja, a capacidade da representao de uma ao no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformao observada.
Exemplo:

Despeja-se a gua de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criana diga se as quantidades continuam iguais. A resposta afirmativa uma vez que a criana j diferencia aspectos e capaz de "refazer" a ao.

Neste perodo o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior d lugar emergncia da capacidade da criana de estabelecer relaes e coordenar pontos de vista diferentes (prprios e de outrem) e de integr-los de modo lgico e coerente.

Um outro aspecto importante neste estgio refere-se ao aparecimento da capacidade da criana de interiorizar as aes, ou seja, ela comea a realizar operaes mentalmente e no mais apenas atravs de aes fsicas tpicas da inteligncia sensrio-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual a vareta maior, entre vrias, ela ser capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ao mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ao fsica).

Perodo Operatrio Formal (12 anos em diante) Nesta fase a criana, ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, j consegue raciocinar sobre hipteses na medida em que ela capaz de formar esquemas conceituais abstratos e atravs deles executar operaes mentais dentro de princpios da lgica formal. Com isso, a criana adquire "capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos cdigos de conduta: discute valores morais de seus pais e constri os seus prprios (adquirindo, portanto, autonomia)".

De acordo com a tese piagetiana, ao atingir esta fase, o indivduo adquire a sua forma final de equilbrio, ou seja, ele consegue alcanar o padro intelectual que persistir durante a idade adulta. Isso no quer dizer que ocorra uma estagnao das funes cognitivas, a partir do pice adquirido na adolescncia, esta ser a forma predominante de raciocnio utilizada pelo adulto. Seu desenvolvimento posterior consistir numa ampliao de conhecimentos tanto em extenso como em profundidade, mas no na aquisio de novos modos de funcionamento mental.

Desenvolvimento da moral para Piaget O desenvolvimento da moral ocorre por etapas, de acordo com os estgios do desenvolvimento humano. Para Piaget (1977), "toda moral consiste num sistema de regras e a essncia de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivduo adquire por estas regras". Isso porque Piaget entende que nos jogos coletivos as relaes interindividuais so regidas por normas que, apesar de herdadas culturalmente, podem ser modificadas consensualmente entre os jogadores, sendo que o dever de 'respeit-las' implica a moral por envolver questes de justia e honestidade.

O desenvolvimento da moral abrange 3 fases: anomia (crianas at 5 anos), em que a moral no se coloca, ou seja, as regras so seguidas, porm o indivduo ainda no est mobilizado pelas relaes bem x mal e sim pelo sentido de hbito, de dever; heteronomia (crianas at 9, 10 anos de idade), em que a moral = a autoridade, ou seja, as regras no correpondem a um acordo mtuo firmado entre os jogadores, mas sim como algo imposto pela tradio e, portanto, imutvel;

autonomia, corresponde ao ltimo estgio do desenvolvimento da moral, em que h a legitimao das regras e a criana pensa a moral pela reciprocidade, quer seja o respeito a regras entendido como decorrente de acordos mtuos entre os jogadores, sendo que cada um deles consegue conceber a si prprio como possvel 'legislador' em regime de cooperao entre todos os membros do grupo.

Para Piaget, a prpria moral pressupe inteligncia, haja vista que as relaes entre moral x inteligncia tm a mesma lgica atribuda s relaes inteligncia x linguagem. Quer dizer, a inteligncia uma condio necessria, porm no suficiente ao desenvolvimento da moral

Nesse sentido, a moralidade implica pensar o racional, em 3 dimenses:

regras: que so formulaes verbais concretas, explcitas (como os 10 Mandamentos, por exemplo);
princpios: que representam o esprito das regras (amai-vos uns aos outros, por exemplo); valores: que do respostas aos deveres e aos sentidos da vida, permitindo entender de onde so derivados os princpios das regras a serem seguidas.

Assim sendo, as relaes interindividuais que so regidas por regras envolvem, por sua vez, relaes de coao - que corresponde noo de dever; e de cooperao - que pressupe a noo de articulao de operaes de dois ou mais sujeitos, envolvendo no apenas a noo de 'dever' mas a de 'querer' fazer. Vemos, portanto, que uma das peculiaridades do modelo piagetiano consiste em que o papel das relaes interindividuais no processo evolutivo do homem focalizado sob a perspectiva da tica. Isso implica entender que "o desenvolvimento cognitivo condio necessria ao pleno exerccio da cooperao, mas no condio suficiente, pois uma postura tica dever completar o quadro.

O Desenvolvimento Psicossocial
Os Anos Pr-Escolares

Desenvolvimento da Personalidade ( Freud, Winnicott,Helen Bee,Newcombe,dentre outros autores) O progresso das crianas - habilidades motoras, linguagem e funcionamento cognitivo se equipara s mudanas em suas caractersticas de personalidade. Durante a pr-escola, modificam-se as qualidades pessoais j existentes

Socializao
Ao nascer, o beb apresenta uma amplitude imensa de potencialidades comportamentais. No entanto, ele adota caractersticas de comportamento apropriadas ou aceitveis por seu grupo. Na escola, a criana necessita vivenciar dois tipos de relacionamentos: verticais e horizontais.

Relaes Verticais (professores): propicia a criana proteo e segurana. A criana cria seus modelos internos bsicos e aprende habilidades sociais fundamentais. Relaes Horizontais (amizades e grupo de iguais): a criana adquire as habilidades sociais como cooperao, competio e intimidade.

Relao com os pais


Pelos 2 ou 3 anos, o apego com os pais tornase menos visvel em termos de continuidade. As crianas dessa idade so suficientemente avanadas, em termos cognitivos, para compreender a me. Crianas com 3 e 4 anos distanciam-se da sua base segura, sem angustia aparente.

Medos
Toda criana desenvolve uma variedade de
medos ou fontes de ansiedade. Funo autopreservatria: receios associados a certos

estmulos motivam respostas efetivas.


Porm, reaes de medo freqentes, prolongadas e intensas so incompatveis com um comportamento construtivo

Agresso
um comportamento com a inteno aparente de machucar outra pessoa ou objeto. Mais comumente aps alguma espcie de frustrao.
No entanto, a forma e a freqncia de agresso mudam ao longo dos anos. medida que se aperfeioam suas habilidades verbais, ocorre um afastamento das agresses fsicas para um maior uso de agresso verbal (deboche e uso de palavres).

Agresso
Pelos 4 e 5 anos a criana pratica suas novas
habilidades cognitivas e tenta conquistar o mundo ao seu redor. Ex: sair rua sozinha,

quebrar um brinquedo. Trata-se de um perodo


de energia para agir e para uma espcie de comportamento que os adultos podem entender como agressivo.

Curiosidade Sexual
As crianas descobrem que a estimulao dos genitais produz sensaes de prazer (tocar e manipular os genitais).
No perodo pr-escolar intensifica-se a estimulao ertica dos genitais. As discrepncias (diferenas entre seus prprios genitais, dos adultos e de pessoas do sexo oposto) eliciam curiosidade e interesse pelos genitais, bem como um desejo de entender as diferenas.

Curiosidade Sexual
Na escola deve-se abordar franca e realisticamente a curiosidade sexual da criana, comportando-se com naturalidade frente a perguntas, sem sufocar a criana com informaes desnecessrias.

Conceito de gnero
aprender que ser menino ou menina algo permanente e no modificvel.
Trs etapas na compreenso do conceito de gnero: 1- Identidade de gnero= nomear seu prprio sexo (3 anos).

Conceito de gnero
2-Estabilidade de gnero= compreenso de que voc permanece com o mesmo gnero por toda a vida (4 anos).
3- Constncia de gnero= reconhecimento de que o outro permanece com o mesmo gnero, vestindo roupas diferentes ou mudando o comprimento do cabelo (5-6 anos)

Anos de Escolaridade
O perodo de latncia comea entre 6-7 anos e
se estende at a puberdade 10-11 anos. Caracteriza-se por uma certa acalmia em

relao fase precedente. O perodo de


latncia o perodo da socializao, do relacionamento com os professores, colegas e amigos e o comeo da escolaridade.

Anos de Escolaridade
nesses anos que a criana combina os juzos individuais sobre suas habilidades em vrias reas: estudos, esportes e relaes com companheiros, num juzo global de auto-estima. Por volta dos 7-8 anos as crianas categorizam a si mesmas de forma global

Auto-estima
As crianas nessa idade respondem sobre o quanto gostam de si mesmas como pessoas, quo felizes esto e o quanto gostam da maneira como esto levando suas vidas.
A chave para a auto-estima a quantidade de discrepncia entre o que desejado e aquilo que a criana acredita ter alcanado. Ex: valoriza a aptido para os esportes, mas no alta e nem coordenada, ter uma auto-estima mais baixa.

Auto-estima
A segunda principal influncia sobre a auto-estima da criana, a sensao de apoio que ela tem de alguma pessoa importante e prxima a ela.
Durante os anos de escola elementar, encontramos uma mudana na busca de uma descrio do eu mais abstrata.

Auto-estima
A crianas passa a focalizar cada vez menos as
caractersticas externas, voltando-se mais para as qualidades internas.

Enfatizam muito a qualidade se suas relaes.


A amizade cada vez mais entendida como relao recproca, em que generosidade e confiana so essenciais.

Amizades
So, quase todas, ditadas pela segregao de gnero.
Meninos = extensivas e limitadas = competio e agressividade. Meninas = intensas e facilitadoras concordncia condescendncia.

Relaes com companheiros


A maior mudana nas relaes a
centralizao do grupo de companheiros. As relaes verticais com os professores recai sobre o brinquedo com os companheiros. O mais surpreendente nessa faixa etria o

quanto eles fazem segregao de gnero.

Agresso
Os insultos e as depreciaes aumentam, visando causar danos auto-estima da criana.
Quanto aos nveis de agressividade, existem diferenas entre os sexos:

Meninos = evidenciam mais agressividade, afirmao e dominao.

Agresso
Como ponto de partida, fatores hormonais e
biolgicos criam doses mais elevadas de agressividade nos meninos.

No entanto, no h dvidas quanto


influncia da criao: Influncias sociais; reforo dos pais na escolha dos brinquedos estereotipados em relao ao gnero e comportamento.

Agresso
Alm disso, foras familiares estimulam nveis elevados de agressividade, seja em meninos ou meninas.
Crianas agressivas provem de famlias que evidenciam disciplina inconsistente, rejeio criana, punies exageradas e falta de superviso parental.

Dos 12 anos em diante


As questes da primeira infncia vem tona.
Desidealizao das figuras parentais. Luto e sofrimento pela perda do corpo infantil, pelas idias infantis e pela identidade infantil. Ambivalncia entre ser criana e ser adulto. Adeso ao grupo de iguais. Rompe com os pais e unese ao grupo. Contestao das idias que vm do adulto, como uma forma de test-lo em suas opinies e verdades.

Dos 12 anos em diante


Muita desorganizao com suas coisas (vestes e quarto), demonstrando uma desorganizao interna.
Posicionamento quanto s questes sexuais (escolha do tipo de relacionamento) e ocupacionais (profisses). Idias de modificar o mundo e a sociedade. Construo de sua identidade quanto a crenas, valores e princpios.

Dos 12 anos em diante


Desenvolvimento da sua capacidade de amar, de trabalhar e de viver em grupo.
O crescimento fsico completa-se quanto altura. As condies sexuais e de reproduo completam-se aos 18 anos.

As alteraes hormonais manifestam-se nas situaes cotidianas, com maior agitao e ansiedade.

Dos 12 em diante
As transformaes fsicas geram desconforto, inibio ou necessidade de exibio.
Comparao com os colegas nas questes do tipo fsico.

Transtornos do Desenvolvimento
Humor Bipolar;
Pnico; Desafiador de oposio; Depressivo; Borderline;

TDAH
Transtorno de Conduta;

Manejo adequado=Limite
Conhecer o aluno; Evitar tratar a todos da mesma forma;

Estar atento aos sinais que mais chamam ateno; Vnculo afetivo=Limite adequado e eficiente;
Parceria com SOE;

Caractersticas de personalidade:
1. 2. 3. 4. 5. Impulsividade; Sentimento de solido; Voracidade exacerbada; Dificuldade em postergar as satisfaes e tolerar frustraos; Predomno da ao sobre a capacidade de pensar; Atitudes autodestrutivas; Busca de um grupo com caractersticas regressivas; Dificuldades escolares;

Uso de drogas

6. 7.
8.

Usurio de droga...
Podemos categoriz-los da seguinte forma:
1. 2. Provadores: fazem experincias eventuais por curiosidade, no seguem o uso sistemtico; Drogadictos:usam a droga de maneira compulsiva e sistemtica

Classificao das drogas


Depressores do SNC: lcool, inalantes
Estimulantes do SNC:cocana,anfetaminas, anorexgenos. Perturbadores do SNC: Cannabis,alucingenos, medicamentos anticolinrgicos.

You might also like