You are on page 1of 24

Língua Portuguesa: Sintaxe - da Frase ao Texto Unidade 2 Tópico 2 Sintaxe de concordância: Concordância verbal

Alunas: Rosa M. Marques e Catiana Costa Fernandes

 A Concordância verbal considera as flexões de número e de pessoa entre o verbo e o sujeito.  A Regra Geral da Concordância verbal, o verbo sempre concorda com o sujeito em número e pessoa.  Entretanto, há outras regras na língua quanto à Concordância entre o verbo e o sujeito.

então o verbo concordará com o sujeito que sempre estará expresso. Dois casos consideração: devem ser levados em  O “SE” é partícula apassivadora.Concordância verbal em relação a partícula “SE”.1 . Consertam-se roupas. Ex: Aluga-se casa na praia dos ingleses. Conserta-se roupa. Alugam-se casas no litoral paulista durante o carnaval. .

Para saber se o “SE” é uma partícula apassivadora. basta transformar a frase para a passiva analítica.Obs. Ex: Aluga-se casa = Casa é alugada Alugam-se casas = Casas são alugadas Conserta-se roupa = Roupa é consertada. Consertam-se roupas = Roupas são consertadas .

necessariamente. Portanto. Há ocorrência de preposição. no SINGULAR. O “SE” é partícula de indeterminação do sujeito. Nesse caso. Ex: Precisa-se de empregado com prática Precisa-se de empregadoS com prática . o verbo fica. o sujeito jamais estará expresso.

 Sujeito Composto e anteposto.Concordância Verbal em relação aos tipos de SUJEITOS e suas possíveis ocorrências.  Sujeito Simples. .2 .

com ele concordará o verbo em número e pessoa. Os chefes estavam nervosos.3 . .Sujeito Simples  O sujeito sendo simples. Ex: O chefe estava nervoso.

o verbo fica no 3ª pessoa do singular Ex: Vossa Senhoria trouxe os documentos pedidos? Vossa Majestade foi muito bondoso. .Pronome de tratamento Quando o sujeito for um pronome de tratamento.

Ex: A multidão aplaudiu o espetáculo dado por João. . após alguns minutos. Obs. A multidão de idosos. Um cardume passou ao lado da canoa. de senhoras aplaudiram o cantor.: Se o coletivo vier distanciado do verbo ou especificado. aplaudiram o cantor. Ex: A multidão.Sujeito Coletivo Quando um sujeito é substantivo coletivo o verbo fica no singular. pode-se pôr o verbo no plural. de crianças.

Estados Unidos conquistou o mercado internacional de armamento bélico. .Nomes próprios no plural Se o sujeito for constituído por nomes próprios que só tem no plural. Ex: Minas Gerais possui grandes jazidas de ferro. temos duas construções possíveis.Se não houver artigo. o verbo fica no singular. a) .

Ex: Os Lusíadas tornaram Camões imortal.Se houver artigo o verbo vai para o plural. Ex: As Minas Gerais foram o cenário da Conjuração Mineira. Obs. precedidos ou não de artigos.: Em relação a nomes das obras. o verbo pode ficar tanto no singular ou no plural.b) . Os Lusíadas tornou Camões imortal. Os Estados Unidos conquistaram o mercado internacional de armamento bélico. .

. O Prefeito e o filho foram à Alemanha.3 .Sujeito composto e anteposto  Quando o sujeito composto estiver anteposto ao verbo. este vai para o plural: Ex: Pedro e Paulo passarão no vestibular.

o verbo irá para o plural. . na pessoa que predominar: Vejamos: A 1ª pessoa prevalece sobre a 2ª e 3ª (eu + tu + ele = nós). e a segunda pessoa prevalece sobre a 3ª (tu + ele = Vós) Ex: Eu e tu iremos à praia. Tu e ele ireis à festa.Pessoas gramaticais diferentes Quando sujeito for composto por pessoas gramaticais diferentes.

nada. Celso.Aposto resumidor Quando o sujeito for resumido por palavras como tudo. . fama. o verbo fica no singular: Ex: Amor. ninguém. alguém. dinheiro. Antônio. Ricardo. tudo passa. ninguém ficou contente com o resultado do concurso.

Ex: Uma palavra. Uma palavra. o verbo tanto pode ficar no singular como no plural.Gradação Se o sujeito estiver em enumeração gradativa. um sorriso. um carinho basta para animar alguém. um sorriso. . um carinho bastam para animar alguém.

: Fama e glória envaidece o ser humano. Fama e glória envaidecem o ser humano .Sinônimos Quando o sujeito for constituído por palavras QUASE sinônimas. Ex. o verbo tanto pode ficar no singular como no plural.

Atividades de fixação Conforme a concordância verbal. Exemplificando: . vamos analisar se a concordância verbal das frases a seguir estão corretas ou não.

.

.

Vamos analisar. .

.

.

.

Língua Portuguesa – Sintaxe: da frase ao texto. Indaial. Gustavo: Jornalismo in Foco. São Paulo. 2008. 2011. Gramática da Língua Portuguesa. Acesso em: 12 jul. .Referências: LÜBKE. J. Scipione.blogspot. INFANTE Ulisses.1997. Pasquale Cipro.com/2011/06/cuidado-voce-podeesta-se.html. NETO. Ed. Disponível em: http://jornalismoinfocus. Helena Cristina. Grupo Uniasselvi.