You are on page 1of 24

Equipe:

y AL SD PM FERNANDES N 12 y AL SD PM NUNES N 13 y AL SD PM MOTA N 15 y AL SD PM SANTANA N 20

LEIS DA MATA ATLNTICA


LEI N 11428, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2006

Dispe sobre a utilizao e proteo da vegetao nativa do Bioma Mata Atlntica, e d outras providncias.

Conceitos Bsicos
y A floresta primria, tambm conhecida como floresta clmax

ou mata virgem, a floresta intocada ou aquela em que a ao humana no provocou significativas alteraes das suas caractersticas originais de estrutura e de espcies. y A Mata Atlntica primria caracteriza-se pela grande diversidade biolgica, pela presena de rvores altas e grossas, pelo equilbrio entre as espcies pioneiras, secundrias e climticas, pela presena de grande nmero de bromlias, orqudeas, cactos e outras plantas ornamentais em cima das rvores. y As florestas secundrias so aquelas resultantes de um processo natural de regenerao da vegetao, em reas onde no passado houve corte raso da floresta primria. Nesses casos, quase sempre as terras foram temporariamente usadas para agricultura ou pastagem e a floresta ressurge espontaneamente aps o abandono destas atividades.

y Art. 1 A conservao, a proteo, a regenerao e a

utilizao do Bioma Mata Atlntica, patrimnio nacional, observaro o que estabelece esta Lei, bem como a legislao ambiental vigente, em especial a Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965. y Art. 6 A proteo e a utilizao do Bioma Mata Atlntica tm por objetivo geral o desenvolvimento sustentvel e, por objetivos especficos, a salvaguarda da biodiversidade, da sade humana, dos valores paisagsticos, estticos e tursticos, do regime hdrico e da estabilidade social.

y Art. 2 Para os efeitos desta Lei, consideram-se

integrantes do Bioma Mata Atlntica as seguintes formaes florestais nativas e ecossistemas associados, com as respectivas delimitaes estabelecidas em mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, conforme regulamento: Floresta Ombrfila Densa; Floresta Ombrfila Mista, tambm denominada de Mata de Araucrias; Floresta Ombrfila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual, bem como os manguezais, as vegetaes de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste.

y Art. 4 A definio de vegetao primria e de

vegetao secundria nos estgios avanado, mdio e inicial de regenerao do Bioma Mata Atlntica, nas hipteses de vegetao nativa localizada, ser de iniciativa do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

y Art. 7 A proteo e a utilizao do Bioma Mata y

y y

Atlntica far-se-o dentro de condies que assegurem: I - a manuteno e a recuperao da biodiversidade, vegetao, fauna e regime hdrico do Bioma Mata Atlntica para as presentes e futuras geraes; II - o estmulo pesquisa, difuso de tecnologias de manejo sustentvel da vegetao e formao de uma conscincia pblica sobre a necessidade de recuperao e manuteno dos ecossistemas; III - o fomento de atividades pblicas e privadas compatveis com a manuteno do equilbrio ecolgico; IV - o disciplinamento da ocupao rural e urbana, de forma a harmonizar o crescimento econmico com a manuteno do equilbrio ecolgico.

Art. 8 O corte, a supresso e a explorao da vegetao do Bioma Mata Atlntica farse-o de maneira diferenciada, conforme se trate de vegetao primria ou secundria, nesta ltima levando-se em conta o estgio de regenerao. Art. 9 A explorao eventual, sem propsito comercial direto ou indireto, de espcies da flora nativa, para consumo nas propriedades ou posses das populaes tradicionais ou de pequenos produtores rurais, independe de autorizao dos rgos competentes, conforme regulamento.

Art. 10 poder pblico fomentar o enriquecimento ecolgico da vegetao do Bioma Mata Atlntica, bem como o plantio e o reflorestamento com espcies nativas, em especial as iniciativas voluntrias de proprietrios rurais.

y Art. 11. O corte e a supresso de vegetao primria ou nos estgios

y y

y y y y

avanado e mdio de regenerao do Bioma Mata Atlntica ficam vedados quando: I - a vegetao: a) abrigar espcies da flora e da fauna silvestres ameaadas de extino, em territrio nacional ou em mbito estadual, assim declaradas pela Unio ou pelos Estados, e a interveno ou o parcelamento puserem em risco a sobrevivncia dessas espcies; b) exercer a funo de proteo de mananciais ou de preveno e controle de eroso; c) formar corredores entre remanescentes de vegetao primria ou secundria em estgio avanado de regenerao; d) proteger o entorno das unidades de conservao; ou e) possuir excepcional valor paisagstico, reconhecido pelos rgos executivos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA;

y II - o proprietrio ou posseiro no cumprir os dispositivos da legislao

ambiental, em especial as exigncias da Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965, no que respeita s reas de Preservao Permanente e Reserva Legal.

y Art. 15 Na hiptese de obra ou atividade potencialmente causadora de

significativa degradao do meio ambiente, o rgo competente exigir a elaborao de Estudo Prvio de Impacto Ambiental, ao qual se dar publicidade, assegurada a participao pblica.

Ferrovia Oeste-leste A ferrovia cruzar a caatinga e mata atlntica

y Art. 18. No Bioma Mata Atlntica, livre a coleta de

subprodutos florestais tais como frutos, folhas ou sementes, bem como as atividades de uso indireto, desde que no coloquem em risco as espcies da fauna e flora, observando-se as limitaes legais especficas e em particular as relativas ao acesso ao patrimnio gentico, proteo e ao acesso ao conhecimento tradicional associado e de biossegurana.

Sustentabilidade
y A responsabilidade para com as geraes futuras; y A educao ambiental; y O gerenciamento do impacto do meio ambiente e do

ciclo de vida de produtos e servios; y A minimizao de entradas e sadas de materiais.

y Art. 20. O corte e a supresso da vegetao primria do Bioma Mata Atlntica somente sero autorizados em carter excepcional, quando necessrios realizao de obras, projetos ou atividades de utilidade pblica, pesquisas cientficas e prticas preservacionistas. y Art. 21. O corte, a supresso e a explorao da vegetao secundria em estgio avanado de regenerao do Bioma Mata Atlntica somente sero autorizados: y I - em carter excepcional, quando necessrios execuo de obras, atividades ou projetos de utilidade pblica, pesquisa cientfica e prticas preservacionistas; y II - (VETADO) y III - nos casos previstos no inciso I do art. 30 desta Lei.

y Art. 30. vedada a supresso de vegetao primria do Bioma Mata

Atlntica, para fins de loteamento ou edificao, nas regies metropolitanas e reas urbanas consideradas como tal em lei especfica, aplicando-se supresso da vegetao secundria em estgio avanado de regenerao as seguintes restries: y I - nos permetros urbanos aprovados at a data de incio de vigncia desta Lei, a supresso de vegetao secundria em estgio avanado de regenerao depender de prvia autorizao do rgo estadual competente e somente ser admitida, para fins de loteamento ou edificao, no caso de empreendimentos que garantam a preservao de vegetao nativa em estgio avanado de regenerao em no mnimo 50% (cinqenta por cento) da rea total coberta por esta vegetao, ressalvado o disposto nos arts. 11, 12 e 17 desta Lei e atendido o disposto no Plano Diretor do Municpio e demais normas urbansticas e ambientais aplicveis; y II - nos permetros urbanos aprovados aps a data de incio de vigncia desta Lei, vedada a supresso de vegetao secundria em estgio avanado de regenerao do Bioma Mata Atlntica para fins de loteamento ou edificao.

y Art. 32. A supresso de vegetao secundria em estgio avanado e mdio de regenerao para fins de atividades minerarias somente ser admitida mediante: y I - licenciamento ambiental, condicionado apresentao de Estudo Prvio de Impacto Ambiental/Relatrio de Impacto Ambiental - EIA/RIMA, pelo empreendedor, e desde que demonstrada a inexistncia de alternativa tcnica e locacional ao empreendimento proposto; y II - adoo de medida compensatria que inclua a recuperao de rea equivalente rea do empreendimento, com as mesmas caractersticas ecolgicas, na mesma bacia hidrogrfica e sempre que possvel na mesma microbacia hidrogrfica, independentemente do disposto no art. 36 da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000.

y Art. 33. O poder pblico, sem prejuzo das obrigaes dos proprietrios e posseiros estabelecidas na legislao ambiental, estimular, com incentivos econmicos, a proteo e o uso sustentvel do Bioma Mata Atlntica. y Art. 35. A conservao, em imvel rural ou urbano, da vegetao primria ou da vegetao secundria em qualquer estgio de regenerao do Bioma Mata Atlntica cumpre funo social e de interesse pblico, podendo, a critrio do proprietrio, as reas sujeitas restrio de que trata esta Lei ser computadas para efeito da Reserva y Legal e seu excedente utilizado para fins de compensao ambiental ou instituio de cota de que trata a Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965.

y Art. 42. A ao ou omisso das pessoas fsicas ou

jurdicas que importem inobservncia aos preceitos desta Lei e a seus regulamentos ou resultem em dano flora, fauna e aos demais atributos naturais sujeitam os infratores s sanes previstas em lei. 46. Os rgos competentes adotaro as providncias necessrias para o rigoroso e fiel cumprimento desta Lei, e estimularo estudos tcnicos e cientficos visando conservao e ao manejo racional do Bioma Mata Atlntica e de sua biodiversidade.

y Art.

RESOLUO N388, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2007


y V - Resoluo no 5, de 4 de maio de 1994 - que define

vegetao primria e secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao da Mata Atlntica, a fim de orientar os procedimentos de licenciamento de atividades florestais no Estado da Bahia;

Nossa Tropa Especializada

You might also like