Técnicas de Relaxamento

21 de Dezembro de 2011

Objectivos da Sessão
Dar a conhecer diferentes Técnicas de Relaxamento 

No final da sessão espera-se que: espera- Identifiquem algumas técnicas de Relaxamento - Compreendam e realizem as etapas da técnica de Respiração - Compreendam o funcionamento do Relaxamento Progressivo, do Treino Autógeno e do Relaxamento por Visualização

adequadamente. no entanto quando se repete com frequência ou demasiada intensidade pode converterconverterse num factor de risco para a saúde.   Tem um carácter adaptativo. .STRESS É uma resposta biológica dada a situações percebidas como ameaçadoras e às que o organismo não possui recursos para enfrentar adequadamente. saúde.

FISIOLÓGICO -Aumento do ritmo cardíaco -Aumento da tensão muscular -Aumento dos níveis de adrenalina -Diminuição da circulação sanguínea periférica («) .Consequências para o Organismo I.

PSICOLÓGICO .Dificuldades de concentração («) .Sensação de confusão mental .Preocupação .Consequências para o Organismo II.Incapacidade para tomar decisões .

Imprecisão («) .Tremores .Falar muito depressa .Consequências para o Organismo III.Voz entrecortada . MOTOR .Gaguez .

que pode ser aprendida e convertida num importante recurso pessoal. ajudaprogramar as atitudes mentais e comportamentais que atendem a essas necessidades (Dieter.RELAXAMENTO  Uma resposta biologicamente antagónica à resposta de stress. para opor-se aos efeitos negativos do stress opor(Payne. Dieter. 1982) . 2002)  O estado mental que nos permite maior consciência de nós próprios e das nossas necessidades. Payne. Além disso ajuda-nos a necessidades. 2002). 1982).

RELAXAMENTO Específicas Gerais -Diminuição da tensão muscular -Diminuição da frequência e intensidade do ritmo cardíaco -Diminuição da frequência respiratória -Diminuição da produção de adrenalina -Diminuição dos índices de colesterol -Aumento dos leucócitos. o que fortalece o sistema imunitário -Aumento das ondas cerebrais Alfa e Teta .

ansiedade. .1982). (Dieter.1982)  Têm como objectivo dotar o individuo de habilidades para enfrentar situações do quotidiano que estão produzindo tensão e ansiedade.TÉCNICAS DE RELAXAMENTO  São métodos de intervenção psicológica não específicos (ou seja podem ser utilizados no tratamento de diversos problemas) que têm por fim auxiliar o indivíduo a atingir um estado de relaxamento físico e mental (Dieter.

outras.As Técnicas de Relaxamento são utilizadas em problemáticas como:         Stress Crises de pânico e ansiedade generalizada Depressão Hipertensão Tabagismo Toxicodependências Disfunções sexuais Patologias respiratórias. . entre outras.

RESPIRAÇÃO ABDOMINAL Uma respiração correcta permite uma maior oxigenação do organismo Uma maior oxigenação transporta uma maior percentagem de oxigénio melhor funcionamento dos tecidos menor esforço cardíaco dificulta o aparecimento de fadiga muscular recuperação muscular mais rápida .

Dirigir o ar para a parte inferior do abdómen.Tentar não levantar o peito ou a mão em cima do estômago . levantando a mão colocada abaixo do umbigo .Dirigir o ar inspirado para a parte inferior dos pulmões .RESPIRAÇÃO ABDOMINAL Exercício 1 .Colocar uma mão a baixo do umbigo e outra em cima do estômago .

Dirigir o ar para a parte inferior do abdómen.Colocar uma mão a baixo do umbigo e outra em cima do estômago . levantando de seguida a mão colocada em cima do estômago .Dirigir o ar inspirado para a parte inferior e média dos pulmões .Continuar a inspirar.RESPIRAÇÃO ABDOMINAL Exercício 2 . levantando a mão colocada abaixo do umbigo .Tentar não levantar o peito .

deixar o ar ir para a parte superior dos pulmões .RESPIRAÇÃO ABDOMINAL Exercício 3 . levantando de seguida a mão colocada em cima do estômago .A inspiração deve ser realizada em três tempos .Por fim.Realizar a respiração completa .Dirigir o ar para a parte inferior do abdómen.Colocar uma mão a baixo do umbigo e outra em cima do estômago . levantando a mão colocada abaixo do umbigo .Continuar a inspirar.

. ou um relaxamento mais específico . em que se contraem e relaxam os músculos de forma alternada (16 grupos de músculos).RELAXAMENTO PROGRESSIVO (JACOBSON.No final do treino.Procura ensinar o individuo a relaxar através de exercícios. 1964) . o individuo já vai ser capaz de reconhecer os sinais de tensão nos músculos. procedendo ao seu relaxamento -Permite um relaxamento geral.É necessário um treino bastante intenso até que o individuo seja capaz de realizar esta técnica sem acompanhamento .

RELAXAMENTO PROGRESSIVO Grupos Musculares a trabalhar -Mão e braço -Bíceps .Barriga da perna .Pescoço .Pé .Testa .Cara .Peito e ombros -Abdómen -Coxa .

 Grupo 2: Empurre o cotovelo da direita contra a cadeira ou contra o chão. .     Grupo 3: como 1 à esquerda Grupo 4: como 2 à direita Grupo 5: Levante as sobrancelhas e faça rugas na testa. Sinta a tensão na mão e antebraço. Repita 3 vezes.. Largue a tensão e sinta a diferença. Sinta a tensão que isto lhe causa nos bíceps. Agora largue.RELAXAMENTO PROGRESSIVO Grupos Musculares   Exemplo: Grupo 1: Feche a mão direita. Grupo 6: Feche os olhos e levante o nariz.

1967)   tranquilização interna e o autocontrole visando a profilaxia do stress a absorção de golpes afectivos inesperados melhoria dos rendimentos físicos e cognitivos melhor disposição e resistência à fadiga física e intelectual prática diária de num período de tempo médio de três a quatro meses  autoauto-instruções de peso.TREINO AUTÓGENO (Schultz. calor. corrente e outras sensações kinestésicas .

cont.  As Instruções são repetidas várias vezes: vezes:  Eu estou a ficar completamente calmo e relaxado. . O meu braço direito (canhotos esquerdo) muito pesado. resplandecer na mão).TREINO AUTÓGENO (Schultz.e.1967) cont.   Estas instruções podem ser apoiadas por imagens p. Respiração calma e equilibrada (dê preferência à respiração abdominal). abdominal). pesado. (o sol a p. relaxado. A minha mão direita quente. quente.      Plexo Solar fluentemente quente. firme. Testa agradavelmente fresca. fresca.e. Pulso calmo e firme. quente.

VISUALIZAÇÃO  Exige prática até se obterem bons resultados. .  Repetidas com frequência e incorporadas (cada vez com mais detalhes). permitem que as zonas inexploradas do nosso corpo deixem de ser o depósito de tensões diárias.

Jacobson.(2002) Técnicas de Relaxamento: Um Guia Prático Para profissionais de Saúde (2ª ed). Psychologie.) Psychotherapie. Lusociência. Loures: Lusociência. E. Mestre Autógeno.Referências Bibliográficas Dieter.A. Payne. In: Reiner Bastine et al. Vaitl (1982). London: the Hogarth Press. R. Jou. ed). (1967). O Treinamento Autógeno. (1964). Weinheim: Edition Hrgs.H. Entspannungsverfahren. Payne.) Grundbegriffe der Psychotherapie. Jou. Entspannungsverfahren. Schultz J. . The Self and the Object World.. São Paulo: Ed. In: (Hrgs. Weinheim: Psychologie. Dieter.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful