You are on page 1of 23

Educao Especial e Atendimento Educacional Especializado

Profa. Esp. Ariadna Milena B. Gonalves AEE (concluindo)

PARA MEDITAR: Se voc deseja obter informaes sobre INCLUSO, fcil! s consultar as vrias literaturas existentes. Mas se voc quiser saber o que significa EXCLUSO, pergunte a um pai ou a uma me que tem um filho com deficincia.

Deficincia: uma viagem pela histria


Na Antiguidade grega: a loucura tinha um carter mitolgico; os deuses decidiam que tipo de loucura as pessoas teriam. Sculo 4 a.C.: Hipcrates (pai da medicina) A blis afetava o comportamento, causando a loucura. Sculo 5 a.C.: Plato A Filosofia foi a linha mestra para entender a loucura. Teoria das trs mentes (racional, emotiva e a instintiva). O desequilbrio era causado pelas glndulas e no pelo crebro.

130 d.C.: os romanos Galeno retomam a hiptese da blis a amarela causaria a mania (alegre, furiosa ou homicida), e a negra, a melancolia. Idade Mdia: a culpa do Capeta! Pensadores religiosos (santo Agostinho e so Toms de Aquino) pregavam a vida perfeita. Desvio de personalidade = possudo pelo demnio. Sculo 17 e 18: loucura = perda da razo. O louco era internado e tratado como animal. Sculo 19: Revoluo Psiquitrica (1973/ Philippe Pinel) Doena Mental: comportamento inadequado = punio. 1886: Sigmund Freud d vida psicanlise. Os distrbios eram associados sexualidade vivida durante a infncia.

Sculo 20: era da psicofarmacologia (desenvolvimento de sedativos e estimulantes) de 30 anos para 30 dias. Sculo 21: Neurocincia e Gentica O estudo do genoma e o mapeamento dos circuitos neurais.

O mapeamento do crebro tem revelado quais as reas envolvidas em cada tipo de transtorno.

Brasil: Pessoas com Deficincia X Escola: Importantes perodos


Isolamento: ausncia de credibilidade no potencial de aprendizagem escolar. Institucionalizao: encaminhamento para instituies especializadas Atendimento educacional especfico. Integrao: o aluno tinha que se adequar estrutura da escola. Incluso Escolar: Educao de qualidade para TODAS as pessoas. A escola como subsdio pedaggico ao aluno com deficincia.

E assim surge o Atendimento Educacional Especializado - AEE


Decreto Presidencial n 6.571/2008 Define o AEE como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedaggicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar formao dos alunos no ensino regular .

Informaes Importantes sobre o AEE


No substitui a escolarizao comum; o atendimento feito no contra turno. Tem como funo complementar a formao do aluno, disponibilizando-lhe servios, recursos de acessibilidade e estratgias que eliminem as barreiras e possibilitem sua plena participao na sociedade e o desenvolvimento de sua aprendizagem. No confundir com reforo escolar.

Informaes Importantes sobre o AEE


Resoluo N 4, de 2 de outubro de 2009 [...] os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficincia, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/ superdotao nas classes comuns do ensino regular e no AEE, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de AEE da rede pblica, ou de Instituies comunitrias, confessionais, filantrpicas e sem fins lucrativos. (BRASIL, 2009, Art. 1)

Recursos de acessibilidade na educao


[...] asseguram condies de acesso ao currculo dos alunos com deficincia ou mobilidade reduzida, promovendo a utilizao dos materiais didticos e pedaggicos, dos espaos, dos mobilirios e equipamentos, dos sistemas de comunicao e informao, dos transportes e dos demais servios por meio da disponibilizao de servios, recursos de acessibilidade e estratgias que eliminem as barreiras para sua plena participao na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. (Pargrafo nico do Art. 2)

Normas legais vigentes


da competncia dos sistemas de ensino organizar a institucionalizao das chamadas salas de recursos multifuncionais, provendo as escolas de recursos necessrios para oferecer o AEE. O AEE deve ser realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da prpria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso ao da escolarizao regular, e no ser substitutivo s classes comuns. Poder ser realizado tambm em centros especializados da rede pblica ou de instituies comunitrias, confessionais ou filantrpicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educao ou rgo equivalente do Distrito Federal, dos estados ou dos municpios (2009, art. 5, Res. N. 4)

Normas legais vigentes


A implantao das salas de recursos multifuncionais nas escolas da rede pblica deve, segundo o MEC/SEESP, preservar as parcerias existentes entre as secretarias de educao municipais e estaduais e as secretarias responsveis pelos servios de sade, assistncia social, trabalho e outras que disponham de atendimento clnico, teraputico e outros.

Atribuies do professor do AEE


MEC/SEESP (2010), por meio de Nota Tcnica N 11
Programar, acompanhar e avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedaggicos e de acessibilidade no AEE, na sala de aula comum e nos demais ambientes da escola; Produzir materiais didticos e pedaggicos acessveis, considerando as necessidades educacionais especficas dos alunos e os desafios que estes vivenciam no ensino comum, a partir dos objetivos e das atividades propostas no currculo; Estabelecer a articulao com os professores da sala de aula comum e com os demais profissionais da escola, visando a disponibilizao dos servios e recursos e o desenvolvimento de atividades para a participao e aprendizagem dos alunos nas atividades escolares; bem como as parcerias com as reas intersetoriais; Orientar os demais professores e as famlias sobre os recursos pedaggicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno, de forma a ampliar suas habilidades, promovendo sua autonomia e participao.

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - Lei n 9.394/96, Art. 59


Preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currculo, mtodos, recursos e organizao especficos para atender s suas necessidades; assegura a terminalidade especfica queles que no atingiram o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental, em virtude de suas deficincias e; a acelerao de estudos aos superdotados para concluso do programa escolar.

Pblico-Alvo da Educao Especial


Alunos com Deficincia: so queles que tm impedimentos de longo prazo, de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial. Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD): so aqueles que apresentam alteraes qualitativas das interaes sociais recprocas e na comunicao, um repertrio de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, sndromes do espectro do autismo e psicose infantil.

Pblico-Alvo da Educao Especial


Alunos com Altas Habilidades/Superdotao: so aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes reas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadmica, liderana, psicomotricidade e artes. Tambm apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realizao de tarefas em reas de seu interesse. Alunos com Transtornos Funcionais Especficos: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de ateno e hiperatividade, entre outros.

Salas de Recursos Multifuncionais Tipos


do tipo 1, que compreende aquelas destinadas s reas da deficincia intelectual, da surdez, da deficincia fsica, dos transtornos globais do desenvolvimento e das altas habilidades/ superdotao; do tipo 2, que compreende aquelas que atendem alunos cegos e com baixa viso.

Minhas atribuies
Representar o Colgio Bereiano, frente Promotoria, Conselho Tutelar e afins. Firmar parcerias junto s escolas da rede estadual de ensino, para que o aluno tenha acesso ao Atendimento Educacional Especializado. Entrevistar e orientar pais ou responsveis sobre a deficincia do aluno, encaminhando-o, atravs de relatrio, para uma avaliao de um especialista especfico.

Minhas atribuies
Acompanhar os alunos, na medida do possvel, nas atividades desenvolvidas em sala de aula (cham-lo responsabilidade). Orientar os professores como proceder diante da deficincia e como elaborar atividades adaptadas, respeitando s limitaes de cada aluno. Sensibilizar os demais funcionrios da escola, para que atuem como colaboradores em prol da incluso desses alunos.

Minhas atribuies
Realizar oficinas de sensibilizao com os demais alunos da escola, promovendo um relacionamento sadio e amigvel. Oferecer formao continuada em servio para os professores, sempre que houver a necessidade (estudo de caso ou informaes especficas).

Professor, como ajudar esse aluno? Informaes bsicas e necessrias


No permitir que o aluno seja diminudo ou rejeitado em sala de aula, estimulando a socializao. No admitir apelidos pejorativos, no autorizados. Observar se o aluno est fazendo anotaes na agenda (pedido de uma me). Cuidado com o que fala. Inconscientemente voc poder causar um problema mais srio (sensibilidade aguada).

Professor, como ajudar esse aluno? Informaes bsicas e necessrias


Sempre que possvel, procurar dar nfase diversidade e a temas direcionados incluso, atravs de filmes ou textos reflexivos. Procurar informaes inerentes deficincia de seu aluno. Comunicar, de imediato, a falta de compromisso desses alunos, no que diz respeito s atividades desenvolvidas em sala de aula ou passadas para casa.

A frmula mais eficiente da Incluso: Colocar-se no lugar do outro.

You might also like