Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas e Informática

Módulo II ² Redes de Computadores

Susana Vicente 2011/2012

O que vamos abordar:
y

Componentes da Camada 1 do modelo OSI 
Meios de transmissão guiados ( cabos ) Cabos eléctricos; Cabos ópticos;  Meios de transmissão não guiados ( sem fios) Infravermelho; Ondas Rádio; Laser; UMTS; Satélite;

. y Caracterizar as tecnologias Ethernet.Objectivos y Caracterizar equipamentos de rede de computadores. FDDI. Token Ring.

fichas. A camada física é responsável pela alteração dos sinais.Componentes da camada 1 do modelo OSI ‡ A camada 1 do modelo OSI é a camada física. ‡ . com a finalidade de serem transportados pelo meio físico. repetidores e hubs. Os componentes que fazem parte da camada são os cabos.

Camadas do modelo OSI .

Os cabos usados em redes podem ser de dois tipos : eléctricos ou ópticos.Meios de Transmissão guiados(cabos) Apesar de cada vez mais se utilizarem redes sem fios. as redes com fios são ainda as mais utilizadas no transporte de informação. . Cabos Eléctricos Dentro desta categoria usam-se dois tipos de cabos em redes de comunicação : coaxial e par entrançado.

. Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.Cabo Coaxial O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes. daí o nome coaxial.

Camadas do cabo coaxial .

que veremos a seguir. Nesta nomenclatura.Cabo Coaxial y Cabo coaxial fino Esse é o tipo de cabo coaxial mais utilizado. 9 . É também chamado ´Thin Ethernet" ou 10Base2. É chamado "fino" porque sua bitola é menor que o cabo coaxial grosso."10" significa taxa de transferência de 10 Mbp e "2" a extensão máxima de cada segmento da rede. neste caso 200 m (na verdade o tamanho real é menor).

É também chamado ´Thick Ethernet" ou 10Base5. É conectado à placa de rede através de um transceiver.Cabo Coaxial Cabo coaxial grosso Esse tipo de cabo coaxial é pouco utilizado.10Base5 significa 10 Mbps de taxa de transferência e que cada segmento da rede pode ter até 500 metros de comprimento. Analogamente ao 10Base2. .

A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) é parte da especificação de certo tipo de cabo. Foi um sistema originalmente produzido para transmissão telefónica analógica que utilizou o sistema de transmissão por par de fios. mais o ruído é cancelado.  . crosstalk) entre cabos vizinhos. Aproveita-se esta tecnologia que já é tradicional por causa do seu tempo de uso e do grande número de linhas instaladas. Quanto maior o número de giros.Pares de cobre entrançado O cabeamento por par trançado é um tipo de cabo que tem um feixe de dois fios no qual eles são entrançados um ao redor do outro para cancelar as interferências electromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou. em inglês.

Pares de cobre entrançado y Os cabos par trançado são muito comuns em equipamentos para internet banda larga como ADSL E CATV para ligar a placa de rede nos Hubs. Estes equipamentos geralmente são instalados em redes domésticas através do cabo UTP Categoria 5. ‡ Existem dois tipos de cabos Par trançado:   UTP STP . Switch ou Roteador.

yA . permitindo taxas de transmissão de até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5e. sua estrutura é de quatro pares de fios entrelaçados e revestidos por uma capa de PVC. Pela falta de blindagem este tipo de cabo não é recomendado ser instalado próximo a equipamentos que possam gerar campos magnéticos (fios de rede eléctrica.Cabo UTP UTP ou Par Trançado sem Blindagem: o mais usado actualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido: fácil manuseio. instalação. y y yÉ é o mais barato para distâncias de até 100 metros. inversores de frequência) e também não podem ficar em ambientes com Humidade. motores.

. Caso o ambiente possua humidade. ‡É ‡É recomendado para ambientes electromagnética acentuada. distâncias acima de 100 metros ou exposto directamente ao sol ainda é aconselhável o uso de cabos de fibra óptica. A diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica. ‡Por com interferência causa de sua blindagem possui um custo mais elevado.Cabo STP STP ou Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): semelhante ao UTP. grande interferência electromagnética.

Cabo UTP / STP  Cabo STP  Cabo UTP .

da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros. Existem dois tipos de fibras ópticas :  Monomodo.  Multimodo.Cabos Ópticos y A fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis. indo desde diâmetros ínfimos. dependendo da aplicação. .

 Diâmetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores. . y  Multimodo Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LEDs (mais baratas).  Muito usado para curtas distâncias pelo preço e facilidade de implementação pois a longa distância tem muita perda.  Dimensões menores que os outros tipos de fibras.  Maior banda passante por ter menor dispersão.Monomodo / Multimodo y  Monomodo Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra.  Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.

Camadas do cabo óptico .

Redes e Protocolos Prof. Módulo 1 .Meios de transmissão( não guiados)  Infravermelho.  Laser.  Ondas Rádio.  Satélite.  UMTS. Pedro Macedo 19 .

Para redes de computadores. São usados geralmente em controle remotos de TV e som e sincronização de dados para Palm-tops e Notebook. algumas soluções permitem que um ponto de acesso fique disponível para se comunicarem em um pequena sala com vários computadores. 20 y y . pois não precisam de antenas.Infravermelhos y Os sistemas de utilizam infravermelhos são tipicamente aqueles que tem curto alcance de comunicação. Existe uma pequena vantagem em relação a redes sem fio.

Comunicação via Infravermelhos .

ou radiação magnéticas também são utilizados para transmitir dados de computador.Ondas Rádio y As ondas de rádio. Desvantagens: Pode sofrer diretamente interferências magnéticas. y y . Vantagens: Não requer meio físico para fazer a transmissão de dados de um computador ao outro. Também chamadas de RF ² rádio Frequência.

necessitam de torres altas para terem uma visão direta. ela pode viajar a grandes distância sem perder o foco. y y . Como a transmissão de microondas. sem obstáculo.Luz Laser y A vantagem de utilizar laser para transmitir dados é que não precisamos de um meio físico como a fibra de vidro utilizado para transporta a luz. Sendo a luz concentrada.

Pedro Macedo 24 . Módulo 1 . e designa o protocolo da terceira geração de telemóveis.UMTS y UMTS é a sigla da expressão inglesa ou Universal Mobile Telecommunications System. que em português significa Sistema Universal de Telecomunicações Móveis.Redes e Protocolos Prof.

amplificá-lo e retransmiti-lo de volta a terra. Cada canal pode ser compartilhada entre vários clientes. Cada transponder responde por uma faixa de frequência. Cada satélite pode ter de seis a doze transponder. chamada de canal. Transponder ² cada transponder tem a finalidade de receber um sinal. .Satélite y y y y y O sistema de satélites permite combinar as ondas de rádio para fazer as transmissões de dados à distâncias mais longas.

Comunicação via Satélite .

) .Comunicação via Satélite(Cont.

Numa forma mais geral. y Existem dois tipos de antenas: y Direccionais ² irradiam o sinal numa direção( antena TV) Omnidireccionais ² irradiam igualmente em todas as direções(antena Wi-Fi) 28 . a chamada de zona de cobertura ou alcance.Antenas y A definição de antena pode variar conforme o fim a que se destina. é um dispositivo desenhado de maneira a transmitir ou receber energia. São dos componentes mais importantes de uma rede wireless(sem fios). São responsáveis por irradiar o sinal dentro de certos limites.

Ficha de Trabalho .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful