You are on page 1of 12

A JUSTIFICAÇÃO NATURALISTA ARISTOTÉLICA DO ESTADO

Capacidade de consciência da lei Animal social Carência de viver com outros Logos Distinguir entre o bem e o mal Agir com justiça Resolver conflitos pela linguagem .A ORIGEM DO ESTADO O homem é naturalmente um animal político.

O homem é um animal político e social. Como? POLIS . Somente em comunidade é capaz de agir bem.

Direção geral: chefe (patriarca). os bens e os escravos. Reunião das famílias formam as vilas (aldeias). a mulher.Família Os filhos. .

DA ORIGEM DO ESTADO  Surgimento da Polis.  O homem é naturalmente feito para a sociedade política.  Bem comum. .  Concepção positiva de Estado.  Forma de organização auto-suficiente que se formou a partir da família e da vila como uma união de famílias.

.  Poder público visa o BEM e o BEM PÚBLICO. Polis se constitui da união de várias aldeias.  Polis não possui a mesma estrutura de poder da família.

Qual é a idéia disso? Cidade unida homens iguais possível a JUSTIÇA.Polis BEM COMUM Necessidade de trazer a concórdia. .

tornam-se lícitas quando as armas são usadas para fazer justiça. onde o primeiro que a constituiu permitiu o maior de todos os bens. Aquele que não precisa dos outros homens ou é um deus. não cabe à sociedade humana praticar injustiças. mas a intencionalidade do seu uso. conclui-se que Aristóteles julga que viver em sociedade é uma inclinação natural do homem. ou um bruto. ou seja. Assim. nem tão pouco fazer uso da injustiça armada. Nesse sentido. As palavras finais de Aristóteles sintetizam o objetivo principal na formação do Estado: . pois as armas são indiferentes ao bem e ao mal.O homem civilizado é o melhor de todos na mesma proporção que o homem que não conhece justiça e leis é o pior de todos. mas são repudiadas quando usadas para o interesse particular.

³O discernimento e o respeito ao direito formam a base da vida social e os juízes são seus primeiros órgãos´. .

FORMAÇÃO DOS ESTADOS Famílias Ricas Aldeias Pobres Nobres Aristocratas Cidades Estados Trabalhador Guerreiros .

FORMAS DE GOVERNOS Formas de Governos Justas Injustas Monarquia Tirania Aristocracia Oligarquia República Democracia .

DOS TRÊS PODERES EXISTENTES EM TODO GOVERNO  Poder Deliberativo Poder Executivo Poder Judiciário   .