You are on page 1of 15

EMBALAGENS

DEFINIES
Embalagem: tem como objetivo proteger e distribuir produtos ao menor custo possvel. Embalagem Primria: o recipiente que est mais prximo ao produto. Embalagem Secundria: so os acessrios que se somam embalagem primria. Embalagem de Transporte: so as utilizadas para proteo dos produtos durante o armazenamento e transporte.

PROJETO DE EMBALAGENS
Fragilidade do produto; Finalidade da mercadoria; Se possui embalagem primria; Volume, peso; Material mais indicado para embalagem.

TIPOS DE EMBALAGENS
Caixa de papelo; Tambores; Fardos; Recipiente Plsticos; Plstico com bolhas de ar.

FARDOS
Reduo de volume obtida com a utilizao de prensas, que comprimem a mercadoria - presa com fitas metlicas colocadas ao redor do fardo e amarradas com fivelas. Produtos enfardados: alfafa, fumo, algodo, l, couro, borracha sinttica, tecidos, etc.

FARDOS
Prensas para enfardamento: a maioria so importadas. Colocao das fitas metlicas: manualmente. Evitar que a umidade atinja o algodo. Movimentao: talhas, pontes rolantes, carrinhos de mo e empilhadeiras.

RECIPIENTES PLSTICOS
So utilizados para o transporte de lquidos e materiais a granel. Versatilidade do polietileno que pode adotar formas diversas, com capacidade entre 5 e 5000 litros. So resistentes corroso e maioria dos cidos a temperatura ambiente; so fceis de lavar e dotados de flexibilidade comparados ao vidro ou alumnio.

RECIPIENTES PLSTICOS
Precaues: perodos de armazenamento de produtos volteis devem ser curtos; quando deixados ao ar livre devem ser pintados de preto. Recipientes fechados so para transporte e armazenagem de lquidos e os sem tampa para acondicionamento de produtos slidos.

FECHAMENTO DE EMBALAGENS
Fechamento por Fechamento por Fechamento por Fechamento por grampos; fitas metlicas; fitas adesivas; costura.

FECHAMENTO POR FITAS ADESIVAS


Fitas Gomadas: utilizam um adesivo ativo por gua ou solvente. Fitas Sensveis presso: usam um adesivo que se fixa atravs da presso, no requerendo umedecimento, calor ou solvente para ativao. Fitas Ativadas por Calor: empregam calor e presso para provocar aderncia.

FECHAMENTO POR FITAS ADESIVAS


Vantagens das Fitas Gomadas: grande resistncia s operaes de manipulao e embarque; vedamento completo contra poeira; meio econmico de publicidade e informao; reaproveitamento das embalagens.

FECHAMENTO POR FITAS ADESIVAS


Vantagens das Fitas Sensveis Presso: dispensam ativador; podem ser aplicadas sobre muitos materiais; possui maior fora de adeso. Fitas Ativadas por Calor: revestidas por material inerte; grande adesividade e fcil remoo das embalagens.

FECHAMENTO POR COSTURA


Mtodo mais seguro para fechar sacos de papel e de tecido. Costura simples: costura direta sobre o tecido ou papel; Costura sobre Fita: costura sobre fita de papel; Fita sobre Costura: colocao de fita sobre costura.

FECHAMENTO POR COSTURA


Ponto de costura mais utilizado: ponto Cadeia. Equipamentos de costura: estacionrias: destinadas a operaes de grande velocidade. Portteis: para pontos de utilizao afastados um do outro e quando o nmero de embalagens a ser fechado pequeno.

LOGSTICA REVERSA
a gesto integral do fluxo de retorno das embalagens. Princpios: reduzir os resduos na origem dos mesmos; reutilizar os materiais; implementar sistemas de recuperao; reciclar.

You might also like