You are on page 1of 14

Dados da Organizao Mundial da Sade OMS 85% das pessoas das metrpoles sofrem de desequilbrio emocional 40% sofrem

m de algum fluxo de depresso/ansiedade 3% buscam ajuda clnica

5% vivem com qualidade de vida


Obs. Os demais vivem uma vida de m qualidade

Esforos para a Cura


H milhares de anos, na ndia, j havia preocupao de algumas pessoas em ajudar os seus semelhantes. Este fato no novo na Literatura Universal. Em pocas mais modernas, encontramos um mdico francs preocupado com as pessoas que tinham problemas mentais. Eram enclausurados e at acorrentados em cadeias e masmorras. Charcot, mais tarde, professor de Freud, usava at a hipnose para aliviar o sofrimento das pessoas. Em seguida, Freud desenvolveu a Psicanlise e outros, entrando pelo mesmo caminho, desenvolviam estudos visando o aprofundamento no conhecimento de transtornos mentais. H um ditado que diz: H tantos tipos de abordagens quanto o nmero de habitantes do mundo. Em todas as pocas e em todas as culturas sempre houve pessoas interessadas em cuidar de pessoas. Na abordagem mdica, temos, como j mencionamos acima, Charcot, Freud e em seguida, Carl Jung, Albert Ellis, Paul Tournier, Carl Rogers etc.

Em outros tempos, o padre era conhecido como cura e o pastor como mdico das almas, pois sempre houve no meio religioso uma preocupao muito grande com o bem estar dos seguidores do Senhor.

Um mdico, Dr. Roger F. Hurding escreveu um livro denominado A rvore da Cura, onde ele apresenta dezenas e dezenas de modelo de aconselhamento e de psicoterapia, mostrando a tentativa de homens e mulheres de Deus em descobrir uma maneira de ajudar os seus semelhantes que necessitam de cuidados.

Simulao
... estou muito doente. O meu corpo todo est enfermo. ... tenho feridas que cheiram mal e apodrecem. Estou muito abatido e encurvado. Choro o dia todo. Estou muito doente, queimando de febre. Sinto-me profundamente abatido e desanimado O meu corao est aflito e eu fico gemendo de dor

O meu corao bate depressa, estou fraco. Os meus olhos perderam o brilho Os meus amigos no chegam perto de mim E at a minha famlia se afasta ... no param de fazer planos contra mim Porm eu finjo que sou surdo e no ouo; Eu me fao de mudo e no falo ... eu me cansava, chorando o dia inteiro ... as minhas foras se acabaram.

A Causa das Dores

Segundo a Palavra de Deus (abordagem teocntrica):


Tambm disse Deus: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana; tenha ele domnio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus, sobre os animais domsticos, sobre toda a terra e sobre todos os rpteis que rastejam pela terra. Gnesis 1:26 O Dr.Scroggie diz: A imagem a substncia espiritual da alma, e no pode ser perdida. A semelhana o carter moral separvel da substncia, e foi perdida na queda; assim os filhos de Ado nasceram na sua semelhana e no de Deus. Gnesis 5:3. Infelizmente, o pecado propiciou a queda dos nossos pais e os primeiros transtornos surgiram: vergonha, culpa, infidelidade, nudez, acusao (para se proteger), orgulho, egosmo, medo. Pecado qualquer coisa contrria ao carter de Deus.

Exemplo contundente: A sala do riso

O Ser mais Complexo Portugus esprito (conscincia de Deus) Hebraico ruah Grego pneuma

alma

(conscincia de si)

nefesh

psique
soma

corpo (conscincia dos sentidos) bsr

Hebreus 4:12 1 Tes. 5:23 Isaas 26:9 J 32:8


A luta de Deus x homem vide 2 Tes 2:8 O vazio do corao do homem se chama morte, por isso que Jesus disse: Aquele que no nascer de novo no pode ver o Reino de Deus Joo 3:3. Aconselhamento bblico: Em 1 lugar restaurar a imagem de Deus no homem.

Abordagem Mdica: Todos esses casos so tidos pela Medicina como doenas e como tais devem ser tratados. Cdigo Internacional de Doenas CID 10...

Definio de doena: qualquer alterao na sade.


Abordagem Teocntrica: Exceto as dificuldades produzidas organicamente, os mentalmente enfermos so, na verdade, indivduos com problemas pessoais no resolvidos. Jay Adams Conselheiro Capaz pg.

O homem no vtima, o violador.


No podemos errar o diagnstico. Corremos o risco de prescrever o remdio errado.

O Blsamo Divino Concluso: 1. O vazio do corao do homem se chama morte. 2. O padro defeituoso de pensamento pode induzir mudanas prejudiciais na operao do organismo e assim afetar a delicada qumica do corpo e o equilbrio hormonal. Como Vencer a Depresso Tim La Haye pg. 53 3 ...os mentalmente enfermos so, na verdade, indivduos com problemas pessoais no resolvidos.

Jay Adams Conselheiro Capaz pg. 4

4. Que o maior problema do homem na realidade o seu relacionamento com Deus e com o prximo. 5. Que aquilo que afeta o homem: A culpa, vergonha, infidelidade, acusao, orgulho, egosmo, medo, ressentimento, rejeio e todas as suas conseqncias se chamam pecado e no doena. 6. Portanto, o homem no vtima, violador. Soluo: Confrontar em amor. Mostrar biblicamente que o erro de no seguir a Escritura, o desrespeito a Deus, e os modos pecaminosos de viver trouxeram desgraa ao homem. Depois apresentar o Evangelho. A meta a restaurao da imagem de Deus no homem.

Mateus 11:28-30

ROTEIRO PARA A CURA INTERIOR

1. Confessar todos os pecados a Deus.


2. Perdoar todas as pessoas. 3. Receber Jesus como Senhor e Salvador pessoal. 4. Consagrar-se inteiramente a Ele.

5. Expulsar os demnios e tudo que eles trouxeram. 6. Convidar o Esprito Santo para proceder a limpeza. 7. Preparar o corao para habitao do Esprito Santo. 8. Fechar todas as portas (devocional dirio). 9. Agradecimentos, louvor, adorao.

You might also like