You are on page 1of 69

PROFESSOR: AUGUSTO TRINDADE

A CIVILIZAO GREGA considerada por muitos como a principal matriz da civilizao ocidental, teve como bero uma rea de 77.000 Km, no sudeste da Europa, que abrangia quatro importantes regies:

A Grcia Continental: sul da pennsula balcnica; A Grcia Insular: ilhas dos mares Jnio e Egeu; A Grcia Peninsular: pennsula do peloponeso; A Grcia asitica: uma comprida e estreita faixa de terra situada na sia Menor.

A Itlia se localiza ao ocidente da Grcia, na pennsula Apenina ou Itlica que, avanando pelo mar Mediterrneo, divide-o em dois: Ocidental e Oriental, e est dividida em quatro regies: Norte, montanhosa e entrecortada de rios; Plancie do P, ao longo do caudaloso rio P; Regio Apenina; Costa litornea dos mares Adritico e Tirreno.

MITOLOGIA - MITO s.m. (Do gr. mythos, palavra expressa, discurso, fbula, pelo b. lat. mythus.) 1. Relato ou narrativa de origem remota e significao simblica, que tem como personagens deuses, seres sobrenaturais, fantasmas coletivos, etc. 2. Narrativa de tempos fabulosos ou hericos; lenda.

s.f. (Do gr. mythologia.) 1. Estudo sistemtico dos mitos. 2. Conjunto de mitos de uma determinada cultura transmitido pela tradio (oral ou escrita).

Presentes em todas as culturas, os Mitos situam-se entre a Razo e a F, mas so considerados sagrados. Os principais tipos de mito referemse origem dos deuses, do mundo e ao fim das coisas.
TEOGONIA: Mitos que contam o

nascimento dos deuses;


COSMOGONIA: mitos que contam a

criao do mundo;
ESCATOLOGIA mitos que explicam

o destino do homem aps a morte. Os mitos encarnam fenmenos fundamentais da vida: Amor, Morte, Tempo, Florestas, Tempestades, possuindo sempre o mesmo valor simblico, seja qual for a civilizao.

MITOS TEOGNICOS

Hierarquias de deuses, cada uma com um ou mais deuses supremos; Supremacia partilhada pelos membros de um casal, ou ser atribuda simultaneamente a dois ou trs deuses distintos; Variam com o tempo, segundo circunstncias histricas, como por exemplo o domnio de um povo sobre outro ou o predomnio de determinados interesses e atividades econmicas (agrcola, guerreiro, etc.);

Criadores originais do mundo, que a seguir ficam inativos e deixam o governo a cargo de outro deus ou deuses;
Supremacia significa perfeio, autonomia, onipotncia (relativa), mas no unicidade, como o caso nas religies monotestas.

MITOS ESCATOLGICOS Ao lado da preocupao com o enigma da origem, figura para o homem, como grande mistrio, a morte individual, associada ao temor da extino de todo o povo e mesmo do desaparecimento do universo inteiro. Para a Mitologia, a morte no um fato natural, mas estranha criao original, algo que necessita de uma justificao em outro plano.
Trs explicaes predominam nas diversas mitologias: Um erro ou castigo para evitar a superpopulao; Vinculado a morte sexualidade e ao nascimento, analogamente s etapas do ciclo de vida vegetal, e que talvez tenha surgido em povos agrcolas; Um ser imortal e habitante de um paraso terreno, e apresentam a perda dessa condio expulso do paraso como tragdia humana.

MITOS ESCATOLGICOS

A idia do julgamento dos mortos, sua absolvio ou condenao predominou no antigo Egito. Conforme descrito no papiro Ani, o corao do morto era levado presena de Osris num dos pratos de uma balana, para que fosse pesado em comparao com o que se considera justo e verdadeiro: uma pena do deus Maat (simbolizado pela figura de um avestruz) era posta no outro prato da balana.

MITOS ESCATOLGICOS Os Hebreus, ao contrrio, no tinham, at o sculo II a.C., uma idia clara a respeito de um julgamento ltimo e seu correspondente castigo ou recompensa: os escritos do Antigo Testamento mencionam apenas uma existncia ultra terrena num mundo de penumbra (sheol).

Similarmente, o pensamento mtico grego, conforme explicitado por Homero, concebia a morte como uma desintegrao, da qual apenas uma espcie de fantasma (eidolon) descia ao Hades, onde levava uma existncia infeliz e inconsciente. J os mistrios de Elusis, ao contrrio, prometiam aos iniciados a felicidade supra terrena, enquanto a filosofia platnica e o orfismo (seguindo, provavelmente, tendncias orientais) anunciavam a reencarnao.

MITOS COSMOGNICOS

Dentre as grandes interrogaes que o homem permanece incapaz de responder, apesar de todo o conhecimento experimental e analtico, figura, em todas as mitologias, a da origem da humanidade e do mundo que habita. como resposta a essa interrogao que surgem os Mitos Cosmognicos. As explicaes oferecidas por esses mitos podem ser reduzidas a alguns poucos modelos, elaborados por diferentes povos. comum encontrar nas vrias mitologias a figura de um criador, um demiurgo que, por ato prprio e autnomo, estabeleceu ou fundou o mundo em sua forma atual. Os mitos desse tipo costumam mencionar uma matria preexistente a toda a criao: o caos, o oceano, a terra e o homem.

No incio existem o Caos, a Terra e Eros. Da Terra (ou Gaia, ou Gia) nasceu Urano , o primeiro rei dos deuses, que contraiu matrimnio com sua me. Entre os filhos de ambos encontra-se o tit Cronos, que se rebelou contra Urano e, depois de castr-lo, governou o universo. Cronos foi destronado pelo filho Zeus, que fundou o panteo helnico clssico.

GAIA, uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo, nasceu imediatamente depois do Caos. Sem interveno masculina, gerou sozinha URANO (o Cu), as Montanhas e o Ponto (o Mar). Formou com Urano o primeiro casal divino e dessa unio nasceram os TITS, os CCLOPES e os HECATNQUIROS, gigantes de cinqenta cabeas e cem braos.

Ria uma antiga deusa, provavelmente de origem pr-helnica, associada "Grande Me" cretense e aos ritos agrcolas. Smbolo da terra, por meio do sincretismo creto-micnico foi transformada pelos gregos em esposa de Cronos, seu irmo. Segundo a Teogonia, de Hesodo, Ria, uma das titnidas, filha de Urano e Gaia - o casal primordial, cu e terra.

Urano detestava os filhos e, logo aps seu nascimento, encerrava-os no Trtaro. Revoltada com esse procedimento, Gaia decidiu armar um dos filhos, Cronos, com uma foice. Quando, na noite seguinte, Urano se uniu a Gaia, Cronos atacou-o e castrou-o, separando assim o Cu e a Terra. Cronos lanou os testculos de Urano ao mar, mas algumas gotas caram sobre Gaia, fecundando-a. Das gotas de sangue que caram sobre ela nasceram as Ernias, os Gigantes e as Melades (ninfas dos freixos). Os testculos decepados flutuaram no mar e formaram uma espuma branca, de que nasceu Afrodite, a deusa do amor. Com seu ato, Cronos separara o cu da Terra e permitira que o mundo adquirisse uma forma ordenada.

Seu reinado, porm, era ameaado por uma profecia segundo a qual um de seus filhos o destronaria. Para que no se cumprisse esse vaticnio, Cronos devorava todos os filhos que lhe dava sua mulher, Ria, at que esta conseguiu salvar Zeus. Este, quando cresceu, arrebatou o trono do pai, conseguiu que ele vomitasse os outros filhos, ainda vivos, e o expulsou do Olimpo, banindo-o para o Trtaro, lugar de tormento. Segundo a tradio clssica, Cronos simbolizava o tempo e por isso Zeus, ao derrot-lo, conferira a imortalidade aos deuses.

TITS

A lenda dos tits constitui um exemplo da integrao dos cultos prhelnicos ao corpo da mitologia grega. Segundo HESODO, os tits eram os 12 filhos dos primitivos senhores do universo, GAIA (Terra) e URANO (Cu). Seis masculinos Oceano, Ceo (pai de Leto), Crio, Hiprion, Jpeto (pai de Prometeu) e Cronos - e seis femininos - Tia, Ria (me dos deuses), Tmis (justia), Mnemsine (memria), Febe (Lua) e Ttis (deusa do mar). Tinham por irmos os trs hecatnquiros, monstros de cem mos que presidiam os terremotos, e os trs Cclopes, que forjavam os relmpagos. Urano iniciou um conflito com os tits ao encarcerar os hecatnquiros e os cclopes no Trtaro (inferno).

CCLOPES

A construo das colossais muralhas das antigas cidades micnicas foi uma das muitas faanhas atribudas aos CCLOPES pela mitologia grega. Segundo as lendas e obras picas da antiga Grcia, os ciclopes eram gigantes monstruosos, de fora descomunal, que possuam apenas um olho no meio da testa. Para Hesodo os ciclopes eram trs, filhos de Urano, o cu, e de Gaia, a terra. Chamados Brontes, Estropes e Arges, forjaram os raios para Zeus e o ajudaram a derrotar seu pai, Cronos.

A Mitologia Helnica uma das mais geniais concepes que a humanidade produziu. Os gregos, com sua fantasia, povoaram o cu e a terra, os mares e o mundo subterrneo de Divindades Principais e Secundrias. Amantes da ordem, instauraram uma precisa categoria intermediria para os Semideuses e Heris. A mitologia grega apresenta-se como uma transposio da vida em zonas ideais. A religio grega teve uma influncia to duradoura, ampla e incisiva, que vigorou da prhistria ao sculo IV e muitos dos seus elementos sobreviveram nos Cultos Cristos e nas tradies locais. A religio grega influenciou todo o Mediterrneo e reas adjacentes durante mais de um milnio. Os gregos antigos adotavam o Politesmo Antropomrfico, ou seja, vrios deuses, todos com formas e atributos humanos.

Hesodo foi um dos dois grandes poetas gregos da idade arcaica. Junto com a de Homero, sua obra constitui um dos pilares sobre os quais se edificou a identidade helnica. Hesodo viveu por volta de 800 a.C. na Becia, regio situada no centro da Grcia. Passou a maior parte da vida em Ascra, sua aldeia natal.

Os Trabalhos e os Dias trata na primeira parte sobre os mitos que ressaltam a necessidade do trabalho duro e honesto. Exalta a Justia, filha predileta de Zeus. A segunda parte, estabelece normas para a agricultura e para a educao dos filhos, alm de mencionar supersties do dia-a-dia. Seus temas so os deuses, regentes do destino do homem, e o prprio ser humano, com suas fadigas e misrias. Dividiu a histria da humanidade em cinco perodos, das quais o ltimo correspondia ao difcil perodo histrico em que ele prprio viveu: s o trabalho e o exerccio das virtudes morais permitem aos seres humanos chegar a uma existncia discretamente feliz na infausta idade do ferro.

A Homero se atribuem os dois maiores poemas picos da Grcia antiga, que tiveram profunda influncia sobre a literatura ocidental. Alm de smbolo da unidade e do esprito helnico, a ILADA e a ODISSIA so fonte de prazer esttico e ensinamento moral. De acordo com o historiador grego Herdoto, Homero nasceu em torno de 850 a.C. em algum lugar da Jnia, antigo distrito grego da costa ocidental da Anatlia, que hoje constitui a parte asitica da Turquia,

ILADA Homero, relata a epopia da guerra de Tria, (lion) travada entre gregos e troianos. A guerra foi motivada pelo rapto de Helena, esposa do rei Espartano Menelau, por Pris, filho do rei Pramo, de Tria. Agamenon, chefe dos exrcitos gregos, arrebatara Aquiles, o mais valoroso dos guerreiros gregos, os quais saram vencedores do confronto aps a incurso de um cavalo de madeira nas muralhas de Tria.

ODISSIA O ttulo do nome do protagonista, o grego Ulisses (Odisseu). Filho e sucessor de Laerte, rei de taca e marido de Penlope. A Odissia narra as viagens e aventuras de Ulisses em duas etapas: a primeira compreende os acontecimentos que, afastam o heri de casa, forado pelas dificuldades criadas pelo deus Possidon. A segunda, descrevem sua volta ao lar sob a proteo da deusa Atena.

DEUSES GREGOS A mitologia oferecia duas verses de seu nascimento: segundo Hesodo, na Teogonia, Cronos, filho de Urano, mutilou o pai e atirou ao mar seus rgos genitais, e Afrodite teria nascido da espuma (em grego, aphros) assim formada; para Homero, ela seria filha de Zeus e Dione, sua consorte em Dodona. Por ordem de Zeus, Afrodite casouse com Hefesto, o coxo deus do fogo e o mais feio dos imortais.

AFRODITE

DEUSES GREGOS ADNIS Embora a lenda seja provavelmente de origem oriental - adon significa "senhor" em fencio -, foi na Grcia Antiga que ela adquiriu maior significao. De acordo com a tradio, o nascimento de Adnis foi fruto de relaes incestuosas entre Smirna (Mirra) e seu pai Tias, rei da Assria, que enganado pela filha, com ela se deitou. Percebendo depois a trama, Tias quis mat-la, e Mirra pediu ajuda aos deuses, que a transformaram ento na rvore que tem seu nome. Da casca dessa rvore nasceu Adnis .

DEUSES GREGOS

APOLO

Apolo e sua irm gmea rtemis (identificada pelos romanos com Diana) eram filhos de Zeus e Leto, da estirpe dos Tits. O poder de Apolo se exercia em todos os mbitos da natureza e do homem. Considerado tambm o "Condutor das Musas", tornouse deus da msica por ter vencido o deus P em um torneio musical. Seu instrumento era a lira. A identificao de Apolo com o Sol - da ser chamado tambm Febo (brilhante) - e o ciclo das estaes do ano.

ARES

DEUSES GREGOS Ares era filho de Zeus, deus supremo grego, e de Hera. Sua figura representava o esprito violento e combativo, que s encontra prazer nas batalhas. Embora dotado de fora extraordinria, era continuamente enganado por outros deuses que, como Atena personificao da sabedoria -, sabiam tirar proveito de sua pouca inteligncia. Ares era representado com couraa, capacete, lana e escudo. Lutava a p ou num carro puxado por cavalos, s vezes em companhia dos filhos que teve com Afrodite: Deimos (o Medo) e Fobos (o Terror), e outras vezes com sua irm ris (a Discrdia).

DEUSES GREGOS

RTEMIS

Na mitologia grega, rtemis era filha de Zeus e de Leto e irm gmea de Apolo. Tida como virgem e defensora da pureza, era tambm protetora das parturientes e estava ligada a ritos de fecundidade; embora fosse em essncia uma deusa caadora, encarnava as foras da natureza e tutelava as ninfas, os animais selvagens e o mundo vegetal.

ASCLPIO/ESCULPIO

DEUSES GREGOS

Os textos primitivos no concediam carter divino a Esculpio, que os gregos chamavam Asclpio. Homero o apresenta na Ilada como um hbil mdico e Hesodo e Pndaro descrevem como Zeus o fulminou com um raio, por pretender igualar-se aos deuses e tornar os homens imortais Com o tempo, passou a ser considerado um deus, filho de Apolo e da mortal Cornis, com o poder de curar os enfermos. Seu templo mais famoso era o de Epidauro, no Peloponeso, Esculpio era representado, quer sozinho, quer com sua filha Higia (a sade), como um homem barbudo, de olhar sereno, com o ombro direito descoberto e o brao esquerdo apoiado em um basto, o caduceu, em volta do qual se enroscam duas serpentes, e que se transformou no smbolo da medicina.

DEUSES GREGOS

ATENA

Atena personificava a serenidade e a sabedoria caractersticas do esprito grego. Zeus, segundo a Mitologia Grega, para evitar o cumprimento de uma profecia, engoliu sua amante grvida, a Ocenide Mtis. Depois ordenou a Hefesto que lhe abrisse a cabea com um golpe de machado e dela nasceu Atena, j armada. Como todos os deuses do Olimpo, Atena tinha um carter dual: simbolizava a guerra justa e possua uma disposio pacfica, representando a preponderncia da razo e do esprito sobre o impulso irracional. Os romanos assimilaram-na deusa Minerva (que, com Juno e Jpiter, compunha a trade capitolina) e acentuaram ainda mais seu carter espiritual, como smbolo da justia, trabalho e inteligncia.

PERSFONE

DEUSES GREGOS Na Grcia Antiga, a deusa Demter e sua filha, Persfone, eram cultuadas nos mistrios de Elusis, rituais secretos em que se agradeciam a fecundidade da terra e as colheitas. Demter, deusa grega da agricultura, era filha de Cronos e Ria e av de Persfone, que a ajudava nos cuidados da terra, e de Pluto, deus da riqueza. Persfone foi raptada por Hades, que a levou para os Infernos e a esposou.

DEMTER

Demter simbolizou a terra cultivvel, produtora da semente - Persfone - que h de fecund-la periodicamente, a encarnao do ciclo das estaes. Na Mitologia Romana, Demter foi identificada com Ceres.

DEUSES GREGOS Divindade do vinho e da embriaguez, era na origem deus da vegetao, cultuado na Trcia e na Frgia. Segundo a tradio clssica, era filho do deus Zeus com Smele, filha mortal do rei de Tebas. Enciumada, Hera, esposa de Zeus, persuadiu Smele a pedir a ele que se mostrasse em todo o esplendor de sua majestade. Smele morreu fulminada pelos raios emitidos por Zeus, mas este salvou o filho que ela trazia no ventre e enxertou-o em sua prpria coxa. Em Roma, Dioniso foi identificado como Baco. Os bacanais, rituais equivalentes s dionisacas gregas, foram suprimidas em 186 a.C.

DIONISO

DEUSES GREGOS OLO

Rei mtico da Magnsia, na Tesslia, filho de Helena e pai de Ssifo.

Ancestral dos elios e deu nome terra em que viviam, a Elia, na costa oeste da Anatlia, neto do rei da Magnsia e filho do deus Posidon com Melanipe. Homero, fala de um olo, filho de Posidon. Rei dos ventos, acolheu Ulisses em sua ilha e deu-lhe um odre, em que guardava os ventos adversos.

DEUSES GREGOS

EROS

Deus grego do amor e do desejo, Eros encerrava, na mitologia primitiva, significado mais amplo e profundo. Ao faz-lo filho do Caos, vazio original do universo, a tradio mais antiga apresentava-o como fora ordenadora e unificadora. Em tradies posteriores era filho de Afrodite e de Zeus, Hermes ou Ares, segundo as diferentes verses. Plato descreveu-o como filho de Poro (Expediente) e Pnia (Pobreza), da que a essncia do amor fosse "sentir falta de", busca constante, em perptua insatisfao. Em Roma, Eros foi identificado com Cupido.

DEUSES GREGOS HADES

Hades era filho de Cronos e de Ria, irmo de Zeus e de Poseidon. Destronado Cronos, coube a Hades o mundo subterrneo, na partilha que os trs irmos fizeram entre si. Reinava, em companhia de sua esposa Persfone. Era descrito como austero e impiedoso, insensvel a preces ou sacrifcios, intimidativo e distante. Invocava-se Hades geralmente por meio de eufemismos, como Clmeno (o Ilustre) ou Eubuleu (o que d bons conselhos). Seu nome significa, em grego, "o invisvel", O nome Pluto ("o rico" ou "o distribuidor de riqueza"), que se tornou corrente na religio romana, era tambm empregado pelos gregos.

DEUSES GREGOS

HEFESTO

Hefesto, na mitologia grega, era o deus do fogo. Filho de Hera e de Zeus, teria nascido feio e coxo. A me, envergonhada, o jogara do Olimpo ao mar. De volta, esposou, por ordem de Zeus, Afrodite tornou-se o ferreiro divino e instalou suas forjas no centro dos vulces. Ali fabricou os raios de Zeus, o tridente de Possidon, a couraa de Hracles, as flechas de Apolo e as armas de Aquiles. Apresenta muitas semelhanas com o deus Vulcano, da mitologia romana.

DEUSES GREGOS

COLOSSO DE RODES - HLIO


Na mitologia grega, era a representao divina do Sol. Filho de Hiprion, era neto de Urano e de Gaia (o Cu e a Terra), irmo de Eos, a Aurora, e de Selene, a Lua. Percorria o cu todos os dias, de leste para oeste, num carro flamejante puxado por quatro corcis, para levar luz e calor aos homens. a ninfa Cltia, apaixonada por Hlio e por ele desprezada, foi transformada por Apolo em heliotrpio, flor que gira ao longo do dia sobre seu caule, voltada sempre para o Sol, ou a conhecida flor Girassol.

DEUSES GREGOS

HERA

Hera, na mitologia grega, era filha de Cronos e Ria, irm e esposa de Zeus. Embora, na lenda, Hera figure como deusa da vegetao, foi em geral considerada rainha do empreo o cu - e protetora da vida e da mulher. Esta ltima caracterstica tornava-a tambm protetora da fecundidade e do matrimnio. Seus atributos so o cetro e o diadema, o vu (associado mulher casada) e o pavo (smbolo da primavera). Na Mitologia Romana, Hera foi identificada com a deusa Juno.

DEUSES GREGOS HERMES

Hermes, na mitologia grega, era filho de Zeus e da ninfa Maia. Entre suas vrias atribuies incluam-se as de mensageiro dos deuses; protetor das estradas e viajantes; condutor das almas ao Hades; deus da fortuna, da eloqncia e do comrcio; patrono dos ladres e inventor da lira.

DEUSES GREGOS HERMES

Era tambm o deus dos sonhos, nas representaes mais antigas, aparece como um homem adulto, com barba, um pastor. Foi posteriormente representado como um jovem atltico e imberbe, com capacete alado, asas nos ps e, nas mos, o caduceu basto mgico com que distribui fortuna. Em Roma, foi assimilado ao deus Mercrio.

DEUSES GREGOS

NINFAS

Fonte de inspirao da arte greco-romana, as ninfas emprestaram suas caractersticas a seres mitolgicos de culturas posteriores, como elfos, fadas e gnomos. Eram as divindades femininas secundrias associadas fertilidade e identificadas com os elementos da natureza.

DEUSES GREGOS

NINFAS

As ocenides e as nereidas eram ninfas marinhas, filhas do deus marinho Nereu onde destacava-se Ttis, me do heri Aquiles. As niades, crenias, pegias e limneidas moravam em fontes, rios ou lagos;

DEUSES GREGOS

NINFAS

As hamadrades ou drades eram protetoras das rvores; as melades, nascidas do freixo - rvore que simboliza a durabilidade e firmeza - que eram belicosas, as napias, dos vales e selvas; e as orades, das montanhas. No eram imortais mas, tinham uma vida longa e no envelheciam.

DEUSES GREGOS

P, que significa tudo, era o deus dos caadores, dos pastores e dos rebanhos. Representado por uma figura humana com orelhas, chifres, cauda e pernas de bode, trazia sempre a sua "flauta de P", que ele mesmo fizera, aproveitando o canio em que se havia transformado a ninfa Siringe. do-no como filho de Zeus ou de Hermes, tambm como filho do Ar e de uma nereida, ou filho da Terra e do Cu.

DEUSES GREGOS

Teve muitos amores, os mais conhecidos com as ninfas Ptis e Eco, que, por abandon-lo, foram transformadas, respectivamente, em pinheiro e em uma voz condenada a repetir as ltimas palavras que ouvia. Em Roma, foi identificado ora com Fauno, ora com Silvano.

POSSIDON

DEUSES GREGOS

Deus grego dos mares, filho de Cronos, e Ria, irmo de Zeus e Hades. Quando os trs depuseram o pai e partilharam entre si o mundo, coube a Possidon o reino das guas. Seu palcio situava-se no fundo do Mar Egeu e sua arma era o tridente, com que provocava maremotos, e fazia brotar gua do solo. Em sua honra celebravam-se os Jogos stmicos, constitudos de competies atlticas e torneios de msica e poesia, realizados a cada dois anos no istmo de Corinto. Sempre representaram-no como um homem forte, de barbas brancas, com um tridente na mo e acompanhado de golfinhos e outros animais marinhos. A Mitologia Romana identificou-o com o deus Netuno.

PROMETEU

DEUSES GREGOS

Filho de Jpeto e Clmene ou da nereida sia ou de Trmis, irm de Cronos. Roubou o fogo escondido no Olimpo para entreg-lo aos homens, fazendo do limo da terra um homem e com uma fagulha do fogo divino de deu-lhe vida. Para castig-lo, Zeus enviou-lhe a bonita Pandora, portadora de uma caixa que, ao ser aberta, espalharia todos os males sobre a Terra, mas este resistiu aos encantos da mesma, Zeus o acorrentou a um penhasco, onde uma guia devorava diariamente seu fgado, que se reconstitua. Lendas posteriores narram que Hrcules matou a guia e o libertou. Prometeu simboliza o homem que, para beneficiar a humanidade, enfrenta o suplcio inexorvel; a grande luta das conquistas civilizadoras e da propagao de seus benefcios custa de sacrifcio e sofrimento.

squilo, foi o primeiro a apresent-lo como um rebelde contra a injustia e a onipotncia divina, vendo nele a encarnao da liberdade humana, levando o homem a enfrentar com orgulho seu destino. Prometeu significa "o que previdente".

ZEUS

DEUSES GREGOS Era a divindade suprema do Olimpo, o "pai dos deuses e dos homens", simbolizava a ordem racional da Civilizao Helnica. Aps o nascimento de Zeus, Ria o ocultou numa caverna, em Creta, e deu uma pedra envolta em faixas para o marido, Cronos engolir. Quando cresceu, matou o pai e tornou-se ento o novo senhor supremo do cosmo, o qual governava no cume do Monte Olimpo. Teve vrios relacionamentos com imortais, com Mtis, que Zeus engoliu quando grvida para depois extrair Atena da prpria cabea; Leto, que gerou Apolo e rtemis; Smele, me de Dionsio; e sua irm Demter.

Em suas unies com mortais, assumia formas zoomrficas - cisne, touro - que deram origem a uma estirpe mpar de heris, como os Discuros (Castor e Plux), Heracles (Hrcules). Era representado como homem forte e barbado, de aspecto majestoso, e com essa imagem foi adotado pelos Romanos, que o identificaram com Jpiter.

HERIS GREGOS Era filho de Ttis (a ninfa marinha, e no a deusa do oceano) e de Peleu, rei dos mirmides da Tesslia. Ao nascer, a me o mergulhou no Estige, o rio infernal, para torn-lo invulnervel. Mas a gua no lhe chegou ao calcanhar, pelo qual ela o segurava, e que assim se tornou seu ponto fraco - o proverbial "calcanhar de Aquiles". Aquiles ilustra a assertiva de que "os eleitos dos deuses morrem jovens", j que o heri preferiu uma vida gloriosa e breve a uma existncia longa Aquiles, resoluto, marchou com os gregos sobre Tria. As proezas de Aquiles e muitos temas correlatos foram desenvolvidos na Ilada, de Homero, que relata a guerra de Tria.

AQUILES

HRCULES

HERIS GREGOS Casado com Mgara, uma das princesas reais, Hrcules matou-a, e aos trs filhos, num acesso de fria provocado por Hera. Para expiar o crime, ofereceu seus servios a Euristeu, que o incumbiu das tarefas extremamente arriscadas conhecidas como "Os 12 Trabalhos de Hrcules": 1-Estrangulou o leo, de Nemia; 2-Matou a hidra de Lerna, monstro de muitas cabeas; 3-Capturou viva a cora de Cerinia, de chifres de ouro e ps de bronze; 4-Capturou vivo o javali de Erimanto; 5-Limpou os estbulos do rei Augias, da lida, no cuidados durante trinta anos; 6-Matou as aves antropfagas dos pntanos da Estinflia; 7-Capturou vivo o touro de Creta; 8-Capturou as guas antropfagas de Diomedes; 9-Levou para Edmeta, filha de Euristeu, o cinturo de Hiplita, rainha das amazonas; 10-Levou para o rei de Micenas o rebanho de bois vermelhos de Gerio; 11-Recuperou mas de ouro do jardim das Hesprides, por intermdio de Atlas, que sustentava o cu sobre os ombros e executou por ele esse trabalho, enquanto Hrcules o substitua; 12Apoderou-se do co Crbero, guardio das portas do inferno, de trs cabeas.

Filho de Zeus e de Alcmena, mulher de Anfitrio, Hrcules (Heracles para os gregos).

HERIS GREGOS

JASO

Jaso era filho de Eso, rei de Lolco, na Tesslia. educado longe da corte pelo Centauro Quron.
Plias prometeu conceder-lhe o trono com uma condio: que trouxesse o mtico toso ou velocino (l) de ouro guardado por Eetes, rei da Clquida, e protegido por um drago. Jaso aceitou-a. Construiu ento um navio, o Argos, com mastro feito de um dos carvalhos de Dodona, embarcou com, os "argonautas". Entre eles encontravam-se Hrcules, Cstor, Plux e Orfeu. Com a ajuda da maga Media, filha do rei, conseguiu apoderar-se do toso. Jaso casou-se, ento, com Media que conseguiu com suas artes a morte de Plias e fugiu com o marido para Corinto, onde viveram dez anos e tiveram filhos. A histria termina com Jaso abandonando Media, por Creusa, filha do rei de Corinto, que vinga-se matando a noiva e seus dois filhos com Jaso. No final, segundo algumas verses, enlouquecido de dor, suicidou-se; segundo outras, morreu por castigo divino, por ter quebrado o juramento de fidelidade a Media.

PERSEU

HERIS GREGOS Filho de Zeus com a mortal Dnae. Logo aps seu nascimento, o av, Acrsio, abandonou-o ao mar numa arca, em companhia da me, para que morressem. Foram parar na ilha de Srifo, reino de Polidectes, que se apaixonou por Dnae. Mais tarde, com o intuito de afastar Perseu da me, Polidectes encarregou Perseu de perigosa misso: trazer a cabea da Medusa, a nica Grgona mortal. Com a ajuda de Atena, Hades e Hermes, que lhe emprestaram as armas e a armadura, para evitar a viso da Medusa, que petrificava quem a fitasse, decapitou-a enquanto dormia. Passou ento a carregar sua cabea como um trofu, com que petrificava inimigos. Casou-se com Andrmeda filha de Cassiopia e do rei Cefeu.

HERIS GREGOS

TESEU

Filho de Egeu, rei de Atenas, e Etra, decidido a livrar Atenas do pesado tributo devido a Creta, de sete moas e sete rapazes que eram devorados pelo Minotauro todos os anos, o heri seguiu para essa cidade como se fosse um dos jovens sacrificados. Antes de penetrar no labirinto do Minotauro, recebeu de Ariadne, filha de Minos, rei de Creta, um novelo de l para marcar o caminho de volta. Assim, conseguiu matar o monstro e se salvar com os companheiros.

ULISSES Ulisses ou Odisseu, nasceu na ilha de taca, filho do rei Laerte, que lhe legou o reino, e Anticlia. Educado, como os nobres, pelo Centauro Quiro passou pelas provas iniciticas para tornar-se rei. Sua vida de relatada na Ilada, em cuja estrutura ocupa lugar importante, e a Odissia, da qual o protagonista. Depois de pretender sem sucesso a mo de Helena, cujo posterior rapto por Pris desencadeou a guerra de Tria, Ulisses casou-se com Penlope. Terminado o conflito, iniciou seu regresso a taca, mas um temporal afastou-o da frota.

HERIS GREGOS

Perdeu todos os companheiros e sobreviveu graas a sua sagacidade. Retido vrios anos pela ninfa Calipso, o heri pde enfim retornar a taca disfarado de mendigo.

Revelou sua identidade ao filho Telmaco e, depois de matar os pretendentes mo de Penlope, recuperou o reino, momento em que conclui a Odissia.

ANIMAIS E MONSTROS MITOLGICOS CENTAURO Na mitologia grega, os centauros eram a personificao das foras naturais desenfreadas, da devassido e embriaguez. Era um animal fabuloso, metade homem e metade cavalo, que habitavam as plancies da Arcdia e da Tesslia. Segundo a lenda, era filho de Ixon, rei dos lpitas, e de Nefele, deusa das nuvens, ou ento de Apolo e Hebe.

ANIMAIS E MONSTROS MITOLGICOS

HARPIAS
Representadas ora como mulheres sedutoras, ora como horrveis monstros, as Harpias traduzem as paixes obsessivas bem como o remorso que se segue a sua satisfao. Na mitologia grega, as Harpias do grego hrpyia, "arrebatadora" eram filhas de Taumas e Electra e, portanto, anteriores aos olmpicos. Procuravam sempre raptar o corpo dos mortos, para usufruir de seu amor.

ANIMAIS E MONSTROS MITOLGICOS

MEDUSA
Medusa tinha poderes to extraordinrios que mesmo morta podia petrificar quem olhasse para sua cabea. Uma mecha de seu cabelo afugentava qualquer exrcito invasor e seu sangue tinha o dom de matar e ressuscitar pessoas. Personagem da mitologia grega, Medusa era uma das trs Grgonas, filhas das divindades marinhas Frcis e Ceto. Tinham serpentes em vez de cabelos, presas pontiagudas, mos de bronze e asas de ouro.

ANIMAIS E MONSTROS MITOLGICOS

MINOTAURO
Segundo a mitologia grega, Posidon, deus do mar, enviou a Minos, rei de Creta, um touro branco que deveria ser sacrificado em sua honra. Deslumbrado com a beleza do animal, o monarca guardou-o para si. Em represlia, Posidon despertou na rainha Pasfae uma doentia paixo pelo animal. Da unio, nasceu o Minotauro, ser monstruoso com corpo de homem e cabea de touro. Logo aps seu nascimento, o Minotauro foi levado ao labirinto, construdo pelo arquiteto e inventor Ddalo e de onde ningum conseguia sair.

ANIMAIS E MONSTROS MITOLGICOS PGASO O cavalo comum um smbolo tradicional do desejo carnal. O cavalo alado, ao contrrio, smbolo da sublimao e da imaginao criadora. Pgaso, segundo a mitologia grega, nasceu do sangue da Medusa, aps ser esta decapitada por Perseu. Atena domesticou o cavalo alado e ofereceu-o ao heri grego Belerofonte, para que combatesse a Quimera. Com ele, Belerofonte tentou aproximar-se do Olimpo, mas Zeus fez com que Pgaso corcoveasse, provocando a queda do cavaleiro, que morreu. Com um de seus coices, fez nascer a fonte de Hipocrene, que se acreditava ser a fonte de inspirao dos poetas.

ANIMAIS E MONSTROS MITOLGICOS

QUIMERA A quimera era um monstruoso produto da unio entre Equidna - metade mulher, metade serpente - e o gigantesco Tfon. Outras lendas a fazem filha da hidra de Lerna e do leo de Nemia, que foram mortos por Hrcules. Habitualmente era descrita com cabea de leo, torso de cabra e parte posterior de drago ou serpente. A representao plstica mais freqente da quimera era a de um leo com uma cabea de cabra em sua espdua. Em linguagem popular, o termo quimera alude a qualquer composio fantstica, absurda ou monstruosa, constituda de elementos disparatados ou incongruentes.

LENDAS PICAS AGAMENON Agamenon, filho de Atreu e Arope, foi rei de Micenas ou Argos, soldado valoroso, digno e austero. recorreu aos prncipes da Grcia para formar uma expedio de vingana contra os troianos. ARIADNE Ariadne ou Ariadna, filha de Pasfae e de Minos, rei de Creta, comearam quando ela deu a Teseu, seu amado, o fio que lhe permitiria sair do labirinto onde vivia o Minotauro, MEDIA Media era filha de Eetes, rei da Clquida. Ajudou Jaso, lder dos argonautas, a obter o velocino de ouro.

OUTRAS LENDAS E MITOS MUSAS A imagem das musas como inspiradoras das artes mostra a fora do legado helnico cultura ocidental. De seu nome deriva o termo museu, lugar inicialmente destinado ao estudo das cincias, letras e artes, atividades protegidas pelas musas. Na mitologia grega, as musas eram deusas irms veneradas desde tempos remotos no monte Hlicon, da Becia, onde eram festejadas a cada quatro anos, e na Piria, Trcia. Inicialmente, eram as inspiradoras dos poetas. Mais tarde sua influncia se estendeu a todas as artes e cincias. Clio se liga histria; Euterpe, msica; Talia, comdia; Melpmene, tragdia; Terpscore, dana; Urnia, astronomia; rato, poesia lrica; Polmnia, retrica; e Calope, poesia pica.

OUTRAS LENDAS E MITOS NARCISO

A lenda surgiu da superstio grega, que contemplar a prpria imagem prenunciava m sorte, seu simbolismo fez dela uma das mais duradouras d7a mitologia grega. Narciso era um jovem de singular beleza, filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Lirope. No dia de seu nascimento, o adivinho Tirsias vaticinou que Narciso teria vida longa, mas no devia contemplar a prpria figura. Indiferente aos sentimentos alheios, Narciso desprezou o amor da ninfa Eco - segundo outras fontes, do jovem Amantis - e seu egosmo provocou o castigo dos deuses. Ao observar o reflexo de seu rosto nas guas de uma fonte, apaixonouse pela prpria imagem e ficou a contempl-la at consumir-se. A flor conhecida pelo nome de Narciso nasceu, ento, no lugar onde morrera. narcisismo designa a condio mrbida do indivduo que tem interesse exagerado pelo prprio corpo.

OUTRAS LENDAS E MITOS SSIFO Ssifo encarnava na mitologia grega a astcia e a rebeldia do homem frente aos desgnios divinos. Filho do rei mtico da Magnsia, na Tesslia e de Helena e pai de Ssifo. Sua audcia, no entanto, motivou exemplar castigo final de Zeus, que o condenou a empurrar eternamente, ladeira acima, uma pedra que rolava de novo ao atingir o topo de uma colina, conforme se narra na Odissia. A lenda mais conhecida sobre Ssifo conta que aprisionou Tnato, a morte, quando esta veio busc-lo, e assim impediu por algum tempo

PRODUO E ADAPTAO DOS TEXTOS PROF: AUGUSTO TRINDADE HISTORIADOR ESP. GESTO ESCOLAR COM NFASE EM TECNOLOGIA DA INFORMAO E COMUNICAO E EDUCAO A DISTNCIA

www.nomismatike.hpg.ig.com.br/Mitologia/MitoGrega.html 1999/2004 - Emerson Luiz de Faria

You might also like