You are on page 1of 39

FLOR

IFBAIANO CAMPUS VALENA PROF. PAULO NASCIMENTO

Introduo

As plantas angiospermas realizam a reproduo atravs da flor.


A evoluo da flor foi seguramente um dos principais fatores que determinaram o sucesso e a grande diversidade das plantas Angiospermas.

Partes da flor

As partes da flor esto organizadas em 04 conjuntos. Estes conjuntos so denominados verticilos.

Dois desses verticilos so chamados de verticilos frteis, os outros dois so chamados de verticilos protetores ou verticilos estreis.
A flor denominada completa se possuir os quatro verticilos: clice, corola, androceu e gineceu, e incompleta se faltar algum destes verticilos.

Verticilos Frteis Os verticilos frteis so o androceu e o gineceu, que so a parte masculina e feminina da flor, respectivamente.

Androceu

o verticilo floral frtil masculino, formado pelos estames que produzem os gros de plen. Um estame tpico consta de uma parte estril chamada filete ou filamento e uma parte frtil, a antera.

A antera a poro do estame que fica na regio superior do filete e na antera que se formam os gros de plen.

A antera pode ser constituda por uma ou duas tecas.

Estames

Gineceu

A parte feminina da flor denomina-se gineceu e constituda por pistilos que so folhas profundamente modificadas, onde so produzidos os vulos. Os pistilos so compostos por:

estigma (que serve como coletor e facilitador da germinao do plen carregado pelo vento, gua, ou animais); estilete (regio especializada para o crescimento do tubo polnico); ovrio (uma poro basal dilatada que circunda e protege os vulos).

vulo Depois da fecundao, o vulo transformado em semente.

Verticilos protetores ou verticilos estreis.

PERIANTO

Os verticilos protetores ou estreis so: o clice e a corola, formados respectivamente pelas spalas e ptalas. Juntos formam o PERIANTO da flor.

Clice O clice constitudo pelas spalas e o verticilo floral mais externo. O clice geralmente verde e tem a funo de proteo dos rgos essenciais (estames e pistilos). As spalas so folhas modificadas.

Corola Internamente ao clice encontra-se a corola, que definida como o conjunto de ptalas. As ptalas tm textura mais delicada e apresentam diferentes cores. Quando no h diferenciao entre as ptalas e as spalas, denominamos o conjunto de tpalas.

FLOR PERFEITA As flores que apresentam os dois verticilos frteis (androceu e gineceu) dita perfeita, sendo tambm denominada hermafrodita ou monclina.

FLOR PERFEITA, HERMAFRODITA OU MONCLINA (ORGO MASCULINO + ORGO FEMININO)

Flor monoclina

Flor monoclina

FLOR IMPERFEITA
A flor imperfeita apresenta apenas um dos orgos reprodutores. uma flor unissexuada (masculina ou feminina) ou dclina. Flor estaminada: apresenta apenas o androceu (masculina); Flor pistilada se apresenta apenas o gineceu (feminina).

Flor estaminada ou diclina masculina

Flor pistilada ou diclina feminina

PLANTA MONICA Uma planta monica possui flores monclinas ou dclinas situadas no mesmo indivduo. A planta possui os dois sexos:

Ex. chuchu (Sechium edule - Curcubitaceae).

Flor pistilada ou diclina feminina CHUCHU

Flor pistilada ou diclina feminina CHUCHU

Flor estaminada ou diclina masculina CHUCHU

PLANTA DIICA
A espcie diica possui flores dclinas situadas em indivduos diferentes. Existem plantas masculinas e plantas femininas.

Ex: mamo- papaia (Carica papaya - Caricaceae). Obs: existem espcies polgamas que possuem flores hermafroditas e unissexuais no mesmo indivduo.

You might also like