You are on page 1of 11

FA 674 – INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA PÓS-COLHEITA

Alternativas de utilização dos resíduos gerados no beneficiamento do café

Trabalho sobre beneficiamento do café e alternativas de utilização dos resíduos gerados no beneficiamento

Mariany Rosa Pacheco RA071801

O CAFÉ O Brasil é o maior produtor mundial de café e o segundo maior consumidor   O Brasil detém cerca de 30% da produção mundial  2.3 milhões de hectares de área plantada Café Arábica e Café Robusto são os tipos mais conhecidos no Brasil  .

BENEFICIAMENTO: VIA SECA  Via seca: sem eliminação da casa. resultando no café natural (comum)  Método mais utilizado pelos produtores  O café é secado com casca ao natural em terreiros ou secadores mecânicos .

VIA ÚMIDA  Via úmida: eliminação da casca e da mucilagem. em seguida o café cereja segue para o despolpador (onde é descascado e despolpado). O café despolpado é colocado em tanques de fermentação para eliminação da mucilagem que é complementada por uma lavagem  . resultando no café despolpado O café é encaminhado ao lavador/separados.

. O café bóia (seco) vai para o terreiro.  O café é separado num equipamento de lavagem e separação.VIA SEMI-ÚMIDA  Via semi-úmida: com eliminação resultando no café cereja descascado da casa. No descascador o café verde é separado mecanicamente sob pressão indo para o terreiro e o café cereja é descascado por processo mecânico. o café verde e o cereja misturados vão para o descascador.

ALTERNATIVAS DE UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO  Enriquecimento de alimentos  Incorporação em rações Fonte de calor e energia  .

USO DE SUBPRODUTOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA  Tendência do crescimento da biomassa como substituta do petróleo. da madeira Dois milhões de toneladas de casca de grãos de café são produzidas anualmente no Brasil Resíduo de baixo custo   . da lenha.

CASCA DE CAFÉ  Subproduto com alto poder energético O seu uso reduz a poluição causada pela alta quantidade desse tipo de resíduo deixado na natureza Segundo estudo da UnB.933 Kcal. 0% de umidade.932 Kcal    Experimento permitiram identificar que a queima de cada . gera 3. que produzem 4. a casca tem um potencial energético próximo ao da madeira: quilo do material seco. numero considerado excelente se comparado à lenha. principal fonte usada pelas empresas.

CASCA DE CAFÉ  Prensagem da casca e formação de briquetes para a queima em fornalhas para alimentar caldeiras Produz-se anualmente no país 620 mil toneladas de briquetes de madeira Grandes empresas em Minas Gerais já estão utilizando briquetes de casca de café   .

implicando em maior produção de energia por unidade volumétrica Contribui para a minimização do desmatamento Pode gerar renda para produtores de café    .VANTAGENS Polui menos  Opção ecologicamente correta   Baixo custo  Renovável Densidade do granel considerada alta.

DESVANTAGEM  A utilização desse material em todo o país pode ser dificultada devido ao alto custo do transporte. assim que a colheita for realizada  . o que pode inviabilizar o uso Uma alternativa seria fazer os briquetes junto da agroindústria.