You are on page 1of 38

Aparelho digestrio

Aula 8 anos Professora Ana Maria

Funo do aparelho digestrio


Formado por um longo tubo musculoso responsvel por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessrios s diferentes funes do organismo. Composto por um conjunto de rgos que tm por funo a realizao da digesto.

Anatomia do sistema digestrio


Formado pelos seguintes rgo: Boca Faringe Esfago Estomago Intestino delgado Intestino grosso nus

Boca
A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo. Formada pelos os dentes, lngua e glndulas salivares. Funo: preparam o alimento para a digesto, por meio da mastigao. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaos, misturando-os saliva.

Dentes
So estruturas duras, salientes e esbranquiadas. Formadas por polpa, dentina e esmalte. Presos no maxilar e na mandbula (ou arcada dentria) Funes: triturao de alimentos, preparando-os para serem deglutidos. Implicados, de forma direta, na articulao das linguagens.

Dentes
1 Esmalte 2 Dentina 3 Polpa 4 Gengiva 5 Cemento 6 Osso 7 Vasos sanguneos 8 Nervo A Coroa B Raiz

As trs regies dos dentes


A Coroa: a parte visvel na boca. O Colo: a parte intermediria entre a coroa e a raiz. A Raiz: a parte que fixa os dentes nos maxilares. Alguns deles possuem mais de uma raiz

Camadas dos dentes


Esmalte: a camada resistente e brilhante que protege a coroa contra o ataque de bactrias. Dentina: a camada intermediria que compe a maior parte do dente. Polpa: E uma substncia de cor vermelha; alm dos nervos, possui vasos sangneos que penetram no dente atravs do pice (vrtice) da raiz. Cemento: E a camada que protege a raiz.

Dentio humana
Dentio de leite:
Primeira dentio. 20 dentes de leite.

Dentio permanente:
32 dentes

Tipos de dentes
Incisivos: cortar os alimentos. Caninos: rasgar o alimento. Prmolares: rasgar e mastigar os alimentos. Molares: mastigar triturar e moer os alimentos.

Dentes permanentes
Arcada superior: - 4 incisivos - 2 caninos - 4 pr-molares - 6 molares Arcada inferior: - 4 incisivos - 2 caninos - 4 pr-molares - 6 molares

Crie
A bactria oral, que est sempre presente na boca, reage com os carboidratos,forma cidos capazes de dissolver o esmalte. Permite a penetrao de outras bactrias na dentina. Com o tempo, a crie provoca uma cavidade na estrutura do dente. Evitar a crie dental. Devemos ter uma eficiente escovao.

Lngua
rgo muscular. Localizado na parte ventral da boca. Funo: - Movimenta o alimento empurrando-o em direo a garganta, para que seja engolido. - Participa da fala. - Paladar. o nico msculo voluntrio do corpo humano que no fadiga.

Lngua
Na superfcie da lngua existem as papilas gustativas. Percebem os quatro sabores:: amargo, azedo ou cido, salgado e doce A distribuio dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfcie da lngua, no homognea

rgos anexos
So aqueles que, mesmo no fazendo parte do tubo digestivo, se comunicam com ele atravs de canais, desempenhando um papel importante na digesto. So: glndulas salivares, pncreas e fgado.

Glndulas salivares
Presena de alimento na boca, estimulam a secreo de saliva Contm a enzima amilase salivar ou ptialina, alm de sais e outras substncias. Amilase salivar digere o amido, reduzindoos em molculas menores (maltose).

Glndulas salivares
Trs pares de glndulas salivares: a) partida b) submandibular c) sublingual

Pncreas
uma glndula situada atrs do estmago que produz o suco pancretico, lanado no duodeno. Produz tambm a insulina, que lanada diretamente no sangue, controlando a concentrao e o aproveitamento do acar no sangue.

Fgado
a maior glndula do corpo humano. Situa-se direita do estmago. Produz a bile, que lanada no duodeno. A bile um lquido amarelo-esverdeado que se acumula num rgo ovide situado sob o fgado, chamado vescula biliar. Facilita a digesto dos lipdeos.

Faringe
Situada no final da cavidade bucal. Canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio Passam o alimento, que se dirige ao esfago, e o ar, que se dirige laringe.

Voc sabe como ocorre o engasgo? Voc talvez j tenha percebido que no podemos respirar e engolir ao mesmo tempo . Quando as partculas alimentares entram inadequadamente na laringe , provoca um acesso de tosse cuja a finalidade expeli-las das vias respiratrias.

Esfago
Canal muscular que liga a faringe ao estmago. Tem de 25 a 30 cm de comprimento. O bolo alimentar leva de 5 a 10 segundos para percorre-lo. Funo: serve como um conduto de passagem dos alimentos.

Como funciona o esfago


Quando um indivduo deglute, o alimento move se da boca para a garganta (faringe)(1). O esfago abre (2), permitindo a entrada do alimento no esfago. Ondas de contraes musculares (peristaltismo) (3), impulsionam o alimento para baixo. O alimento passa atravs do esfago inferior (4) e entra no estmago (5).

Estmago
rgo em forma de bolsa, lembrando um J quando est vazio. Possui msculos em suas paredes. Situa-se entre o esfago e o intestino delgado. Localizado do lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das ltimas costelas. Tem cerca de 25 cm de comprimento, com capacidade de um a dois litros. Apresenta duas comunicaes: uma superior chamada crdia, que o comunica ao esfago e outra inferior, chamada piloro, que o comunica ao intestino delgado.

Estmago
Funo: receber os alimentos, digerir-los em substncias mais simples e encaminhlo para os intestinos.

Estmago
Internamente forrado por uma camada denominada mucosa gstrica ,responsvel pela produo de muco protetor e onde se alojam as glndulas gstricas , produtoras do suco gstrico , contendo cido clordrico e enzimas digestivas ( pepsina , renina.)

Digesto no estmago
Composio do suco gstrico (produzido por glndulas estomacais):

cido clordrico (HCl) Tem como funes tornar o pH cido, amolecer o bolo alimentar, esterilizar o bolo alimentar e ativar as as enzimas do suco gstrico.
Pepsina Enzima responsvel pela digesto de protenas. importante salientar que esta enzima liberada na forma inativa que ao entrar em contato com o HCl transforma-se em pepsina (forma ativa). Renina Enzima produzida em grande quantidade em recm-nascidos e crianas e em pouca quantidade em adultos. Sua funo coagular as protenas do leite para que possam ser melhor digeridas. Aps sofrer a ao das enzimas do suco gstrico, o bolo alimentar (comumente chamado quimo) passa ao intestino delgado atravs do piloro.

Intestino
O intestino dividido em: a) Intestino delgado: responsvel pela absoro da maioria dos nutrientes b) Intestino grosso: responsvel pela absoro da maior parte da gua, dando consistncia firme s fezes.

Intestino delgado

Intestino delgado
Mede aproximadamente 8 metros de comprimento, tendo 2 a 3 cm de dimetro. Divide-se em duas partes: duodeno e jejunoleo. O duodeno tem um comprimento equivalente a doze dedos, vindo da o seu nome. O restante do intestino delgado formado pelo jejuno-leo. Internamente, possui as vilosidades intestinais, cuja funo absorver os alimentos aps a digesto. As vilosidades possuem, em seu interior, vasos sangneos que recolhem os alimentos transformados.

Digesto no intestino delgado


Enzimas composta no suco intestinal: a) Erepsina- transforma os peptdeos em aminocidos . b) Sacarase- transforma a sacarose c) Maltase- transforma a maltose em glicose d) Lactase- transforma a lactose em glicose e galactose . e) Lipase entrica- transforma os lpidios em cidos graxos e glicerol.

Suco pancretico
O suco pancretico produzido pelas pncreas que lana ao duodeno atravs do canal. As principais enzimas do suco pancretico so: a) Tripsina- transforma em aminocidos os peptdeos e quaisquer protenas que no tenham sido transformada no estmago . b) Amilase pancretica transforma o amido em maltose c) Lipase pancretica- transforma os lipdios em cidos graxos e glicerol

Componentes do quilo
Glicose ,frutose e galactose resultante da digesto dos carboidratos,. aminocidos- resultantes da digesto das protenas. cidos graxos e glicerol- resultante da digesto dos lipdios . Os produtos finais da digesto atravessam as paredes do intestino delgado e caem na corrente sangnea .As vitaminas e sais minerais ,ento so distribudos para todas as clulas do corpo . Depois que j houve a absoro dos nutrientes ao longo do intestino delgado ,o que sobrou do bolo alimentar, (gua, detritos etc.) deve ser enviado para o intestino grosso atravs dos movimentos peristlticos .

Intestino grosso
Mede cerca de 1,5 m de comprimento. Ele divide-se em ceco, clon ascendente, clon transverso, clon descendente, clon sigmide e reto. Uma parte importante do ceco o apndice, com cerca de 8 cm de comprimento. A sada do reto chama-se nus e fechada por um msculo que o rodeia, o esfncter anal.

Intestino grosso
A principal funo reabsorver gua e sais minerais (o que determina a consistncia do bolo fecal). Os alimentos e materiais de secreo atravessam o intestino pelos movimentos peristlticos de seus msculos. O intestino grosso no possui vilosidades nem segrega sucos digestivos, normalmente s absorve gua, em quantidade bastante considerveis. O contedo intestinal se condensa at formar o bolo fecal, que so evacuados. No intestino grosso, existem bactrias que compem a flora bacteriana intestinal que so responsveis pela produo de algumas vitaminas como K e B12.

Intestino grosso

Priso de ventre
Caracteriza pela lentido e diminuio no processo de defecao, o que chamado de intestino preso. Esse provoca sensaes incmodas para os indivduos que normalmente deveriam ir ao banheiro todos os dias. Dentre as sensaes incmodas, destaca-se: irritao, desconforto abdominal, agitao, inchao, insnia, hemorridas, indisposio, infeces urinrias, fissuras anais e outras. A priso de ventre ocorre quando diminui os movimentos peristltico e o intestino grosso absorve grande quantidade de gua das fezes tornando-as duras e secas. Para amenizar necessrio ingerir maior quantidade de gua, realizar exerccios que estimulem o metabolismo, modificar hbitos alimentares adotando uma dieta natural com fibras.

Diarria
As fezes ficam aquosas e a pessoa sente vontade de evacuar freqentemente. Uma pessoa com diarria tipicamente evacua mais de 3 vezes por dia. Ocorre o aumento dos movimentos peristlticos.

You might also like