REGIANE MORAES DE ALMEIDA MACEDO Orientador: José Raimundo Macário Costa

Um sólido geométrico é uma região do espaço limitada por uma superfície fechada e que contém três dimensões. altura e comprimento. . sendo elas largura.

Há outras que têm pelo menos uma face não-plana “arredondada”: são os corpos redondos.Há formas espaciais que possuem apenas faces planas: são os poliedros. . E há algumas formas espaciais que nem são poliedros nem são corpos redondos.

DEFINIÇÃO: Denomina-se poliedro o sólido limitado por polígonos planos. . de modo que: • dois desses polígonos não estão num mesmo plano. • cada lado de um polígono é comum a dois e somente dois polígonos.

então. pois poli vem do grego poly. Poliedro seria. os poliedros serão nomeados pelo número de faces. e edro vem do grego hedra. . face. muito ou vários.Em todo poliedro: • Os polígonos que forma o poliedro são chamados faces do poliedro. a figura de muitas faces. O próprio nome poliedro nos dá essa idéia. • Os vértices dos polígonos são chamados vértices do poliedro. • Os lados do polígono são chamados arestas do poliedro. Assim como os polígonos eram nomeados pelo seu número de lados.

Caso contrário. o poliedro é dito não-convexo. em relação a qualquer de suas faces.Os poliedros podem ser CONVEXOS ou NÃO-CONVEXOS: Um poliedro se diz convexo se. Para o poliedro convexo vale a relação de Euler:V + F = A + 2 POLIEDRO CONVEXO POLIEDRO NÃO-CONVEXO . está todo situado num mesmo semi-espaço determinado pelo plano que contém esta face.

e seus ângulos poliédricos também são congruentes. É possível demonstrar que existem somente cinco poliedros regulares . em homenagem ao filósofo grego Platão (427-347 a. Os poliedros regulares são chamados de “sólidos platônicos”.Um poliedro convexo se diz regular quando suas faxes são polígonos regulares congruentes entre si. .C) que os utilizava para explicar cientificamente os fenômenos naturais.

Os poliedros de Platão podem ser construídos através das seguintes planificações: .

temos como exemplo um prisma de base pentagonal e um prisma de base triangular.Um prisma é um poliedro com duas faces congruentes e paralelas (localizadas em planos paralelos) e cujas outras faces são paralelogramos obtidos ligando-se os vértices correspondentes das duas faces paralelas. . Observe os poliedros seguintes.

Planificação para construção de um prisma de base hexagonal .

H Paralelepípedo retângulo Cubo .Prisma reto V= Ab .

5 t). as três mais famosas são as que serviram de túmulo aos faraós Quéops. Estima-se ter sido necessária uma força-trabalho permanente de 4000 pessoas em 30 anos para manobrar 2. totalizando cerca de 5 480 000 t e o volume de 2 595 000 m³. Das pirâmides do Egito.5 m). após a perda de suas pedras do topo e do piramidion..C? Sua altura original era de 146. reduziu para 137. Quéfren e Miquerinos? ... com 230 m em cada lado da base.7 m (atualmente.3 milhões de blocos de pedra calcária de até 15 t (média 2. . A de Quéops foi concluída no reinado de Rededef em cerca de 2580 a... cobrindo pouco mais de 5 há.

DEFINIÇÃO A figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta que têm uma extremidade no ponto V e a outra num ponto do polígono P denomina-se pirâmide. h . VCD. VBC. BC. •arestas laterais: os segmentos VA. VB. VC. VEA . VDE. DE e EA do polígono. •altura: distância h do ponto V ao plano . •arestas da base: os lados AB. •Volume da pirâmide  V = 1/3 Ab . VD e VE. ELEMENTOS E CLASSIFICAÇÃO: •base: polígono convexo R. •faces laterais: os triângulos VAB. CD.

Planificações para construção de pirâmides .

V = Ab . h V = r² . Possui duas faces planas circulares (bases) e uma face não-plana (arredondada). O volume de um cilindro é determinado pelo produto da área da base pela medida da altura. h .É um tipo de corpo redondo.

.

É um tipo de corpo redondo. Possui uma face circular (base) e outra não-plana (arredondada).h . PLANIFICAÇÃO V = 1/3 Ab . h V = 1/3 r². O volume de um cone circular é determinado por 1/3 do produto entre a área da base e a altura.

Esfera é um sólido gerado pela rotação de 360º de um semicírculo em torno de um eixo que contém o seu diâmetro. O volume da esfera de raio r é definido por V = 4/3 r³ .

pt/icm/icm2002/icm204/solidos_geometricos.Matemática Completa – 2ª série Ensino Médio – FTD – São Paulo – 2005 DANTE. José Roberto .educ.Matem .htm http://pessoal.htm .fc.htm http://www.GIOVANI.ul. Luiz Roberto – Tudo é Matemática – 8ª série – Ática – São Paulo – 2008 Sites: http://www.br/cilindros.hpg.sercomtel.ig.com. José Rui e BONJORNO.mathemathika.br/matematica/geometria/cone/cone.com.