Estudo de caso

Rede WAN
Prof. Ms. Paulo Bernal Disciplina: Gerência de Redes e QoS

1

2 Prof. É atualmente a maior rede de varejo do Brasil. a começar pelo lado financeiro.1o. Além disso.600 lojas localizadas em todos os estados brasileiros. para garantia da altíssima disponibilidade desejada. e a tecnologia IP VPN com MPLS é de última geração. O banco também ganhará com a transmissão de voz corporativa e com a rede de contingência. o BB ganhará do ponto de vista tecnológico. Recentemente a rede foi expandida e a empresa cresceu seu faturamento em 50%. Paulo Bernal Apresentação registrada na Biblioteca nacional . Estudo de caso Lojas Magazine Milica Magazine Milica é uma empresa brasileira com sede em São Paulo. Foi fundada há mais de 15 anos. Existem cinco depósitos de distribuição regionais e um escritório administrativo que centraliza todas a retaguarda operacional e é localizado no mesmo complexo onde funciona a sede da empresa em São Paulo. Ms. já que a Embratel atualizará a planta de equipamentos instalados no BB. providos por duas prestadoras de serviços. As vantagens de operar com o Business Outsourcing são de toda ordem. com aproximadamente 1. já que os PEPs de maior importância terão sempre dois circuitos redundantes. pois haverá drástica redução de custos de investimento e operacionais.

3 Prof. pois haverá drástica redução de custos de investimento em equipamentos e custos operacionais. Ms. realizando Outsourcing (terceirização) de tudo o que fosse possível. Uma segunda estratégia foi criar concentração no negócio fim. As vantagens começam pelo lado financeiro. reduzindo os custos administrativos de processamento das informações.1o. mas esta medida criou uma grande dependência da rede de comunicações. Uma das estratégias idealizadas foi centralizar toda a retaguarda administrativa num único local. Paulo Bernal Apresentação registrada na Biblioteca nacional . Estudo de caso Lojas Magazine Milica A decisão da diretoria da empresa é de reduzir despesas e melhorar a operação e confiabilidade da rede de serviços de CTI (comunicações e tecnologia da informação).

O planejamento.1o. Ms. 4 Prof. O segundo aspecto é o atendimento dos clientes internos que passou a ser absolutamente crítico para a empresa. Paulo Bernal Apresentação registrada na Biblioteca nacional . Estudo de caso Lojas Magazine Milica A desvantagem passou a ser a necessidade de um criterioso e competente planejamento e gerenciamento dos serviços e contratações de prestadores de serviços e parceiros. seleção. O planejamento do que deverá ser feito para cumprir os objetivos e necessidades do negócio tornou-se o principal Escopo deste projeto. redação de contratos e gerenciamento das operações e dos fornecedores passou a ser crítico para o negócio.

Estudo de caso Lojas Magazine Milica Escopo técnicos da rede: Planejamento. 5 Prof. Ms.1o. garantindo total segurança fim a fim para todas as transações cursadas nessa rede corporativa. implantação e operação de corporativa suportada por backbone de empresa provedora com a tecnologia IP VPN (rede privativa virtual em ambiente Internet Protocol). Paulo Bernal Apresentação registrada na Biblioteca nacional . Além da segurança intrínseca própria do backbone da provedora a solução contempla a utilização de criptografia (IPSEC) em todo e qualquer roteador de qualquer PEP. com o isolamento garantido pelo MPLS (Multiprotocol Label Switching).

pois espera-se dois Datacenter operando em “hotstandby”. Estudo de caso Lojas Magazine Milica Serão instaladas redes locais e roteadores de acesso nas lojas e depósitos da empresa cliente. dependendo do tamanho e finalidade. Prof. com possíveis defasagens na ordem de milisegundos. A topologia funcional das aplicações pela rede será de árvore hierarquizada e estruturada em dois pontos centrais.1o. Paulo Bernal 6 Apresentação registrada na Biblioteca nacional . As velocidades de acesso à rede variarão de 2Mbps a 32Mbps. Deverão ser realizados testes-piloto para homologação técnica de todas as funcionalidades. como as bases de dados sincronizadas e atualizadas. Ms. Estima-se que as quantidades seriam: 2Mbps para as lojas e 32Mbps para os depósitos e ainda 2x32Mbps para a sede administrativa.