Jonhathan

Cadore

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR – CTTMAR TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO NAVAL Professor: Jucimar João Aninha Acadêmicos: Italo Lunelli, Jonathan Cadore, Luan Cesar, Jeferson Kerbes, Carlito Francisco de Oliveira

PROCESSOS DE SOLDAGEM:

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG
Itajaí, março de 2012

INTRODUÇÃO

Durante o passar dos anos, com o aumento da produtividade industrial metálica, e a necessidade de terem-se uniões de peças metálicas com maior qualidade e eficácia, iniciou-se o uso da solda, que vem sendo atualizada e melhorada. Solda é um termo genérico aplicado à união de peças metálicas por diversos processos, tendo como principio transformar as superfícies de união em estado pastoso ou liquido utilizando calor ou pressão, ou ambos os sistemas simultaneamente, utilizado em grande escala na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas, por isso, no ponto de vista industrial, é um processo muito importante .

Chicão .

L. Quando se iniciou a utilização de corrente alternada com adição de alta frequência.HISTÓRICO      O inicio da soldagem com arco protegido por gás foi em torno de 1800. C. pois reagiam rapidamente com o ar. Em seguida. conseguiu-se criar um arco estável. Coffin decidiu utilizar o arco elétrico dentro de um gás inerte. surgiu na industria aeronáutica a utilização de uma fonte de energia DC protegida com gás inerte. o que proporcionou a soldagem de magnésio. os problemas em soldar materiais não ferrosos continuaram. assim permitia-se soldar materiais não ferrosos com perfeição e boa qualidade . Mesmo com essa inovação da época.

onde ganhou o nome de Heliarc ou Tungsten Inert Gás (TIG). Ainda aprimorando esse processo. Ainda em aprimoramento. começou-se a utilizar corrente pulsada. . onde a mais alta faz a solda e a mais baixa esfria e solidifica o material soldado. a solda TIG se tornou popular. e para reduzir seu custo utilizouse argônio como gás de proteção. o que oferece economia de energia e total controle de parâmetros. assim podendo variar em altas e baixas amperagens. ao invés de hélio.HISTÓRICO    Em 1941 processo estava completo. 30 anos depois surgiram as fontes do tipo inversoras. por utilizar eletrodo de tungstênio e gás Hélio para a proteção. 1950.

Luan .

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG .

acima de 3500° C.PROCESSO DE SOLDAGEM TIG    É mais utilizado em chapas finas de aço inoxidável e metais não ferrosos. magnésio e Cooper alloys Tem-se um gerador de alta freqüência que cria um arco elétrico através de faíscas entre o eletrodo e a peça. onde este eletrodo não é consumível. como alumínio. Como carga para formar a poça é utilizado uma vareta do material adequado. Para proteger este arco elétrico e também a poça de fusão é utilizado um gás inerte lançado em forma de cubo ao redor do eletrodo. que deve ser adicionado diretamente no arco elétrico e com ângulo de 90° com o eletrodo. por isso utiliza-se o Tungstênio que tem um ponto de fusão bem elevado. .

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG .

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG .

permitindo ter-se soldas com alta qualidade e resistência. . difícil de ser dominado. porém é mais complexo.PROCESSO DE SOLDAGEM TIG  Comparado com outros processos proporciona um melhor controle da solda. além de ser mais lento. e com isso.

Italo .

DC TIG – AC/DC . Cada um deles atende melhor um determinado tipo de material. TIG . sendo DC (Corrente continua) e AC/DC que além de corrente continua tem-se a opção de corrente alternada.TIG DC e AC/DC  Basicamente podemos dividir os equipamentos de solda TIG em dois tipos. conforme a seguir.

 TIG . níquel. comparado com a situação inversa. aço inoxidável.DC . aquecendo menos o eletrodo. etc. titânio. Mais utilizado para soldar aço.TIG DC e AC/DC  Solda DC Na soldagem TIG DC temos o eletrodo conectado no terminal negativo.

alumínio e magnésio. removendo a camada de óxidos gerada durante o ciclo positivo. TIG – AC/DC . Este tipo de soldagem é utilizado para soldar materiais não ferrosos.TIG DC e AC/DC Solda AC/DC Neste tipo de soldagem temos o eletrodo alternado entre positivo e negativo. proporcionando um balanceamento de calor entre o eletrodo e a peça a ser soldada.

que tem um comprimento de normalmente 15cm ou 17.  Não é consumível durante a soldagem.ELETRODO DE TUNGSTÊNIO Este eletrodo é uma vareta de metal tungstênio.  É utilizado este material por suportar altas temperaturas. além de ser um bom condutor de elétrons. com isso sofre o mínimo de eletro-erosão. o qual o deixa praticamente puro deixando apenas uma pequena quantidade de outros óxidos.5cm.  .  É fabricado em um processo metalúrgico dealto nível.

Jeferson .

caso olhe diretamente para o arco da solda.SEGURANÇA    A luz provida do processo de soldagem TIG e altamente brilhante e com grande irradiação de raios ultravioleta. o que pode causar queimadura em suas córneas. é importante utilizar uma cortina. Para prevenir esse tipo de acidente é obrigatório o uso de mascara de solda a qual além de proteger os olhos da irradiação protege também contra respingos. . Caso seja realizada soldagem em local movimentado. além de alertar quem esteja por perto.

. Cortina de proteção para solda.SEGURANÇA Máscara de proteção para solda.

SEGURANÇA      Não só os olhos. habilidade do soldador. conhecido como “fumos metálicos de solda”. limpeza. amperagem. O que prejudica também são os gases liberados durante a soldagem. mas os raios ultravioletas prejudicam também a pele. Para prevenir. . além de ter um local de trabalho bem ventilado e com exaustor de fumos. e derivam conforme o material utilizado. entre outros. Um dos vapores mais venenosos são os derivados da solda de Zinco. ventilação. Estes vapores são visíveis. deve-se usar mascara de proteção.

Figura 6 – Exaustor de fumo individual.SEGURANÇA Figura 5 – Exaustor de fumo. .

Luvas de raspa. Abafador de ruído. Perneiras em couro. Máscara tipo escudo ou capacete. Mangotes. Avental de couro. .EPIs          (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) Botas com solados isolantes. Touca de solda. Óculos de proteção.

Jonhathan Cadore .

Ausência de respingos. Custo do equipamento mais acessível. Menor aquecimento da peça soldada. . Bom acabamento do cordão de solda. Acessórios em abundancia no mercado. Fácil automatização.VANTAGENS         Soldas de excelente qualidade. Baixa sensibilização à corrosão intergranular.

Baixa produtividade devido à baixa taxa de deposição de material. Inadequado para soldagem de chapas com espessura maior de 6mm. . quando não automatizado. Depende da habilidade do soldador.DESVANTAGENS     Dificuldade de utilização em presença de corrente de ar.

Italo .

REGULADOR DE GÁS .

o que possibilita que se saiba quanto de gás foi gasto e quanto ainda tem dentro do cilindro. em Kgf/cm². sendo que se caso a pressão interna do cilindro ultrapasse os 220 kgf/cm² ela se rompe .REGULADOR DE GÁS    O manômetro da direita marca a pressão interna do cilindro. indispensável. medida em litros/minuto. Tem-se ainda uma válvula de segurança. Já o manômetro da esquerda marca a vazão com que o gás sai do cilindro. e conhecida como pressão de trabalho.

Jonhathan Cadore .

Percebe-se que é de extrema importância a atenção sob a segurança. assim podendo controlar a qualidade da solda. principalmente com as EPI’s. além de ser um processo lento. suas vantagens e desvantagens e perigos. Com isso tem-se um conhecimento básico da tecnologia e dos fundamentos deste processo. sua importância. Como apresentado acima. a soldagem TIG é um processo extremamente manual e difícil.CONCLUSÃO     Fica claro o processo de solda TIG. dependendo totalmente da capacidade e experiência do soldador para garantir a boa qualidade da solda. . o que influencia o desempenho da peça ou da estrutura soldada. pois esta afeta diretamente a estrutura do material. podendo causar o aparecimento de trincas e poros. pois estas garantes a integridade do soldador.

Guia da Soldagem TIG. Acesso em 18 de março de 2012.oxigenio. .htm>.com/guia-do-processo-de-soldagem-tigou-gtaw/index.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  DBC Oxigênio. Disponível em: <http://www.

OBRIGADO! Dúvidas? .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful