You are on page 1of 16

Acetato: “Diferentes espaços sociais” - Caracterizar o meio natural; - Caracterizar os comportamentos: traje, objectos utilizados, cores… - Relacionar o meio

natural com os comportamentos. - Reconhecer a complexidade dos fenómenos observados. - Indicar ciências que possam contribuir para compreender os comportamentos.

.

4. 5. Relacionar as coordenadas espaço e tempo com a realidade social. Explicitar o significado do conceito “fenómeno social total”. Identificar o objecto das ciências sociais. 3. Explicar a complexidade da realidade social.Realidade social e ciências sociais: Objectivos: 1. 6. . Explicar o significado de “unidade do social e pluralidade de ciências sociais”. 2. Explicitar em que consiste a realidade social.

Decorrem da vida colectiva: conjunto de relações que os homens e grupos estabelecem entre si. Explicitar em que consiste a realidade social. .1. Conjunto de fenómenos que se produzem em sociedade. em interação com o meio envolvente.

Família Empresas Emigração Divórcio Televisão Educação Religião .

A realidade social existe num dado lugar geográfico (espaço) e num determinado momento histórico (tempo). Relacionar as coordenadas espaço e tempo com a realidade social. .2. Os comportamentos sociais variam no tempo e no espaço. A realidade social varia no tempo e no espaço.

. hoje. o anonimato e individualismo das grandes cidades. originando práticas sociais diferentes.À solidariedade decorrente da necessidade de subsistência opõe-se.

Os seres humanos transformam e são transformados pelo meio que o rodeia. .

demográfica…. Explicar a complexidade da realidade social. é. uma realidade complexa.3. por isso. O fenómeno escolaridade manifesta-se em diferentes dimensões… . política. social. A realidade social manifesta-se em diferentes dimensões – económica. cultural.

tal como a realidade social de que fazem parte. são complexos e pluridimensionais. .4. Os fenómenos que decorrem da vida em sociedade designam-se fenómenos sociais totais porque. Explicitar o significado do conceito “fenómeno social total”.

mas abordam-na segundo perspectivas (olhares) diferentes.5. A realidade social é o objecto de estudo das ciências sociais. de acordo com os interesses de cada uma (a forma como cada ciência interroga ou problematiza a realidade social). Explicar o significado de “unidade do social e pluralidade de ciências sociais”. Todas as ciências sociais têm como objecto de estudo a mesma realidade social. mas manifesta-se em diferentes dimensões. 6. A realidade social é uma unidade complexa – é uma só (una e indivisível). Identificar o objecto das ciências sociais. .

Unidade do social e pluralidade de ciências sociais História Economia Fenómeno Social Demografia … Geografia Realidade Social Sociologia Antropologia .

. sendo que cada uma adopta uma perspectiva específica para observar a mesma realidade.A relação entre os jovens e o mercado de trabalho pode ser analisada pelas várias ciências sociais.

Tal como os fenómenos sociais totais. também um bolo é algo mais que a soma dos seus ingredientes. .

Analisar o texto: “O carácter social dos fenómenos demográficos” O casamento não obedece somente a um processo de maturidade sexual A natalidade e mortalidade. apesar da sua natureza biológica. . têm uma natureza sóciocultural.

Esquema Síntese Interdependência Ciências Sociais Pluralidade Interdisciplinaridade Realidade Social (objecto) Una Complexa Pluridimensional Fenómeno Social Total .