You are on page 1of 25

Sistemas de Informação para a Gestão

“Green IT”
Docentes: Francisco Esteves, Renato Morais
Realizado por:

Bruno Laires Nº080323058 Bruno Bettencourt Nº090323082 Filipe Ribeiro Nº090323038 Roberto Almeida Nº080323025 Vítor Ferreira Nº080323044

Setúbal 7 de Junho de 2011

2

Introdução
“Green IT” O que é ? Vantagens Desvantagens Práticas “DataCenters” Medição de eficiência Investir em eficiência energética Soluções clássicas de refrigeração Optimização de sistemas de refrigeração Virtualização O que é ? Vantagens Máquina virtual “ vantagens Reciclagem Sistemas Operativos Caso de estudo (Banco Central do Brasil) Conclusão

consumam menos energia. para que as organizações poluam menos o meio ambiente. que incluem: software. hardware e seu uso. e ajudem a criar uma reputação de responsabilidade social face aos clientes. .3 “Green IT” O que é ? • “Green IT” ou “Green Computing” refere-se a um conjunto de práticas no sector tecnológico.

etc) .Redução de custos ( redução nas compras de servidores.Desenvolvimento sustentável .Poupança de energia .4 “Green IT”: Vantagens: .

Reestruturação da infraestrutura de TI .5 “Green IT”: Desvantagens: .Investimento inicial elevado .

“Deep IT” .“Green IT”.“Green IT” estratégico .6 “Green IT” Práticas: As práticas de “Green IT”. podem ser divididas em três níveis: . de incrementação táctica .

para aumentar a eficiência energética na infra-estrutura • Melhores práticas .7 “DataCenters” • Eficiência energética nos “DataCenters” • Soluções.

8 “DataCenters” • Melhores práticas (Cont.Reorganização do layout do “DataCenter” .Iluminação de baixo consumo (lâmpadas eficientes) .Motores de velocidade variável (HVAC) .Iluminação automática (detectores de movimento) .Aumento da temperatura da água .) .

É o inverso do DCIE.Calcula-se dividindo o consumo de energia dos equipamentos de TI.9 “DataCenters” Medição de eficiência energética DCIE (Data Center Infrastructure Efficiency) . PUE (Power Usage Effectiveness) . . pelo consumo total de energia do “DataCenter”.

que requerem novas tecnologias. que possam ser efectuadas rapidamente. Apontar quais os investimentos. gastando os menores recursos possíveis.10 “DataCenters” Investir em eficiência energética: Verificar quais os elementos que se encontram a funcionar com deficiências. . Identificar possíveis alterações. e quais os que se encontram a funcionar correctamente. Concepção de um novo “DataCenter”. bem como aqueles que melhor atendem as necessidades das organizações. ou remodelação do existente.

e o ar quente sai pela parte de trás.11 “DataCenters” Soluções clássicas de refrigeração: A maior parte dos “DataCenters”. que se encontram montados nos bastidores. O ar frio entra pela parte da frente dos equipamentos. utiliza um sistema de refrigeração a ar. .

através da dissipação de calor.12 “DataCenters” Optimização de sistemas de refrigeração: .Aquecimento de escritórios. . Bastidor com refrigerador liquido embutido.

ou seja o que antes era executado por diversos servidores. em apenas uma física. .13 Virtualização O que é ? A virtualização permite a execução de múltiplas máquinas virtuais. agora pode ser realizado tudo num só.

nos “DataCenters” .Redução de espaço.Redução de energia .14 Virtualização Vantagens: .Redução na compra de novos servidores .

. que é totalmente isolada de uma máquina real/física.15 Virtualização Máquina Virtual: Uma máquina virtual é uma máquina implementada através de um software.

Independência de hardware .Compatibilidade .Armazenamento .Isolamento .16 Virtualização Máquina Virtual Vantagens: .

Substituição de equipamentos que iriam ser fabricados .Materiais nocivos(chumbo. mercúrio. crómio) fora dos aterros .Doação de materiais .Segurança dos dados .17 Reciclagem .Centros de reciclagem municipais .

• Apresentaram melhorias significativas nomeadamente na experiência do utilizador. .18 Sistemas Operativos • Apresentam limitações relacionadas com a gestão de energia no sistema operativo dominante do mercado.

19 Caso de Estudo Metodologias de Virtualização 2006-2008 .

para 150 mais tarde para 20 .Fim da vida útil dos servidores .Adopção de estratégias de virtualização .Grandes quantidades de espaço.Elevados consumos energéticos .Redução de 530 servidores.20 Caso de Estudo Situação: . para alojamento dos servidores .

Maior flexibilidade (instalação de novos servidores. entre servidores (menores intervenções técnicas. bem como um processamento também mais rápido) .Períodos de paralisação mínimos (quando existe necessidade de trocar máquinas virtuais) .Aumento do desempenho (acessos ao disco mais rápidos. logo menores custos) .21 Caso de Estudo Indicadores Positivos: . mais eficiente . em caso de desastre.Transferência de máquinas virtuais.Recuperação de dados. mais rápida) .

Controlo e politicas .22 Caso de Estudo Operações Estáveis: .Balanceamento de carga (alta disponibilidade. na execução dos serviços críticos) .

também adoptem politicas de “Green IT” (estas podem ser aplicadas em cada uma das nossas casas). sem que por darmos conta. floresce na nossa sociedade. tanto em grandes empresas. se verifica o conceito de “Green IT”.23 Conclusão • Cada vez mais. • É necessário que os simples usuários de informática. . como que em pequenas. • O conceito de “Green IT”.

24 Duvidas ? .

25 FIM .