You are on page 1of 18

A CARTOGRAFIA DA FILOSOFIA DA EDUCAO I

Universidade Federal da Paraba


Curso de Pedagogia Modalidade a Distncia

Edson Carvalho Guedes


1

O nosso mapa constitudo por um conjunto de instrumentos pedaggicos que dever nos auxiliar no percurso do nosso aprendizado. formado pelos objetivos, contedos, bibliografia, lembretes, dicas, cronograma, caderno de registro.

Plano de viagem
O que levar ?
Organizao pessoal No curso na modalidade a distncia, a organizao imprescindvel. Para tanto voc ter que dispor de tempo e espao. Acesse o arquivo organizao das horas de estudo, disponvel na primeira semana do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Procure preencher a planilha de acordo com a sua disponibilidade.
3

Determinao
Imagine que voc faa parte de um grupo de mergulhadores. Todos os equipamentos esto disponveis: mscara, cilindro de oxignio, nadadeiras etc. Mas isso tudo no basta para que o mergulho acontea. preciso, sobretudo, que voc pule no mar. Talvez, no incio, voc tenha receio em fazer um mergulho profundo, no se preocupe. O que importa mergulhar. Voc s no pode ficar no barco. O curso que voc est iniciando reuniu todos os equipamentos necessrios para voc fazer esse mergulho (material impresso, internet, professores, mediadores etc). De voc s exigido a vontade de mergulhar no oceano da filosofia. 4

Disposio para o dilogo


O dilogo imprescindvel para a educao. Sem ele no crescemos, no aprendemos, no nos formamos. No curso a distncia, o dilogo acontece, sobretudo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No nosso caso, o Moodle. Nesse ambiente voc encontrar com outros aprendentes, mediadoras, professores e muitos outros interlocutores, espalhados na web.

Se voc no tem familiaridade com o computador ou tem alguma dificuldade em se comunicar virtualmente, saiba que no o(a) nico(a). Todos ns passamos por isso. As tecnologias digitais foram, em algum momento, novidades para todos ns. A superao desses desafios s ser possvel se voc dialogar, pedir ajuda ao() colega, s mediadoras, professores etc. Pea ajuda, comunique-se, DIALOGUE!
5

NOSSO ITINERRIO
A disciplina Filosofia da Educao, no curso de Pedagogia, desenvolvida em dois semestres: Mdulos I e II. Nosso objetivo: promover uma reflexo acerca das principais correntes filosficas, relacionando-as com modelos pedaggicos que reproduzimos em nossas prticas educativas.
6

DOIS LIVROS
Para que possamos ter sucesso, ser necessrio a leitura de dois livros: o livro que est escrito (material impresso e digital) e o livro que vivido. As indicaes de leitura do livro escrito sero, na maioria das vezes, feitas por ns, mas a indicao da leitura do livro que vivido somente voc ser capaz de faz-lo.

O livro vivido constitudo das experincias (passadas e presentes) que voc vivencia ou vivenciou no mundo familiar, escolar, entre amigos(as), parentes, daquilo que voc l no jornal, v na televiso, do que acontece na sua cidade ou no mundo. Ao longo do curso, solicitaremos de voc a leitura do livro da vida. Nosso desafio, portanto, o de filosofar a partir desses dois livros.
8

Escalas da nossa viagem


O plano do nosso curso est dividido em 3 Unidades. Na primeira, daremos um mergulho no mar de significados da filosofia. Ainda nessa Unidade, buscaremos alguns conceitos sobre educao, mais especificamente, sobre o que se entende por filosofia da educao. Trataremos, tambm, da metodologia a ser empregada no estudo da filosofia, desenvolvendo algumas atitudes ou habilidades que so importantes e que devemos cultivar para o ato de filosofar. Veremos a importncia dos textos filosficos nesse processo e como fazer a conexo desses textos com as nossas experincias.

Na segunda Unidade, faremos um breve percurso histrico para estabelecer uma proximidade entre a filosofia e a educao.
Veremos que o modo como Plato (Sc. IV aC) tratou o problema da ignorncia e do conhecimento ainda hoje pode nos ajudar a resolver problemas na rea de educao. Ao estudar alguns textos de Ren Descartes (15961650), entenderemos o porqu de muitas escolas valorizarem tanto a razo, o pensamento, deixando em segundo plano o afeto e a emoo.

Com a ajuda de outros filsofos, analisaremos as fragilidades e as riquezas do pensamento de Descartes, para a cincia e para a educao.
10

Na terceira e ltima unidade, mostraremos como Rousseau (1712-1778) desenvolve a filosofia do cuidado, uma experincia sobremaneira importante para a Educao Infantil. Na mesma linha de Rousseau, encontrase Kant. Esse pensador segue o ideal de uma educao marcada pela formao moral com bases racionais.

Analisaremos, ainda, com a ajuda de John Dewey (1859-1952), o abismo que existe, ainda hoje, entre o mundo da criana e os programas escolares.
Por fim, a partir de um texto de Peter MacLaren (1948-), veremos que no existe educao neutra, que todo projeto 11 pedaggico tambm um projeto poltico.

RECURSOS DIDTICOSTECNOLGICOS
Voc ter oportunidade de aprender, no Mdulo de Introduo a EAD, sobre as vrias ferramentas disponveis no Moodle. Queremos chamar ateno para alguns desses recursos que faremos uso ao longo de nossa viagem, no Mdulo de Filosofia da Educao. Vejamos:
12

FRUNS essa uma ferramenta que ser muito utilizada. o ambiente de dilogo coletivo. Cada dilogo prope um assunto para conversas e debates. Fique atento que, em alguns casos, o Frum ser destinado a grupos especficos. Se voc no fizer parte do grupo mencinado, pode ser que no possa participar. ARQUIVOS ao longo do curso disponibilizado uma srie de arquivos em Word e em PowerPoint que voc dever baix-los e estud-los. Na maioria das vezes dizem respeito a algum contedo do material impresso ou dos textos recomendados.
13

LINKS uma das grandes vantagens da educao por meio da internet a facilidade que a web nos oferece de acesso s informaes. Nesse sentido, sugerimos alguns links, relacionados aos assuntos de cada semana para que voc possa ampliar ou aprofundar o contedo que voc est estudando. BATE-PAPO o bate papo um ponto de encontro em tempo real. Usaremos sempre que percebermos a necessidade de um esclarecimento imediato.
14

DIRIO o dirio um modo de voc registrar todo o seu processo de aprendizagem. Se voc tiver um computador disponvel em casa conectado internet, poder atualiz-lo diariamente, anotando nele o que voc estudou naquele dia, os pontos importantes, etc. uma espcie de caderno da matria. Se voc no tiver disponibilidade ao acesso dirio, faa isso pelo menos, a cada semana. Seus colegas no tem acesso ao seu dirio.

15

TAREFAS com esse recurso voc poder postar as atividades que so exigidas. As avaliaes devero ser enviadas, na maioria, por meio desse recurso. Mas no se preocupe, a cada avaliao, diremos como voc deve proceder para enviar. GLOSSRIO como o prprio nome j diz, referese a uma lista de definies, como em um dicionrio. S que este construdo por ns. Quando voc tiver lendo um texto e no souber a palavra, procure no dicionrio e acrescente essa palavra no glossrio com a respectiva definio. Outros podero se enriquecer com a sua pesquisa. Ao final do curso teremos um glossrio de todo o contedo, construdo por ns.
16

CALENDRIO fique atento(a) s datas assinaladas no calendrio. Os prazos de entrega de atividades estaro registrados nele. O Moodle tem muitos outros recursos. Por enquanto, fiquemos com esses. Ao longo da caminhada, medida que avanarmos, faremos novos esclarecimentos. Gostaramos de lembrar ainda que exigido de todos(as) os(as) aprendentes a participao de, pelo menos, 75% no ambiente virtual de aprendizagem (moodle). Portanto, no deixe de participar das atividades propostas, sejam fruns, bate-papo, dirio, acesso a links e downloads de arquivos etc.
17

Mais do que reunir um conjunto de contedos a serem dominados, o que nos importa que voc desenvolva o seu pensar, alimentando dvidas, construindo crticas, buscando fundamentos.
O importante filosofar!

nimo e coragem!
Nossa viagem ir comear!

18

You might also like