You are on page 1of 24

APLICAES DO SISTEMA ELICO

Um sistema elico pode ser utilizado em trs aplicaes distintas: Sistema interligado rede eltrica; Sistema isolado ou independente; Sistema de apoio ou hbrido.

Sistema interligado rede eltrica


conectado a sistemas de grande porte. Fonte complementar de energia; Ligado diretamente rede atravs de geradores de induo ou sncrono; Ligado indiretamente rede por meio de inversores acoplados a geradores de corrente contnua;

Sistema isolado ou independente


Sistema autnomo de pequeno porte, geralmente destinado eletrificao rural; Potncia mxima de 80kW. Armazenamento da energia em baterias:
Controle de carga e descarga: evitar sobrecargas e descargas profundas; Uso de inversor para utilizar equipamentos que so operados em corrente alternada.

Utilizado em sistemas de irrigao.

Sistema de apoio ou hbridos


utilizado em conjunto com outra fonte de energia, como gerador a diesel e clulas fotovolticas; Sistemas de mdio e pequeno porte para atender maior nmero de usurios; Sistema de controle para o uso das fontes; Utiliza um inversor, devido a corrente alternada.

SISTEMA OFFSHORE

O sistema offshore, em portugus fora da costa, bem parecido com o sistema elico em terra, a diferena que a turbina est localizada no oceano; Equipamento adicional:
Torre de transmisso meteorolgica com a funo de coletar dados do vento e do mar no local da turbina. Informaes para monitoramento.

Turbinas offshore so maiores do que as instaladas em terra; As maiores turbinas offshore possuem 125 m de dimetro e tem capacidade para produzir 5MW; Contrato entre a LM Wind Power (fabricante de ps para turbinas elicas) e a Alston (fabricante de aerogeradores offshore) para fazerem turbinas que possam gerar 6MW de potncia, ainda em 2012.

Controle da Turbina
Para melhor aproveitamento do vento, existem 2 controles:
Controle Yaw: gira o rotor para deixar a turbina sempre de frente para o vento; Controle Pitch: gira as ps quando a velocidade do vento varia.

Fundaes da Turbina
Existem alguns tipos de fundaes para fixar a turbina no fundo do oceano, algumas delas so: Fundao Gravity; Fundao Monopile; Fundao Tripod/Truss; Fundao Flutuante.

Fundao Gravity
Possui base larga em formato de taa cnica: reduz o impacto das camadas de gelo sobre a turbina; Utilizada at 5 metros de profundidade.

Fundao Monopile
Fundao mais utilizada Base mnima; Uso depende do solo do fundo do mar; Utilizada at 30 metros de profundidade.

Fundao Tripod/Truss
Uso em guas profundas com profundidades maiores que a Monopile.

Fundao Flutuante
Para guas muito profundas; A turbina ligada ao fundo do mar atravs de cabos; Este tipo no existe, somente um conceito.

Os ventos no oceano so mais velozes e estveis do que na terra. Isto devido a: Superfcie lisa dos oceanos: resulta em uma maior velocidade do vento; Pequena variao de temperatura entre as diferentes altitudes a partir da superfcie dos oceanos: gera baixa turbulncia e conseqentemente ventos mais estveis;

Vantagens e Desvantagens
Vantagens:
Fonte inesgotvel: fonte de energia abundante, limpa e renovvel; Meio ambiente: no tem queima de combustveis fsseis e no utiliza material radioativo; Alto potencial; Compatibilidade: coexistncia com a produo agrcola e pecuria; Prazo de instalao: 18 a 24 meses para comear a produo.

Desvantagens:
Disponibilidade de vento: variaes no clima, estaes e rugosidade do terreno. As turbinas no funcionam com 100% da potncia; Sistema principal de gerao: variao da distribuio dos ventos; Custo de instalao: alto custo dos equipamentos; Impactos visuais: agrupamentos das torres. Porm, pode atrair o turismo para a regio.

Poluio sonora: rudo dos rotores; Interferncia eletromagnticas: as ps das turbinas podem refletir parte da radiao de ondas de rdio, televiso e microondas; Aves : mortalidade de aves por impacto nas ps das turbinas.

Vantagens e Desvantagens do Sistema Offshore


Vantagens:
Melhor condies dos ventos: mais estveis e velozes; Melhor impacto visual e sonoro: longe da costa; Menor risco de falha por fadiga: menor turbulncia evita a variao de esforos; Maiores turbinas.

Desvantagens:
Instalao e manuteno mais caras; Rotas de navios, avies e aves; Profundidade do mar; Atividade pesqueira; Condies geolgicas do mar.

You might also like