Tratamento Quiroprático na ASMA

. aspirina e ar frio. bem como exercícios físicos. Caracteriza-se pelo aumento na produção de muco e hipersensibilidade nas vias aéreas.  Gatilhos incluem alergênicos como pólen e poeira. contibuindo para uma diminuição do fluxo de ar. fatores emocionais.Asma   É uma condição comum e inflamatória que afeta as vias aéreas.

Asma Sintomas:   Respiração curta Chiado no peito   Tosse Sensação de opressão no peito .

1.  . Cerca de 13% das crianças entre 2 e 15 anos.  Nos EUA.Asma No Reino Unido.  Gastos do sistema de saúde britânico com a doença passaram das 672 milhões de libras em 1996. os gastos em 1999 chegaram a 1.5 milhões de pessoas.5 bilhão de dólares. atinge 3.3 milhões delas são crianças.

Incidência de Asma no Mundo .

ASMA E QUIROPRAXIA A Quiropraxia é comumente utilizada para obter-se uma melhora do funcionamento pulmonar. . Porém. questiona-se sua eficiência devido a poucas evidências significativas.

ASMA E QUIROPRAXIA Três pacientes com asma diagnósticada foram tratados farmacologicamente e receberam manipulação quiroprática na região torácica duas vezes por semana durante seis semanas. . O tratamento consistiu em ajustes de alta velocidade e baixa amplitude realizados nos segmentos da espinha torácica superior.

além de utilizar Ventolin quando sente necessidade.Caso 1     Homem jovem atlético de 28 anos com asma desde a infância. Seus sintomas ocorrem com mais frequencia ao se exercitar e à noite. pela manhã e à noite. Antes do tratamento começar. Becodite. Faz uso de medicação inalatória. usava mais vezes o medicamento . afirmou utilizar Ventolin todos os dias antes de dormir e quando estava com chiado.

o que não trouxe nenhum sintoma da doença. diz continuar o tratamento quiroprático após o estudo. sentiu-se tão bem à noite que esqueceu de utiilizar o medicamento.Caso 1 Após as seis semanas de tratamento quiroprático.  . Animado com os resultados. relatou um aumento no fluxo de ar e a frequência de uso de Ventolin caiu substancialmente.  Desde então o paciente não sentiu necessidade de usar a medicação.

 Também reportou estar sentindo-se menos cansada e com intenção de continuar o tratamento quiroprático após o estudo.  Principais sintomas: opressão no peito e tosse. com maior facilidade para respirar e diminuição da tosse.  .Caso 2 Mulher de 56 anos com diagnóstico de asma cinco anos antes.  Depois de duas semanas de tratamento relatou estar se sentindo muito melhor.

 Ao final do estudo ela afirma conseguir jogar uma partida inteira sem fazer uso da medicação e poder dormir a noite inteira sem interrupção.  Jogadora de rugbi.Caso 3 Mulher de 26 anos que sofre de asma desde a infância.  .  Também diz levantar uma vez por noite com chiado no peito para fazer uso do inalador. precisa parar algumas vezes durante todos os jogo para utilizar Ventolin.

Fisiopatologia da Asma Duas fases:  A fase inicial é rápida. A fase crônica é uma resposta inflamatória progressiva que exacerba a broncoconstrição iniciada na primeira fase através de mecanismos de feedback positivo.  . causada pela liberação de histamina pelos mastócitos. Estímulo da constrição da musculatura lisa brônquica e excesso de produção e secreção de muco.

 Os linfócitos T se originam na medula óssea e migram para o timo onde são maturados e liberados como células CD4+ or CD8+. Evidências sugerem que nos asmáticos há uma superprodução de linfócitos T CD4+. As CD4+ são linfócitos T que produzem citocinas. necessárias para resposta imune. que causam uma hiperatividade da resposta imune. As CD8+ são natural killers que combatem antígenos.  .A fisiopatologia da asma é causada por uma desregulação dos linfócitos T.

quarto e quinto nervo cervical. Foi hipotetizado que o desalinhamento da coluna cervical superior pode criar reflexos espinhais localizados. que inerva o diafragma.Tratamento quiroprático da asma    O mecanismo de ação da quiropraxia sobre a asma baseia-se na proposição de que o ajuste espinhal pode modificar a atividade do sistema nervoso autônomo. recebe fibras no terceiro. afetando tanto o tronco cerebral quanto os neurônios motores da coluna espinhal e suas sinapses. . O nervo frênico. O centro respiratório é encontrado no bulbo e na ponte do tronco cerebral.

 . da função pulmonar. uma disfunção nesses nervos pode comprometer o movimento das costelas e então. dessa forma. e nervos simpáticos eferentes que surgem dos segmentos de T2-T5.  Os pulmões são inervados pelos plexos pulmonares. que são formados a partir de ramos de do nervo vago.Tratamento quiroprático da asma Os músculos abdominais que elevam e deprimem as costelas durante a respiração são invervados pelos nervos tóracicos superiores.

 Também é sugerido que a correção das disfunções da coluna vertebral pode reduzir a nocicepção e tônus da musculatura lisa. reduzindo desta forma os sintomas da asma. o aumento na atividade simpática seria benéfico.  Provas que o tratamento quiroprático pode causar aumento na atividade do sistema nervoso simpático são apoiadas por dados de base neurológica.  . Portanto.Tratamento quiroprático da asma É suposto que há uma depressão do sistema nervoso simpático em indivíduos asmáticos.

Tratamento quiroprático da asma Conclusão Os três casos evidenciaram uma melhora respiratória. porém é necessário realizar um estudo com uma população maior.  A melhora dos pacientes evidencia que a quiropraxia pode ser usada como um tratamento complementar para a asma. pois há indícios de que a prática melhor a vida do paciente asmático.  .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful