You are on page 1of 8

TEMA: A importncia dos Equipamentos de proteo individual (EPIs) de segurana no trabalho para as empresas do ramo de construo civil Adriana

Guimares Leite (UEPB)- adrypolbar@gmail.com Anny Kiev Pereira Braz (UEPB)- anny_kiev@hotmail.com Larissa Arajo Batista (UEPB)- larissaabatista@hotmail.com

Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar os equipamentos de proteo individual (EPI), como um recurso de aprimoramento processual no que diz respeito a segurana, uma vez que esta ferramenta busca a melhoria contnua, investindo na qualidade de vida no trabalho. A sua fundamentao terica aborda os conceitos referentes a Sade e Segurana Ocupacional (S&SO),a segurana no trabalho na construo civil, riscos e perigos no trabalho e os equipamentos de proteo individual na construo civil tomando por base pesquisa bibliogrfica. Pretendendo demonstrar aos administradores a relevncia que estes equipamentos tm para as empresas no ramo de construo civil, conscintizando-os sobre os benficios da utilizaodos mesmos. Palavras chave: equipamentos, segurana, construo.

INTRODUO A OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series), Srie de Avaliao de Sade e Segurana Ocupacional, uma ferramenta que permite uma empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nvel do desempenho da Sade e Segurana do Trabalho por ela mesma estabelecido. A fim de implementar o sistema, as organizaes deixaro claras a estrutura e responsabilidades de cada membro; o treinamento, a conscientizao e competncia; Consulta e comunicao; Documentao; Controle de documentos e de dados; Controle operacional; preparao e atendimento a emergncias. Este sistema de gesto contribui para uma maior segurana no que se refere a utilizao dos equipamentos de proteo individuais, pois, certifica a sua utilizao proporcionando a obteno de xito para as empresas do ramo de construo civil, no que fazem jus a utilizao destes equipamentos. Algumas construtoras, como tambm, construes no regularizadas desconhecem os benefcios que a OHSAS 18001 pode agregar a seus processos e atuar como fator de valorizao da atividade desempenhada pela empresa A segurana e sade ocupacional um tema abordado pela OHSAS 18001,que visa seguir Normas Regulamentadoras para otimizar a qualidade contida nos ambientes de trabalho, dentre elas, destacar-se- a NR-6 e NR-18.

FUNDAMENTAO TERICA1.0 Uma viso geral sobre a S&SO A ISO (International Organization for Standardization) considerou a Sade e Segurana Ocupacional como sendo um tema que no era de interesse internacional, devido a essa viso, sob a liderana do BSI (British Standard Institution) as seguintes organizaes uniram-se e elaboraram a norma OHSAS 18001:1999(Occupational Health and Safety Assessment Series):

O modelo do SGS&SO (Sistemas de Gesto da Segurana e Sade Ocupacional),para Cerqueira (2006), tem o objetivo de reduzir os nveis de riscos existentes; implantar e implementar programas de treinamento; introduzir requisitos adicionais; eliminar ou reduzir os nveis de incidentes ou de acidentes com ou sem afastamento; assegurar qualidade de vida no trabalho.

2.0 A Segurana no Trabalho na construo civil Segundo o Cdigo brasileiro de Ocupao (CBO), segurana do trabalho pode ser entendida como: Conjuntos de medidas que so adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. 3.0 Perigos e riscos Enquanto GUALBERTO (1990) defende a existncia de trs linhas de defesa da sade do trabalhador: a) Eliminar todas as possibilidades de gerao de riscos na fase de concepo ou na correo de um sistema de produo; b)Usar solues coletivas constitudas dos equipamentos de proteo coletiva (EPC); c) Proteger individualmente em suas diversas formas de aplicaes, MELO apud MESQUITA(1999) enumera as seguintes medidas de proteo de riscos, como sendo as mais importantes com relao ao trabalho: a) Seleo mdica e profissional; b) Exames mdicos peridicos; c) Rodzio ou limitao do tempo da exposio; d) Limpeza: higiene pessoal e das roupas; e) Equipamentos de proteo individual (EPI).

4.0 Equipamentos de Proteo individual na construo civil

A ANDEF elenca alguns EPIs no Manual de Uso Correto de Equipamento de Proteo Individual: Luvas Equipamento de proteo mais importante, pois protege a parte do corpo com maior risco: as mos. Devendo ser impermevel a produtos qumicos; Mscaras ou respiradores evita a inalao de vapores orgnicos, nvoas ou finas partculas txicas atravs da vias respiratrias; Viseira facial protege os olhos e o rosto contra respingos durante o manuseio e a aplicao dos produtos, devendo ter a maior transparncia possvel e no distorcer as imagens, e ser revestida com veis para evitar corte; Jaleco e caa hidro-repelentes - protege o corpo dos respingos do produto formulado. Confeccionado de tecido de algodo com tratamento hidro-repelente que ajuda a evitar o molhamento e a passagem de produto txico para o interior da roupa; Bon rabe protege o couro cabeludo e o pescoo de respingos e do sol. Tambm confeccionado em tecido de algodo com tratamento hidro-repelente; Botas sua funo proteger os ps, deve ser impermevel, preferencialmente de cano alto e resistente aos solventes orgnicos. Capacetes- protegem a cabea contra os riscos de queda de objetos na sua rea de trabalho. Abafadores de rudos- tambm chamados de protetores auriculares, projetado para reduzir contra a exposio de rudos prejudiciais

RESULTADOS ENCONTRADOS De acordo com a pesquisa divulgada pela revista CIPA de fevereiro em 1997 sobre os acidentes de trabalho nas principais atividades econmicas, realizada pela Secretaria de Segurana no Trabalho teve como fonte de dados os benefcios pagos por mortes e invalidez resultantes dos acidentes no trabalho, fornecidos pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social e pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A qual teve no ano de 1995, no Brasil os seguintes resultados: 437 mortes, 452 casos de invalidez permanente, 697 casos de incapacidade parcial permanente. Deixando o ramo da construo civil em segundo lugar nos casos de acidentes fatais e invalidez permanente e em quarto lugar nos casos de incapacidade parcial permanente. As empresas que adotam o sistema de sade e segurana no trabalho, e recebem a certificao do OHSAS 18001, conseguem se destacar perante o mercado de trabalho, com a possibilidade de atrair os melhores profissionais, bem como possuir um diferencial competitivo diante dos concorrentes. Portanto, a utilizao dos EPIs pelos funcionrios da construo civil, um fato que torna a empresa mais suscetvel a ter um clima organizacional benfico e conseqentemente aumenta a produtividade.

CONCLUSO Os trabalhadores esto habituados a conviver com a precariedade das condies de trabalho e desenvolvem o senso comum de que esta cultura habitual normal na atividade funcional. Existe a possibilidade de as empresas fecharem suas portas devido indenizao por acidente no trabalho, sem desconsiderar o fato de perda de tempo, materiais e na produo bem como levar a encargos com advogados. Seria mais simples investir em preveno e em regularizao da segurana, evitando futuras complicaes legais. Destarte, se faz necessrio a existncia da conscientizao por parte dos administradores no que diz respeito responsabilidade social para com seus funcionrios, de modo que, o que precisa ser colocado em questo no apenas a imagem positiva da organizao, mas tambm o bem estar do funcionrio e o envolvimento do risco de vida das pessoas. Diante do fato da inexistncia de fiscalizao adequada, surge uma contribuio para que haja certa resistncia sobre a implementao de sistemas de sade e segurana ocupacional, por parte dos administradores das organizaes do ramo de construo civil.

REFERNCIAS
ARAJO, Nelma Miriam Chagas de. Custo de implantao do PCMAT (programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo) em obras de edificaes verticais um estudo de caso. 1998. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo), Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa. http://www.4shared.com _Equipamentos de Proteo Individual - (acesso em 01/12/2008) http://www.uepg.br/denge/eng_seg_2004/TCC/TCC%2031.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Ohsas (acesso em 27/11/2008) http://www.ministriodotrabalho.org.br (acesso em 27/11/2008) http://www.andef.com.br/epi/ (acesso em 24/11/2008) CERQUEIRA, Jorge Pedreira de. Sistemas de Gesto Integrados: ISO 9001, NBR 16001, OHSAS 18001, SA 8000: Conceitos e aplicaes. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2006. MESQUITA, Luciana Sobreira de. Gesto da segurana e sade no trabalho: um estudo de caso em uma empresa construtora. 1999. Dissertao de mestrado em engenharia de produo, universidade federal da Paraba, Joo Pessoa. GUALBERTO, A.F. As linhas de defesa da sade do trabalhador. 1995. Artigo (Mestrado em engenharia de produo), Universidade Federal da Paraba, Joo pessoa. RAZENTE, Carmen Reche Garcia; Thomas, Dlcio Lenir; Duarte, Walter Moisis Chaves. Proteo contra acidentes de trabalho em diferena de nvel na construo civil. 2005. Trabalho de concluso de curso apresentado para obteno do ttulo de Especializao em Engenharia de Segurana do Trabalho.Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paran. Revista CIPA- Caderno Informativo de Preveno de Acidentes. Os Acidentes de Trabalho nas Atividades Econmicas. So Paulo: CIPA Publicaes, ano xviii, n. 207, p. 42-72, 1997.

You might also like