You are on page 1of 21

QUA-BIOENERGTICA NO SISTEMA MSCULOESQUELTICO

Faa clique para editar o estilo Trabalho realizado por: Maria Jos Oliveira

4/24/12

Os distrbios no sistema msculoesqueltico so causas importantes de dor crnica e de incapacidade fsica. Embora os componentes desse sistema possam apresentar um bom desempenho com o uso, eles podem sofrer desgastes, leses ou inflamaes. As leses sseas, musculares e articulares so muito frequentes e com gravidade varivel levando inflamao que uma resposta natural irritao ou leso tissular.

O mal-estar, a sensao de desconforto, a dor, mobilizam a pessoa a fazer algo para recuperar a harmonia e o bem-estar, ou ficar curada
4/24/12

muito mais fcil tomar um comprimido para aliviar uma dor de cabea do que compreender a mensagem que o organismo est sinalizando.

4/24/12

corpo humano possui inteligncia fisiolgica cuja funo bsica manter a homeostase do organismo diante de todos os estmulos do mundo exterior e interior.

equilbrio conseguido atravs da livre circulao de energia do organismo, assim como atravs de trocas contnuas entre o corpo humano e o meio ambiente.

Esse fluxo contnuo de energia que nos mantm vivos. Quando a circulao de energia no ocorre de forma adequada, surgem as doenas.
4/24/12

doena passa a expressar-se em algum tecido, rgo ou vscera, acompanhada de padres mentais e emocionais bem determinados. funo bsica da qua-bioenergtica ajudar o paciente a desenvolver uma conscincia do processo de vida e dos mecanismos (obstculos e iluses) que se criam para gerar a doena e ajud-lo a entrar em sintonia com os seus prprios recursos de cura.

4/24/12

gua serve de condutora neste processo, actuando tanto na superfcie do corpo como em todo o organismo: Metabolismo Psique Sistema nervoso Crdio-respiratrio Renal Msculo esqueltico e outras

4/24/12

No

sistema msculo-esqueltico a soluo passa por desmemoriar os tecidos e por os libertar das tenses e emoes que tm. alterao do tecido conectivo (fscia) a base para as alteraes das tenses musculares, viscerais e outras. desconfigurao traumtica que ocorre atravs do reequilbrio somato-emocional excelente para libertar a parte somtica e a parte emocional que se encontram armazenados no corpo, dissolvendo as barreiras que foram criadas e restaurando assim a capacidade de recuperao e de 4/24/12 funcionamento, eliminando resduos celulares e

Com

a eliminao dessas tenses ou memrias que se consegue que muitos tratamentos resultem e se obtenham os seus resultados.

4/24/12

EFEITOS TERAPUTICOS
Na

escoliose como exemplo, a sua soluo passa pela desmemorizao celular, pela libertao de energia nervosa e pela alterao da fscia, libertao mio-fascial e em alguns casos visceral, tambm a correco da bacia ou perna curta e por muitas outras abordagens.

4/24/12

EFEITOS TERAPUTICOS
No

sistema motor a qua-bioenergtica tem efeitos positivos na dor, edema, articulaes, espasmos e marcha. sistema sensorial e corporal: facilitando o equilbrio tendo como a aco da flutuao e da turbulncia-pompage.

No

4/24/12

EFEITOS TERAPUTICOS
A

hrnia discal consiste na propulso da parte do ncleo pulposo atravs do anel fibroso envolvendo tipicamente o disco com sinais de degenerao. a qua-bioenergtica proporciona o aumento do espao intervertebral e o alvio da dor aproveitando as propriedades fsicas da gua:

Aqui

Densidade, presso hidrosttica, flutuao e impulso.


4/24/12

CASO CLNICO I
Criana

de 11 anos

Diagnstico clnico:
-

Dfice cognitivo moderado, - Epilepsia, - Ataxia ps-encefalite da varicela

acompanhado e avaliado periodicamente no hospital D. Estefnia em Neurologia Peditrica e com apoio de fisioterapia. 4/24/12

CASO CLNICO I
Este

jovem apresenta dificuldades de aprendizagem, dependncia parcial nas suas actividades dirias e anda com a ajuda de talas nas pernas e ps. Tem dificuldade em adormecer. tratamento no gabinete com terapia Sacro-Craneana, 1 vez por semana, e AquaBioenergtica, uma vez por ms.

Iniciou

4/24/12

CASO CLNICO I
Aps

um ms de terapia foi consulta de Neurologia, onde lhe foram retiradas as talas e receitadas palmilhas, tendo sido suspensa a operao aos ps. A mdica aconselhou os pais a continuarem com a terapia. avaliao escolar, um ano depois, alcanou progressos a todos os nveis, nomeadamente na integrao, onde passou a demonstrar maior interesse e participao nas actividades de turma e uma maior interaco com os colegas. Passou de classe.
4/24/12

Na

CASO CLNICO I
Passados

2 anos, este jovem adquiriu uma maior autonomia, alcanando os objectivos esperados pelos pais.

4/24/12

CASO CLNICO II
Menina,

21 meses

Diagnstico clnico:
-

Dfice cognitivo.

primeira vez que recorreu terapia AquaBioenergtica foi aos 3 meses de vida para corrigir um torcicolo provocado no parto.

4/24/12

CASO CLNICO II
Retomou

a terapia aos 21 meses. Apoiava-se apenas em bico-de-ps, no abria as mos, tinha espasmos e no identificava nada pelos nomes. O seu desenvolvimento era lento e no se expressava oralmente. 1 ms, j identificava as pessoas, abria as mos e apontava, apoiava a planta dos

Passado

4/24/12

CASO CLNICO II
ps no cho e raramente tinha espasmos.

Com

1 ano de terapia comeou a frequentar a creche, tendo um bom relacionamento com os colegas. Comeou a falar.

4/24/12

REFERNCIAS
-

Bates, A. Hanson - exerccios aquticos teraputicos Dr. John Upledger libertao somato emocional

- Campion,M.R Hidroterapia princpios e prtica


-

Kisner C ; Golbi Exerccios teraputicos, fundamentos e tcnicas 1998


4/24/12

- Mc Murray 1998

REFERNCIAS
-

Prevedel e Al. 2003 Repercusses maternas e perinatais da hidroterapia na gravidez

Cunha,M.CB;Labronni R.H.D.D. ;Oliveira,A.SB &Garbai,A.A.-hidroterapiaver.neurocincias v.6,n3 1998


-

- Gois C.w-identidade vivncia-2002


-

Morris,D.M.-Aquatic rehabilitation for

4/24/12

Fica sempre com o rio da vida Nunca tentes ir contra a corrente Nem tentes ir mais depressa que o rio Move-te apenas em absoluto relaxamento A fim de que em cada movimento estejas vontade e em paz com a existncia. Osho

4/24/12

You might also like