You are on page 1of 14

Tecnocincia e tica

Cincia

Tecnocincia
Tecno (provm de Tcnica)

Cincia

A cincia consiste num conjunto de verdades, logicamente encadeadas entre si de modo a fornecerem um sistema coerente. Proporciona ao Homem um conhecimento objetivo da realidade por recorrer a mtodos cientficos. O conhecimento cientfico depende muito da lgica.

Tcnica
A tcnica permite ao Homem:
dominar a natureza para poder satisfazer as suas necessidades;
criar um novo mundo com novos objetos e instrumentos.

criar regras, normas ou protocolos que se utilizam como meio para chegar a uma certa meta.

Francis Bacon

Para Bacon, a tcnica um ser supremo, o instrumento para a transformao da natureza e para a edificao de uma sociedade ideal.

A cincia, como saber, e a tcnica, como prtica, tornaram-se dependentes uma da outra. Nos dias de hoje a investigao proposta e apoiada por empresas ou governos que tm interesses no alargamento de determinados conhecimentos.

A cincia constitui a fonte da tecnologia e fornece-lhe as formas e o saber que iro permitir criar tecnologias; Por outro lado, o progresso da cincia est dependente dessas tecnologias; Mas, e apesar das suas diferenas, a cincia e a tecnologia esto intimamente interligadas fazendo com que, embora seja possvel fazer a sua distino, na prtica impossvel separ-las.

Tecnocincia
Relao bilateral entre cincia e tecnologia, ou seja, enquanto uma parte fornece recursos tericos a outra fornece artefatos tecnolgicos; So domnios interdependentes; impulsionada pelo capitalismo/neoliberalismo; Pode ser responsvel pelos problemas que afligem a humanidade:

Misria

Degradao do meio ambiente

Desflorestao

Poluio

A tecnocincia tem exercido um papel fundamental na evoluo do mundo a revoluo tecnolgica provocou efetivamente a passagem de um tipo de sociedade para um outro tipo totalmente diferente sociedade tecnolgica, dotada de ferramenta tcnica cientfica para compreender e qualificar o mundo atual.

Vantagens
- O ser humano pode desenvolver o seu conhecimento e fazer um maior controlo do mundo em que vive para uma melhor qualidade de vida, o que proporciona ao homem a satisfao das suas principais necessidades; - O mundo torna-se uma aldeia global em que tudo e todos se tornam mais prximos. H uma maior facilidade de comunicao e disperso da informao; - Aumento da qualidade de vida(novo estilo de vida);

Desvantagens
- Permite ao homem o desenvolvimento material, mas no o do prprio ser humano; - Cria necessidades, em vez de as satisfazer; - Aumento da capacidade destrutiva dos aparelhos militares; - Impacto ambiental; - Desumanizao; - Desrespeito pelos direitos humanos em prol do avano cientfico; - Utilizao de conhecimentos potencialmente benficos para fins errados.

Principais consequncias negativas da Tecnocincia

Guerra blica; Terrorismo; Guerra dos media;

Corrida pelos recursos;


Discrdia entre povos referente a questes ticas; Maior contraste social;

Algumas aplicaes no dia-a-dia


Clonagem Robtica Eutansia Manipulao gentica

Concluindo
No podemos recusar ou ignorar o desenvolvimento e progresso que o avano tecnolgico permitiu

humanidade. No entanto, importante estar atento para


que esse desenvolvimento no leve autodestruio do mundo e do Homem. Por isso, o ser humano ter de definir limites entre o que essencial e suprfluo, que permitam encontrar o bem-estar e a felicidade. A inteno de construir o nosso mundo permevel ao tratamento cientfico. L.H. Hegenberg

Cludia Pereira, n3

Cristina Machado, n4
Patrcia Pinto, n22 Tiago Vasconcelos, n27

11A

You might also like