You are on page 1of 29

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE ENGEHARIA ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANA NO TRABALHO

NR 18
18.12. Escadas, Rampas e Passarelas

ESCADAS E RAMPAS: Utilizadas na indstria da construo; Uso temporrio; Transpor pisos com diferena de nvel; Possuem inclinao.

PASSARELAS:

Utilizadas na indstria da construo; Uso temporrio; Transposio sobre escavaes; Transposio de vos cujas margens esto no mesmo nvel; Horizontais.

ESCADAS RAMPAS E PASSARELAS: Podem ser definidas conforme o ngulo de inclinao com a horizontal.

CONSIDERAES GERAIS:

Madeira resistente; Boa qualidade; Sem ns;

Sem rachaduras;
Completamente seca;

CONSIDERAES GERAIS: No permitido o uso de pintura que encubra imperfeies, podendo-se aplicar produtos conservantes (vernizes, selantes, imunizantes).

CONSIDERAES GERAIS: Podem ser de estrutura metlica ou de material que resista aos esforos solicitantes. Devem ser dotadas de corrimo e rodap. Deve possuir sistema ranhuras, rguas, frisos). antiderrapante (chanfros,

CONSIDERAES GERAIS:

A transposio de pisos com diferena de nvel superior a 0,40m (quarenta centmetros) deve ser feita por meio de escadas ou rampas. obrigatria a instalao de rampa ou escada provisria de uso coletivo para a transposio de nveis como meio de circulao de trabalhadores.

ESCADAS: ESCADAS PORTTEIS: De uso individual (de mo); Dupla (cavalete de abrir); Extensvel. ESCADAS FIXAS: Gaiola (marinheiro); De uso coletivo

ESCADAS PORTTEIS Consideraes Gerais: Recomenda-se a colocao da indicao do ngulo de segurana que permita identificar a inclinao segura das escadas de mo e extensveis; Recomenda-se o controle e manuteno permanente das escadas;

ESCADAS PORTTEIS Escadas de mo:

Acessos provisrios e servios de pequeno porte;

At 7 metros de extenso;
Degraus com espaamento uniforme, variando entre 25 e 30 cm;

Escada de mo: proibido colocar...

... nas proximidades de portas ou reas de circulao;

... onde houver risco de queda de objetos ou materiais;


... nas proximidades de vos e aberturas.

Escada de mo: Deve...

... ultrapassar 1 metro o piso superior; ... ser fixa nos pisos superior e inferior, ou ser dotada de dispositivo que impea seu escorregamento; ... ser dotada de degraus antiderrapantes; ... ser apoiada em piso resistente.

Sistemas Antiderrapantes:

Sistemas de Fixao:

Det1

Det2

Det3

Escada de mo

Deve-se fazer uso das duas mos ao transpor uma escada;

Eventuais cargas ou equipamentos devem ser iados;

ESCADAS PORTTEIS Escadas de abrir:

Rgida e estvel; Comprimento mximo de 6m, quando fechada; Provida de dispositivos que a mantenham com abertura constante, com sistema antibelisco.

ESCADAS PORTTEIS Escada extensvel:

Duas sees.
Servios de pequeno porte; Dispositivo limitador de curso, fixado no quarto vo a contar das catracas; Sobreposio de 1 metro.

ESCADAS FIXAS Escadas provisrias de uso coletivo: Devem ser dimensionadas em funo do fluxo de trabalhadores; Largura mnima de 80 centmetros; Patamar intermedirio a cada 2,90 metros. Os patamares devem ter largura e comprimento no mnimo iguais largura da escada.

ESCADAS FIXAS Escadas tipo marinheiro: Estrutura metlica (em geral); Acesso lugares elevados ou de profundidade; Montantes inferiores podem ser chumbados no piso ou fixo na parede; Montantes superiores devem ultrapassar 1 metro a superfcie que se deseja atingir.

ESCADAS FIXAS Escadas tipo marinheiro: Escadas com 6 ou mais metros de altura deve ser provida de gaiola protetora a partir de: 2 metros acima da base 1 metro acima da ltima superfcie de trabalho. Para cada lance de 9 metros deve existir: Patamar intermedirio de descanso, protegido por guarda-corpo e rodap.

ESCADAS FIXAS Escadas tipo marinheiro: A abertura inferior da gaiola de proteo deve ser 10 cm maior que o restante da estrutura.

Plataforma com espao mnimo para descanso de 60x60cm.

ESCADAS FIXAS Escadas tipo marinheiro: Degraus espaados uniformemente, de 25 a 30 cm; Degraus com largura entre 45 e 50 cm; Degraus afastados 15 a 20 cm da parede;

ESCADAS FIXAS Escadas tipo marinheiro: Consideraes permitido apenas um trabalhador numa seo compreendida entre os pontos de fixao da escada; O trabalhador deve estar com as mos livres; Deve-se transpor a escada com o corpo para frente; As mos devero apoiar os degraus;

No deve passar nenhum tipo de tubulao no interior da gaiola;

RAMPAS E PASSARELAS

So dimensionadas trabalhadores;

em

funo

do

fluxo

de

Devem ser fixadas nos pisos superior e inferior;

Rampas dever ter inclinao mxima de 30;


Ser provida de peas transversais para apoio dos ps, se a rampa possuir inclinao maior que 18;

RAMPAS E PASSARELAS No devem existir ressaltos entre o piso da rampa ou passarela e a superfcie do terreno ; Os apoios de extremidade das passarelas devem ultrapassar no mnimo, de cada lado, do vo total; Deve ser garantida a estabilidade dos taludes nos terrenos naturais; reas prximas ao acesso devem ser protegidas por guarda-corpo.

You might also like