You are on page 1of 2

Expanso Cafeeira e Origens da Indstria no Brasil Trabalho por Fernanda Branco Corra, estudante de Economia @ , Em 22/04/2003 5 Tamanho da fonte:

a- A+ SILVA, Srgio. Expanso cafeeira e origens da indstria no Brasil. So Paulo: Alfa Omega , 1976. Cap. III, Economia cafeeira. Pp. 49-76. A produo brasileira de caf cresceu rapidamente durante o sculo XIX, principalmente a partir de 1870/80, acompanhado de um deslocamento da produo do Rio de Janeiro par a So Paulo; do porto do RJ para o de Santos. O autor aborda, ento, as relaes de prod uo para destacar a importncia deste crescimento, que permitiu o desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Os pontos levantados so:

A substituio da mo-de-obra escrava pela assalariada. Os assalariados eram na maiori a imigrantes, assinavam um contrato padro de um ano, que determinavam salrios prat icamente rgidos e que permitiam que o assalariado desenvolvesse uma cultura de su bsistncia o colono preferia a cultura intercalada, pois assim trabalhava menos, c ontudo esta s era possvel com plantaes novas, onde o p de caf era pequeno e as terras frteis. Com o desenvolvimento da cultura de caf, proibia-se a cultura intercalada, tendncia reforada pelas superprodues. A imigrao entre regies tornou a mo-de-obra abu nte, o que fez os salrios baixarem. J os imigrantes europeus no aceitavam as duras condies sem lutas, e acabavam por abandonar a produo ao final do contrato. Esta inst abilidade da mo-de-obra viria a ser um obstculo cafeeicultura. A mecanizao do beneficiamento do caf, permitido em grande parte pela substituio da mode-obra em condies assalariadas precrias. As novas culturas no Estado de So Paulo pa ssaram, com a instabilidade da mo de obra, a investir em mquinas. O investimento e ra grande, contudo o retorno idem o preo do caf beneficiado por mquinas era maior. A mecanizao no deve ser subestimada: permitiu a produo a distncias maiores; enfatizava a separao dos trabalhadores dos meios de produo, j que as mquinas eram caras; e ainda , s se justificava investimentos em mquinas se a produo fosse em larga escala, o que implica grandes propriedades. Assim a economia cafeeira constituiu-se em indstri a do caf. A construo de uma rede de estradas de ferro. O aumento da produo s foi possvel com as estradas de ferro, j que as tropas de mula no comportariam milhes de sacas. Alm diss o, o preo do transporte diminuia seis vezes com as ferrovias. Empresas estrangeir as (britnicas) investiram nas linhas, assim como companhias organizadas pelo capi tal cafeeiro brasileiro. Constituia-se assim uma infra-estrutura necessria ao des envolvimento do capitalismo.

A relao entre o financiamento e a comercializao da produo com a criao de um sistema c rcial e bancrio. A transformao da cafeicultura forma a burguesia cafeeira. Mas a ec onomia e o capital cafeeiro ultrapassam as plantaes: a burguesia cafeeira no s dirig ia a produo, como tambm a financiava aos poucos os grandes capitalistas do caf estab eleciam-se no centro urbano de So Paulo e deixava a administrao da cultura nas mos d e subordinados. As casas de exportao tornam-se os primeiros bancos brasileiros. Alm disso, os capitalistas comandam o aparelho de Estado, tanto regional quanto fed eral. O capital cafeeiro apresentava ento caractersticas de capital agrrio, capital indus trial, capital bancrio e capital comercial estas fraes do capital no eram autnomas ne m eram preenchidas por fraes de classe correspondentes, mas eram o germe destas. A s funes desenvolvidas pelo capital cafeeiro relacionavam-se intimamente entre si, e a funo dominante era a comercial. Teoricamente, distingue-se ento o capital cafei ro entre grande capital e mdio capital: o primeiro definia a burguesia comercial;

o segundo, a burguesia agrria (note que na prtica estas fraes de classe se confundi am). A dominao do capital comercial , primeiramente, fruto das fracas relaes de produo capitalistas: domina a produo e a submete a seus interesses; a acumulao realiza-se n o nvel comercial, freando as foras produtivas. Em segundo lugar, a dominao se deve a o papel agrrio-exportador desempanhado pela economia brasileira

You might also like