You are on page 1of 36

Marcos histricos na Administrao da Produo e Operaes

Administrao da Produo e Operaes I

ADMINISTRAO DA PRODUO E OPERAES. 8 Edio Norman Gaither e Greg Frazier Editora Thomson Pioneira. 2004 e ADMINISTRAO DE PRODUO E OPERAES Manufatura e Servios: uma abordagem estratgica. CORRA, Henrique L. e Carlos A. Corra. Editora Atlas, 2004.

Evoluo da rea
rea nasce manufatureira e detalhista
Expande-se para tornar-se estratgica Incorpora o tratamento de servios Passa a tratar de redes de operaes

A Administrao da Produo e Operaes evoluiu at sua forma presente adaptando-se aos desafios de cada nova era. A Figura a seguir ilustra que a APO atualmente uma interessante combinao de prticas consagradas do passado e de uma busca de novas maneiras de gerenciar sistemas de produo.

Figura do livro: ADMINISTRAO DA PRODUO E OPERAES. 8 Edio de Norman Gaither e Greg Frazier. Editora Thomson Pioneira. 2004

MARCOS HISTRICOS NA APO


So seis desenvolvimentos histricos que apresentados a seguir para entendermos a origem da APO:

A Revoluo Industrial;
O perodo Ps-guerra Civil; A administrao cientfica; As relaes humanas e o behaviorismo; A pesquisa operacional; e A revoluo dos servios.

A REVOLUO INDUSTRIAL
Sempre existiram sistemas de produo. As pirmides egpcias, o Partenon grego, a Grande Muralha da China e os aquedutos e estradas do Imprio Romano atestam a indstria dos povos da Antiguidade. Mas as maneiras pelas quais esses povos antigos produziam produtos eram bem diferentes dos mtodos de produo atuais. Os sistemas de produo anteriores a 1700 muitas vezes so chamados de sistemas caseiros, porque a produo dava-se nas casas ou cabanas, onde os artesos orientavam aprendizes a executarem trabalho manual nos produtos.

Na Inglaterra de 1700 ocorreu um desenvolvimento ao qual nos referimos como Revoluo Industrial.

Esse avano envolveu dois elementos principais: a difundida substituio da fora humana e da gua pela fora mecanizada; e o estabelecimento do sistema fabril.

O motor a vapor, inventado por James Watt em 1764, forneceu a fora motriz para as fbricas e estimulou outras invenes da poca.

Watt, 1776 e seu motor a vapor

O grande nmero de trabalhadores congregados em fbricas criou a necessidade de organiz-los de uma maneira lgica para produzirem produtos.

A publicao de A riqueza das naes, de Adam Smith, em 1776, avaliava os benefcios econmicos da diviso do trabalho, tambm chamada especializao de mo-deobra, que dividia a produo em tarefas menores, especializadas, que eram atribudas aos trabalhadores ao longo de linhas de produo.
Dessa forma, as fbricas do final dos anos 1700 desenvolveram no somente maquinaria de produo, mas tambm maneiras de planejar e controlar o trabalho. A Revoluo Industrial se espalhou da Inglaterra para outros pases europeus e para os estados Unidos.

Em 1790, Eli Whitney, inventor americano, desenvolveu o conceito de peas intercambiveis. Whitney projetou rifles para serem fabricados pelo governo americano numa linha de montagem de tal forma que as peas fossem produzidas com uma tolerncia que permitisse que cada pea se encaixasse corretamente desde a primeira vez.

Eli Whitney

Mosquete Charleville 1763, produzido em 1798 por Eli Whitney com peas intercambiveis

American System of Manufacture

Mquina de costura Singer (1854) Samuel Colt e seu revolver Colt 1885

Lanadas as bases para o surgimento da industria automobilstica

PERODO PS-GUERRA CIVIL AMERICANA


Uma nova era industrial para os Estados Unidos foi conduzida com a chegada do sculo XX. O perodo ps-Guerra Civil montou o cenrio para a grande expanso da capacidade de produo no novo sculo. A abolio do trabalho escravo, o xodo de trabalhadores do campo para as cidades e a macia influncia de imigrantes no perodo de 1865-1900 forneceram uma grande fora de trabalho para os centros urbanos industriais em franco desenvolvimento.

O final da Guerra Civil testemunhou o incio de modernas formas de capital atravs do estabelecimento de companhias com aes em comum.
Esse desenvolvimento levou separao entre o capitalista e o empregador, com os administradores se tornando empregados assalariados dos financistas que possuam o capital.

ADMINISTRAO CIENTFICA
Frederick Taylor nasceu no estado da Filadlfia, nos USA em 1856, foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoo ao trabalho e poupana. Iniciou sua vida profissional com operrio de fabrica, formou-se em Engenharia em 1885 e foi trabalhar em uma grande empresa siderrgica, onde desenvolveu estudos que deram base para formular sua teoria, na qual ela analisou a empresa a partir dos nveis operacionais em direo ao invs de direo.

Seu trabalho acontece em um perodo da histria Americana, logo aps a guerra civil, onde a industria vivia intensas mudanas. Os donos do capital tornavam-se cada vez mais ricos com a produo em massa, e as pequenas fbricas tornavam-se grandes plantas. Por outro lado o trabalhador recebia muito pouco pelos seus esforos, alm dos problemas que eram gerados pelas ms condies de trabalho. Nessa poca a gerencia das fbricas trabalhavam com um sistema de bnus (premiao), que acreditavam ser suficientes para resolver todos os conflitos.

Frederick Winslow Taylor (Filadlfia, 20 de Maro de 1856 Filadlfia, 21 de Maro de 1915

Frederick Winslow Taylor conhecido como o pai da administrao cientfica. Ele estudou os problemas fabris de sua poca cientificamente e popularizou a noo de eficincia obter o resultado desejado com o menor desperdcio de tempo, esforo e materiais.

Taylor trabalhou durante seis anos na Midvale Steel Company, na Pensilvnia. Durante esses anos, ele progrediu rapidamente de operrio a mecnico, a encarregado, a mecnico de manuteno, chefe e, finalmente, a engenheiro chefe, enquanto, ao mesmo tempo, freqentava a escola para receber um diploma em engenharia mecnica.

Na Midvale Steel, suas investigaes cientficas levaram a melhorias na eficincia dos trabalhadores que resultaram em grandes economias em custos de mo-de-obra.

Sculo XX Taylor e alguns princpios da administrao cientfica


Desenvolver uma cincia que pudesse aplicar-se a cada fase do trabalho humano (diviso do trabalho), em lugar dos velhos mtodos rotineiros; Selecionar o melhor trabalhador para cada servio, passando em seguida a ensin-lo, trein-lo e form-lo, em oposio prtica tradicional de deixar para ele a funo de escolher mtodo e formar-se; Separar as funes de preparao e planejamento da execuo do trabalho, definindo-as com atribuies precisas; Especializar os agentes nas funes correspondentes; Predeterminar tarefas individuais ao pessoal conceder-lhes prmios quando realizadas; Controlar a execuo do trabalho. e

Frederick Taylor

O grande marco da administrao cientfica ocorreu na Ford Motor Company no incio do sculo XX.
Henry Ford (1863-1947) projetou o Ford Modelo T para ser construdo em linhas de montagem. As linhas de montagem da Ford incorporavam os elementos principais da administrao cientfica: desenhos de produto padronizados, produo em massa, baixos custos de manufatura, linhas de montagem mecanizadas, especializao de mo-de-obra e peas intercambiveis.

O impulso da administrao cientfica estava no nvel mais baixo da hierarquia da organizao: o setor de produo, trabalhadores, encarregados, superintendentes e administrao mdia inferior. Os pioneiros da administrao cientfica concentravam-se no nvel de fbrica, porque era ali que a maioria dos problemas administrativos da poca estava. Era necessrio produo em massa e eficincia, ao mesmo tempo que se concentravam nos detalhes das operaes. Os mtodos de administrao cientfica cumpriam esse desafio.

Henry Ford
Quadriciclo Ford (1896)

Ford e seu Modelo T (1907 1925)

Linha de montagem mvel (1913)

Ford Highland Park (1918)

Alfred Sloan (GM) e diversificao: um baque para Ford


Chevrolet (dois modelos bem diferentes entre si) Oakland (antecessor do Pontiac) Olds (mais tarde Oldsmobile) Scripps-Booth Sheridam Buick e, Cadillac Trade-offs ficam claros Mas a quebra da bolsa americana em 1929 mascara o efeito

RELAES HUMANAS E BEHAVIORISMO


Os trabalhadores das fbricas da Revoluo Industrial, recm-sados do campo, eram despreparados, inbeis e indisciplinados. Os gerentes de fbrica desenvolviam rgidos controles para for-los a trabalhar arduamente.

Esse legado de controles rgidos vigorou nos anos 1800 e incio dos anos 1900.
Fundamental nesse mtodo de administrao era a pressuposio de que os trabalhadores tinham de ser colocados em empregos projetados para assegurar que eles trabalhassem rdua e eficientemente.

Entre as duas grandes guerras, entretanto, comeou a surgir nos Estados Unidos uma filosofia entre os gerentes segundo a qual os trabalhadores eram seres humanos e deviam ser tratados com dignidade no trabalho. O movimento das relaes humanas deu-se no perodo de 1927-1932.

Os Estudos de Hawthorne de Elton George Mayo (1880 -1949) foram iniciados a princpio por engenheiros de produo e tinham como meta determinar o nvel timo de iluminao para obter o mximo de produo dos trabalhadores.
Elton Mayo

Quando esses estudos produziram resultados confusos sobre a relao entre o ambiente fsico e a eficincia dos trabalhadores, os pesquisadores deram-se conta de que fatores humanos deviam estar afetando a produo. Essa foi talvez a primeira vez que tanto pesquisadores como administradores reconheceram que fatores humanos afetavam no somente a motivao e a atitude das pessoas como tambm a produo.

Esses primeiros estudos das relaes humanas logo abriram caminho para uma ampla variedade de pesquisas sobre o comportamento dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho. A obra e os escritos de Chester Bamard, Abraham Maslow, Frederick Herzberg, Douglas McGregor, Peter Drucker e outros disseminaram entre os gerentes industriais um entendimento bsico dos trabalhadores e suas atitudes em relao a seu trabalho. A partir do trabalho desses behavioristas, como logo passaram a ser conhecidos, ocorreu uma gradual mudana na maneira pela qual os administradores pensavam e tratavam os trabalhadores

Obter sucesso no ambiente comercial global de hoje depende mais do que nunca de dar vazo s capacidades subutilizadas dos empregados. Os gerentes de operaes devem, portanto, tentar criar um clima organizacional que encoraje os empregados a dedicar sua energia, engenho e habilidade consecuo dos objetivos organizacionais.

TEORIA CLSSICA DA ADMINISTRAO

Jules Henri Fayol, nascido em Istambul em 29-07-1841, foi um dos tericos clssicos da Cincia da Administrao, foi fundador da Teoria Clssica da Administrao e autor de Administrao Industrial Geral.

Fayol direcionou seu trabalho para empresa como um todo, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrrio das idias adotadas por Taylor e Ford. Juntamente com estes, Fayol, so considerados os pioneiros da administrao. Sua viso diferente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de Gerente Diretor. Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direo geral da mineradora de carvo francesa COMMENTRY-FOURCHAMBAULT-DECAZEVILLE, que estava em falncia. Re-estabeleceu a sade econmica financeira da empresa. Aps seus 58 anos de estudos, pesquisa e observao, reuniu suas teorias na obra ADMINISTRAO INDSUTRIAL GERAL, em 1916.

II Grande Guerra e anos 50


Pesquisa Operacional surge e desenvolve-se; torna-se civil Logstica evolui Controle estatstico do processo evolui (origem por Shewart, 1927)

Planejamento da produo
Surge o JIT

PESQUISA OPERACIONAL
Depois da Segunda Guerra Mundial os pesquisadores das operaes militares e suas abordagens encontraram seu caminho de volta para as universidades, indstrias, agncias governamentais e firmas de consultoria. Esses pesquisadores introduziram a pesquisa operacional nos currculos de faculdades e universidades, desenvolveram firmas de consultoria que se especializaram em pesquisa operacional e formaram sociedades de pesquisa operacional. Durante o perodo Ps-guerra, a pesquisa operacional tornou-se, e talvez ainda o seja hoje, conhecida principalmente por suas tcnicas quantitativas, como por exemplo a programao linear, a PERT/CPM e os modelos de previso. Uma vez que as firmas se tomam maiores e usam nveis mais elevados de tecnologia, a adoo das tcnicas mais intensa.

A pesquisa operacional ajuda os gerentes de operaes a tomarem decises quando os problemas so complexos e quando o custo de uma deciso errada elevado e duradouro. Problemas como os que se seguem comumente so analisados usando-se tcnicas de pesquisa operacional: Uma companhia tem 12 fbricas que embarcam produtos para 48 armazns no pas inteiro. Para maximizar os lucros, quantas unidades de cada produto devem ser embarcadas de cada instalao para cada armazm por ms?

Uma firma pretende construir uma unidade de produo de $ 157 milhes. O projeto envolve recursos da companhia, 2 contratados principais e 75 subcontratados ao longo de um perodo de quatro anos. Como a empresa pode planejar a concluso de cada atividade do projeto e a utilizao de trabalhadores, materiais e contratados a fim de que o custo e a durao do projeto sejam minimizados?

A pesquisa operacional, semelhana da administrao cientfica, procura substituir a tomada de decises intuitiva para grandes e complexos problemas por uma abordagem que identifique a alternativa tima, ou a melhor, por meio de analise.

Ps guerra
Estados Unidos beneficiam-se de no ter tido seu parque industrial bombardeado Demanda reprimida pela guerra Sellers market

Mass production sofre outro impulso


Afluncia, crescimento e certa complacncia que dura at os anos 60

Anos 60
Jit, da Toyota, espalha-se pelo mundo Deming e o movimento de Qualidade no Japo Japo torna-se um player importante Computadores surgem e, com eles, o MRP na IBM, e outros desenvolvimentos
Tahiichi Ohno, o pai do JIT

Deming

Anos 70 incio da reao ocidental


Primeira crise do petrleo (1973) Estratgia de operaes Gesto de operaes de servios MRPII Celularizao Automao desenvolve-se

Anos 80 e 90
Os 80 so anos da Qualidade Total MRPII espalha-se Viso por processos (re-engenharia) ERPs Gesto de redes de suprimentos Lean production & agile manufacturing Virtual organization

Anos 2000 e adiante


Nova economia Transio importante
Unidades de anlise muda; novos atores Custos fixos vs. variveis Furos e no brocas Large data sets: universo e no amostras ?

A REVOLUO DOS SERVIOS

Um dos importantes desenvolvimentos de nosso tempo a disseminao dos servios nas economias.

A criao de organizaes de servios acelerouse de maneira abrupta depois da Segunda Guerra Mundial e ainda est se expandindo.

Um suplemento de 1997 da Harvard Business Review relacionou os avanos que exerceram impacto sobre a APO nos anos 1980 e 1990:

Robtica e controle numrico

Padres ISO Competio baseada no tempo Reengenharia do processo Outsourcing Administrao da cadeia de suprimentos Organizao "virtual"

Projeto auxiliado por computador


Controle estatstico do processo para obter qualidade (administrao da qualidade total) Manufatura enxuta (just-in-time) Benchmarking

You might also like