You are on page 1of 18

07.

MAIS MODELOS
OBJETIVOS: 1. Diagramar e explicar o modelo de um tanque de depsito (armazenagem) com fluxo de entrada e sada; 2. Diagramar e explicar o modelo de uma populao com uma fonte de energia no renovvel; 3. Diagramar e explicar o modelo com ambas fontes de energia: renovvel e no renovvel; 4. Explicar como cada um dos trs modelos neste captulo gera um grfico de quantidade versus tempo; 5. Dar exemplos de cada um dos trs modelos.

7.1 EVOLUO A PARTIR DE UM DEPSITO O quarto modelo um estoque com uma entrada, proveniente de uma fonte de energia, e uma sada. Pense em um tanque de gua vazio localizado em um lugar alto sobre a cidade, com uma entrada de fluxo estacionrio de gua e uma drenagem atravs da qual a gua sai. A medida que a gua entra, o tanque se enche. A medida que este se enche, o peso da gua cresce e faz que flua pela drenagem mais rpido. Eventualmente, a gua fluir na entrada e na sada com o mesma vazo, e o nvel da gua permanecer constante.

7.1 MODELO 4: Crescimento com depsito simples Esta situao est representada na Figura 7.1 (a). O grfico mostra a mudana da quantidade de gua que aumenta rapidamente, depois diminui e finalmente alcana um estado estacionrio algumas vezes chamado equilbrio dinmico . O caminho do fluxo de sada desenhado com um 'brao'; a gua sai desde a direita e a energia dispersa sai atravs do sumidouro.

7.1 MODELO 4: Crescimento com depsito simples Supondo que o tanque esteja cheio desde o princpio em lugar de vazio. O qu poderia ento acontecer ? Como mostra a Figura 7.1 (b), quando se comea com um tanque cheio, o nvel diminuir at alcanar o mesmo estado estacionrio. O qu aconteceria se a entrada de gua se fechasse? Como mostra a Figura 7.1 (c), o nvel do tanque diminui rapidamente ao princpio e depois lentamente, porque a medida que a quantidade de gua diminui, sua presso sobre a drenagem se torna menor.

7.1 MODELO 4: Crescimento com depsito simples Um exemplo uma lagoa alimentada por um crrego e drenada uma outra corrente fluindo para fora dela. Quando a corrente de entrada comea a fluir, o lago se enche at um nvel onde o fluxo de entrada se iguala ao fluxo de sada (Figura 7.1a). A Figura 7.1b ilustra a situao do lago depois de uma chuva forte. A quantidade de gua grande embora logo regressa ao nvel inicial. Se a corrente de entrada cortada a gua na lagoa ser drenada at esgotar-se (Figura 7.1c).

Figura 7.1 Modelo 4Crescimento, estado estacionrio e declnio de um sistema de um depsito e uma fonte de energia com fluxo estacionrio. (a) Incio com tanque de depsito vazio; (b) Incio com tanque cheio; (c) Incio com estacionrio, depois com a fonte de energia cortada.

7.1 MODELO 4: Crescimento com depsito simples


Outro exemplo a formao de serrapilheira de folhas na floresta. Este leito se forma por camadas de folhas que continuam crescendo at que a proporo de perda por decomposio se iguale proporo de crescimento pela cada das folhas (Fig. 7.1 (a) ). Se uma repentina brisa derruba grande quantidade de folhas no piso, a variao na quantidade total de folhas seria descrita pela Figura 7.1 (b). Em algumas florestas, as folhas deixam de cair no inverno; a pilha de folhas ento diminui, como se mostra na Figura 7.1 (c).

7.2 MODELO 5: Crescimento com uma fonte no renovvel Alguns sistemas dependem de recursos provenientes de fontes no renovveis; por exemplo uma populao de escaravelhos crescendo com a energia disponvel de um tronco em decomposio (Fig. 7.2). Quando a populao de escaravelhos pequena, h uma energia ampla e o crescimento exponencial. Mais tarde, como o tronco comea a diminuir em tamanho, o crescimento da populao de escaravelhos diminui at que no haja mais tronco - e nenhum escaravelho.

7.2 MODELO 5: Crescimento com uma fonte no renovvel No grfico, a linha Q representa o nmero da populao. A linha N representa a energia restante no tronco em determinado tempo . Outro exemplo uma cidade mineira, com um nico recurso econmico no renovvel como um depsito de carvo. Ela se converter em uma cidade fantasma.

Figura 7.2 Modelo 5: Crescimento em um sistema com uma fonte de energia no renovvel.

7.3 MODELO 6: Crescimento com duas fontes. Nosso sexto modelo existem duas fontes, uma renovvel e outra no renovvel (Figura 7.3). Ambas as fontes interatuam com a quantidade no tanque, que cresce e proporciona retroalimentao ao processo. Assim cresce usando ambas as fontes. Como a fonte no renovvel se vai consumindo, o crescimento declina at esta chegar a um estado estacionrio, onde usa somente a fonte renovvel.

7.3 MODELO 6: Crescimento com duas fontes distintas.

Modelo formado pela combinao dois modelos: fonte no renovvel (Figura 7.2) e uma fonte de vazo constante renovvel (Figura. 7.3).

7.3 MODELO 6: Crescimento com duas fontes. Um exemplo do Modelo 6 uma populao de peixes que vivem em um lago, no qual foi adicionado certa quantidade de comida. As duas fontes de energia so: a energia solar que chega ao lago atravs do sol (renovvel) e a fonte no renovvel a comida que foi adicionada no lago.

7.3 MODELO 6: Crescimento em duas fontes. A populao de peixes ao princpio crescer exponencialmente, at que a comida dos peixes se torna escassa, ento, a populao declinar at um nvel em que possa ser sustentada pela cadeia alimentar baseada no uso dos raios do sol (pelo lago) para fotossntese.

7.3 MODELO 6: Crescimento com duas fontes. Um exemplo: o sistema econmico humano que tem crescido com combustveis fsseis (no renovveis) e fontes renovveis como sol, chuva e vento. Como as fontes no renovveis fatalmente se esgotam nosso sistema econmico ter que diminuir a quantidade de energia usada e chegar a um estado estacionrio, vivendo apenas da agricultura, silvicultura e energias hidreltricas sustentadas por energias renovveis. Se novas fontes energticas forem encontradas, haver necessidade de um modelo diferente.

Questes
1. Definir os seguintes termos: 1.Equilbrio dinmico 2.Recurso no renovvel 3.Recurso renovvel 2. Faa seu prprio modelo de crescimento em um tanque de depsito. Explicar se seu modelo comea ou termina em um estado estacionrio. 3. Diagrame a "Busca do Ouro de 1849". O que poderia parecer o grfico de seu diagrama? Por qu ? 4. Por qu importante conservar energia, e manter constantes investigaes na busca de formas renovveis de energia ?

Questes
5. Explique como os sistemas deste Captulo usam seus produtos para incrementar o uso de energia. Como ilustra isto o princpio da Potncia Mxima dada no Captulo 5? 6. Estabelecer os caminhos que representam as perdas de depsito (armazenamento) que esto sempre presentes por causa da segunda lei da energia. 7. Se os tanques de depsito destes modelos estivessem inicialmente vazios (Quantidade = zero), em qu modelos poderia crescer a quantidade ?

Questes
8. Usando a agricultura como exemplo, explicar como fontes renovveis e no renovveis de energia interatuam e proporcionam alimentao? 9. Quais modelos nos Captulos 6 e 7 representam melhor o crescimento e sucesso em uma floresta? 10. Usando os programas listados no Apndice A, rodar os programas de simulao para os modelos neste Captulo.

You might also like