You are on page 1of 10

ALIMENTE-SE BEM: Evite alimentos gordurosos, preferindo frutas e vegetais.

Limite seu consumo de gorduras a menos de 30% do seu consumo calrico dirio e coma frutas ou vegetais freqentemente - dois passos simples que podem melhorar bastante sua dieta no dia-a-dia.

EXERCITE-SE: Exerccio no precisa doer para ser benfico. Se feito regularmente, mesmo de modo leve como subir escadas, andar, danar ou fazer jardinagem pode fazer muito pela sua sade, energia, disposio e aparncia pessoal

CONTROLE SEU PESO: Excesso de peso pode sobrecarregar seu corao e sua coluna; contribui para o desenvolvimento de diabetes e alguns tipos de cncer; danifica as articulaes do quadril, joelhos e tornozelos; e coloca um srio obstculo no seu estilo de vida. Excesso de peso pode tambm afetar sua aptido fsica para realizar os exerccios necessrios para manter-se saudvel. Proteja seu bem-estar. Gerencie seu stress, trate estados de depresso e insnia, e mantenha boas relaes pessoais.

CONTROLE O ESTRESSE: Um grau elevado de stress ou a incapacidade de lidar com o mesmo - pode causar acidentes e problemas de sade. Aprender a estabelecer prioridades e dizer "no" sem sentimentos de culpa pode ajud-lo a reduzir o stress em sua vida.

TENHA UM SONO TRANQUILO: O sono repara as energias gastas durante o dia. Uma boa quantidade de sono por noite contribui para seu bem estar fsico e emocional.

MANTENHA BONS CONTATOS SOCIAIS: Quando nos vemos divididos entre as demandas profissionais e da vida familiar, fcil perder contato com amigos e familiares. Estas relaes so essenciais para nosso bem estar. Trabalhe para "estar em contato". Construa uma rede de relaes. Quando voc se sente sobrecarregado, ou sofre de depresso, ansiedade ou insnia, importante ter o suporte de amigos e familiares. Se isto no for possvel, estas condies devem ser efetivamente tratadas com apoio profissional.

NO ABUSE DO LCOOL: Para muitas pessoas, tomar um drinque aqui ou ali no prejudicial. Porm, uma incapacidade de controlar o consumo de lcool pode causar srios problemas de sade, aumentar acidentes, e estragar relaes. Se voc acha que tem um problema de alcoolismo, pea ajuda profissional, ou a um grupo de suporte.

DIRIJA COM SEGURANA: Pratique direo defensiva, use sempre o cinto de segurana e deixe outra pessoa dirigir, se voc tiver bebido. Nunca pegue carona de algum que esteja alcoolizado.

FAA EXAMES PREVENTIVOS: Converse com seu mdico sobre exames preventivos para evitar srios problemas de sade no futuro. Os tipos de exames a realizar dependem de sua idade, sexo, e histria pessoal de doenas. Seu mdico pode recomendar o melhor programa paravoc.

ADOTE NORMAS DE SEGURANA: Faa de sua casa uma zona livre de acidentes, colocando remdios, venenos e armas de fogo em locais fechados, guardando escadas e ferramentas em locais apropriados, e ensinando s crianas normas de segurana em relao ao fogo. Pratique sexo seguro. Se voc sexualmente ativo, tome os cuidados apropriados (como o uso da camisinha) para proteger sua sade e de seu parceiro contra doenas sexualmente transmissveis.

You might also like