INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA

EDUCAÇÃO MUSICAL

A ORQUESTRA CLÁSSICA

Vais conhecer um pouco sobre a história, a constituição e os diferentes tipos de instrumentos que fazem parte da orquestra clássica.

A HISTÓRIA
A palavra orquestra poderá ter tido origem na antiga Grécia e significava o local para dançar (orkhéstra). Aí também se encontrava o coro, que cantava e dançava, e os instrumentistas.  Ao longo dos tempos o significado da palavra orquestra foi evoluindo passando a designar um conjunto de instrumentos ou de instrumentistas.

. Até aos nossos tempos a constituição da orquestra foi evoluindo devido às diferentes épocas históricas. Com o passar dos tempos o número de instrumentos que constituem a orquestra foi aumentando. às combinações tímbricas e à exigência dos compositores. ao desenvolvimento e aperfeiçoamento no fabrico dos instrumentos.

. orquestra sinfónica. orquestra de metais. orquestra de câmara. orquestra ligeira. As conhecidas bandas filarmónicas (civis ou militares) também são um tipo de orquestra. orquestra de instrumentos Orff. orquestra clássica. Existem vários tipos ou géneros de orquestras: de cordas.

AS FAMÍLIAS DOS INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA .

o material de que são feitos e a forma como são tocados.  Cada uma destas famílias é constituída por vários instrumentos . Membranofones Idiofones.      Existem quatro famílias de instrumentos na orquestra clássica: Os cordofones. Os aerofones: madeiras e metais. Os instrumentos musicais organizam-se por famílias tendo em conta o som que produzem.

um instrumento que é tocado só com os  dedos.CORDOFONES   Desta família fazem parte todos os instrumentos em que o som é produzido através da vibração de uma corda. A família dos cordofones é constituída pelo violino. viola d`arco. a harpa. O instrumento mais agudo é o violino e o mais grave é o contrabaixo. no entanto. diz-se então que é um instrumento de corda dedilhada. contrabaixo e harpa. Os instrumentos de corda são tocados com um arco. . daí se chamarem instrumentos de corda friccionada. violoncelo. Existe.

Violino .

VIOLA D’ARCO .

VIOLONCELO .

CONTRABAIXO .

HARPA .

AEROFONES Fazem parte desta família os instrumentos cujo som é produzido pela vibração do ar dentro de um tubo. Dividem-se em Madeiras e Metais.   .

.AEROFONES-MADEIRAS  A família destes aerofones (madeiras) carateriza-se pela existência de instrumentos com palheta simples e instrumentos com palheta dupla (exceto o flautim e a flauta). Como estes dois instrumentos foram durante muitos anos feitos de madeira vamos integrá-los neste grupo dos aerofones.

PALHETA .

FLAUTIM OU PICCOLO .

FLAUTA TRANSVERSAL .

CLARINETE .

OBOÉ .

FAGOTE .

sendo substituídas pelo bocal. .AEROFONES-METAIS  Nesta família não existem palhetas nos instrumentos.

BOCAL .

TROMPETE .

TROMPA .

TROMBONE .

TUBA .

. agitados e raspados.MEMBRANOFONES  Desta família faz parte uma grande variedade de instrumentos que podem ser tocados de várias formas: percutidos.

CAIXA DE RUFO .

TIMBALE OU TÍMPANO .

.IDIOFONES  Desta família faz parte uma grande variedade de instrumentos que podem ser tocados de várias formas: percutidos. agitados e raspados.

VIBRAFONE .

XILOFONE .

PRATOS .

TRIÂNGULO .

SINOS .

JOGO DE SINOS .

GONGO .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful