You are on page 1of 11

Teoria de grupos

As pessoas precisam das outras. Os seres humanos proporcionam um ao outro as maiores alegrias da vida e
tambm as maiores tristezas.

A maioria da pessoas preferem esta acompanhadas quando esto ansiosas ou quando sofrem ameaas fsicas.

Percepo de pessoas
Pelo fato nossa vida depender to amplamente dos outros nos seres humanos, tendemos a ser observadores do prximo, embora definido como observadores tambm apresentamos marcantes semelhanas. As pesquisas sugerem que as primeiras impresses muitas vezes persistem na maioria e denominamos percepes.

Gosto
Embora os seres humanos precisem do outro, so seletivos. No se associam a todos e a qualquer um.
Caractersticas desejveis : beleza em membros do sexo oposto. Gosta do outro: tendemos a gosta das pessoas que gostam da gente. Proximidade: tendemos a tornarmos amigos de pessoas que moram perto, que de alguma forma tem proximidade fsica. Semelhana: geralmente gostamos de indivduos de atitudes e valores aos nossos

Personalidade complementares: se forem de encontro das necessidades um do outro os opostos podem se atrair ate um certo ponto

Amor
Amor materno e paterno Amor romntico e apaixonado Amor por uma amigo ou de companheirismo Amor a humanidade ou a patria Amor a deus

Ajudar o prximo
Tendemos a ajudar ao prximo quando o problema do outro de alguma maneira mexe com o nosso psicolgico.

Comportamento social em grupo


Como os animais, as pessoas muitas vezes se renem em agrupamentos familiares, acadmicos, religiosos, sociais e profissionais. Os seres humanos parecem sentir-se pouco a vontade, sem normas. As pessoas quando colocadas em novas situaes de laboratrio onde n h normas, logo criam suas prprias regras. Esses padres tendem a persistir.

Comportamento social e influencias scias


O comportamento social e todas as sociedades regulado por normas, que variam com a situao, como j foi tido. As normas variam tambm com a idade, a condio e o gnero de um individuo.os padres alocados com base no gnero so denominados papeis sexuais.

Os papeis dos sexos em nossa cultura


Talcott Parsons e Robert Bales sugeriram que os homens desempenhar papeis instrumentais, ou orientados para o desempenho de tarefas na sociedade. Protege as mulheres e filhos e representam os interesses da famlia no mundo exterior, encarregando se de funes polticas e econmicas As mulheres desempenham papeis expressivos. Entendem as necessidades psicolgicas e fsicas da famlia e promovem a harmonia interpessoal. Em geral, as pessoas dizem que as mulheres devem ser ternas, bondosas e sensveis aos outros. Dizem que os homens devem ser dominadores, ativos, realizadores e andar de cabea alta.

Diferenas reais de comportamento entre os sexos


As mulheres apresentam ampla gama de caractersticas, como tambm os homens. Essas gamas coincidem parcialmente. por exemplo, embora os homens possam ser algo mais agressivos do que as mulheres, em media, encontramos membros violentos e plcidos em ambos os sexos. tambm importante notar que muitas diferenas relacionadas com o gnero so pequenas. E poucos diferenas comportamentais de sexo aparecem sistematicamente durante o ciclo de vida em todas as sociedades.

You might also like