Nomes y recursos

Aula 9

1

Espaço de nomes do DNS

2

Todo servidor de nomes tem autoridade sobre.Resolução de nome DNS O espaço de nomes se divide em zonas. uma zona. embora possa ter autoridade sobre mas de uma zona. 3 . Um servidor de nomes que administra os dados de uma zona dispõe de autoridade sobre a zona. ao menos.

  Servidor  primário.Zonas de autoridade Uma zona é uma subárvore de um domínio administrada separadamente. 4 .  Autoridade de uma zona.  Servidor  Contêm cópias redundantes dos servidores primários e obtêm a informação mediante transferências de zonas procedentes do servidor primário da zona. secundário Contém os dados da zona em seus arquivos de configuração.

Os servidores de nomes remotos:  Devolvem os dados solicitados. Devolvem uma referência a outro servidor de nomes que pode levar a cabo o seguinte passo.  2. O servidor local tem a maior responsabilidade no processo de resolução. aos servidores remotos para obter as partes de informação da resposta final. 5 . repetidamente.  El servidor local es el encargado de iniciar el siguiente paso de la consulta. Consulta.Consultas iterativas  1.

Consultas recursivas   Quando o servidor de nomes recebe uma consulta só pode devolver os dados procurados ou um erro. Em caso de erro. 6 . o solicitante então deve fazer sua consulta a outro servidor.

REDES MICROSOFT e NOMES 7 .

Singelo e eficiente. A partir do Windows 2000 podem configurar-se redes Microsoft apoiadas integralmente na 8 resolução de nomes de host DNS. os nomeie que se obtêm do WINS devem registrar-se em um só domínio DNS. Trabalha de maneira virtualmente imperceptível. Natureza plaina do espaço de nomes. Ás redes TCP/IP não utilizam nomes NetBIOS.  Inconveniente: Se configura ao servidor DNS da Microsoft para obter os nomes do WINS. .Network Basic Input/Output System (NetBIOS) Sistema de nomes de redes Microsoft.

NetBIOS  Pode encapsular-se sobre TCP/IP. 9 .  Funciona a nível da capa de aplicação.

portos: 137.Averiguando por NetBIOS. 139 en estado “listening” 10 . 138.

Nomes NetBios  Uma máquina Microsoft se identifica por um total de 16 nomes NetBIOS devido a que os nomes identificam.  Um serviço específico que se executa no computador. 11 . Os serviços recebem distintos nomes NetBIOS que permitem diferenciá-los entre si.  Um computador física.

 Exemplo de serviço da estação Jupiter:   Serviço Estação de trabalho: Jupiter[00h]. 12 .  O byte agregado se conhece como “décimo sexto byte”.Nomes de serviço NetBios Acrescenta um byte (normalmente expresso como número hexadecimal entre 00 e FF) ao final do nome básico do computador.

Nomes de serviço NetBios Serviço de servidor Serviço de mensajería Serviço de estação de trabalho São de um computador específico 13 .

ou base de dados de exame (se denominam examinadores).  Consultar el archivo LMHOSTS. 14 WINS .  Nombres Direcciones IP.  Usar  un servidor de Nombres NetBIOS.  A resolução de nomes NBT pode levar-se a cabo de três maneiras:   Difusão de solicitudes aos computadores que mantêm base de dados de nomes.Métodos de resolução de nomes NetBIOS nos entornos TCP/IP Recai no serviço NetBIOS sobre TCP/IP (abreviado NetBT ou NBT).

12.10..Resolução de nomes tipo NODO B HostC HostD HostE (atua como examinador) 4. Si TTL =0 e tem a resposta a envia ao HOSTA 3.Quem é HOSTF? HostA HostB HostF 1.HOSTF? Está em meu cache? 15 .8 (se TTL < 0) 2...30.

Problemas: Resolução de nomes tipo NODO B •O tráfico das mensagens de difusão. •Os routers IP não admitem mensagens de difusão. •O método tumor b não é o mais adequado salvo em redes de pequeno tamanho. •Tda mensagem de difusão gera actividade em tudo os computadores. 16 . •A técnica nodo b não permite propagar nomes em uma interred.

Quantas broadcast de tipo nodo b? 17 .NetBIOS sobre TCP/IP.

5 minerva 192.Nodo b melhorado Consulta o arquivo local LMHOSTS.0.0.1 router 192.  Exemplo arquivo: 192.168.168.6 saturno  18 .0.168.

WINS (Windows Internet Naming Service) Servidor de nomes do Windows  Converte nomes NetBIOS a endereços IP sobre LAN ou WAN.  Converte nomes NetBIOS a endereços IP sobre LAN ou WAN  19 .

20 .Nodo p. Utilizam WINS para resolver os nomes. O servidor WINS  Mantém uma base de dados de nomes NetBIOS  Garante que não existam duplicados  Oferece a informação aos clientes WINS. Os computadores de tipo nodo p se registram a se mesmas em um servidor WINS: opera de servidor de nomes NetBIOS.

Servidor Wins 21 .

WINS NÃO USA BROADCAST WINS SERVER ACME IAPO1 IAPO2 LAB0101 PPGIA TABELA DINÂMICA REDE A REQUEST REDE B REPLY 22 .

WINS permite que os nomes sejam resolvidos de maneira transparente através de roteadores.WINS enabled replicação roteador LINK DE BAIXA CAPACIDADE WINS server WINS proxy 23 .Características do WINS  Ao contrário da resolução de nomes por broadcast. WINS server WINS enabled Non.

Estação não configurada ou incompatível com o serviço WINS. 24    Cliente WINS enabled  Cliente Non-WINS enabled  WINS proxy  . Estação configurada para resolver nomes pelo WINS.Definições  WINS Server  Computador que executa o serviço Windows Internet Name  Este computador mantém uma base de dados relacionando os nomes e os endereços IP das estações na rede.  Pode haver mais de um servidor WINS na rede. Estações que acessam o serviço WINS para os clientes NonWINS.

Múltiplos Servidores WINS  A utilização de múltiplos servidores WINS é aconselhável pois:  permite  distribuir a carga de resolução de nomes  as consultas de nomes feita pelos clientes são ponto-aponto. quando um servidor entra em pane. O mecanismo de broadcast só é utilizado quando o nome solicitado não é encontrado na base do servidor WINS.  Diminui a possibilidade de interrupção do serviço de nomes   cada servidor WINS possui uma cópia completa da base de nomes. 25 . funcionando como backup dos demais. os clientes passam a consultar automaticamente o outro servidor.

WINS NÃO É APROPRIADO PARA INTERNET WINS SERVER WINS SERVER REPLICAÇÃO WINS SERVER WINS SERVER  Para redes grandes. 26 . o WINS é inviável pois:   O número de replicações é muito grande Cada servidor WINS guarda uma cópia completa de todos os nomes.

Não implementa um mecanismo de nomes hierárquico. Permite que clientes resolvam nomes de estações situados em segmentos remotos isolados por roteadores.WINS .Resumo  Vantagens:    Reduz significativamente o número de broadcasts de endereços IP necessários para localizar recursos locais e remotos. Reduz a necessidade de manter e atualizar os arquivos LMHOSTS. 27  Desvantagens:    . Não é compatível com o serviço de nomes usado na Internet. Isto dificulta a administração de redes de grande porte. Cada servidor WINS constitui uma réplica completa do banco de dados de nomes. O banco de dados que armazena os nomes NetBIOS não é distribuído.

Obrigado! 28 .