UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Centro de Engenharias Curso de Engenharia Civil Disciplina de Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura Contemporânea
Lucas Maraschin Rohan Wesz Pelotas, 24 de maio de 2012

Arquitetura Contemporânea
DEFINIÇÃO
A arquitetura contemporânea junta todas as tendências e técnicas arquitetônicas utilizados nos tempos atuais, sucedendo a arquitetura moderna.

Foi aproximadamente a partir de 1840 que os principais artistas e críticos procuraram novas formas de abordar problemas construtivos. o escritor John Ruskin e o designer William Morris. Na Inglaterra. fundador do movimento Arts & Crafts. portanto. consideravam que os objetos produzidos pela máquina eram desprovidos de significado cultural e estético.ORIGENS A Revolução Industrial mudou o contexto tecnológico e social da construção e. os preceitos e objetivos tradicionais da composição arquitetônica perderam validez. .

. construído em 1851. representou um notável avanço no desenvolvimento da arquitetura contemporânea. por ocasião da Exposição Universal de Londres. de sir Joseph Paxton. um enorme espaço para exposições temporárias.Crystal Palace.

Em Paris. o vidro e o aço. a Torre Eiffel e a Galeria das Máquinas mostraram as possibilidades de utilização de materiais como o ferro. . que eram fabricados maciçamente. no ano de 1889.

por volta de 1890. O arranha-céu destinado a abrigar escritórios foi construído pela primeira vez. e depois difundiu-se em diversos lugares. em Chicago.A invenção do elevador nos Estados Unidos e a falta de solo edificável alentaram a construção de prédios cada vez mais altos. .

.CARACTERÍSTICAS Emprego das novas técnicas e materiais industriais em grandes dimensões. . . .Aço laminado.Vidro.Concreto.

aliado aos processos de racionalização da construção. com tendências minimalistas. . Busca de ideias e soluções mais voltadas a questão do conforto ambiental. a base conceitual do Movimento Moderno.CARACTERÍSTICAS Reaparecimento de linguagens projetuais fortemente comprometidas com uma retomada do racionalismo.

sem que estes sejam obrigatórios em todas as formas de expressão. A partir dessa observação. novos elementos – que possuem alguma relação com os já existentes – são introduzidos. seja através da releitura do significado que os elementos desempenhavam ou dos próprios estilos da arquitetura. que fazem uma reinterpretação da arquitetura do passado.CARACTERÍSTICAS A arquitetura atual não possui uma linguagem única e cada corrente faz parte de um conjunto. .

Exemplos Prairie houses (casas da pradaria) .Frank Lloyd Wright .

Janelas reduzidas. Móveis embutidos com grande lareira central.› › › › Longas linhas horizontais baixas e paralelas. Conforto e elegância. Robie House – Chicago (1908) .

Holanda (1920) .Casa Schröder .Gerrit Rietveld .

› Cores primárias. . › Eliminação de ornamentos e simetria. › Predominância de ângulos retos.

Instituto Salk .Louis Isadore Kahn .Califórnia (1965) .

.

Edifício AT&T – Nova Iorque (1984) – Philip Johnson .

Casa Paraty – Rio de Janeiro (2009) – Marcio Kogan .

. Contraste: materiais naturais – alta tecnologia.› › › › Linhas retas. Tons neutros. Amplos espaços.

Arthur de Mattos Casas .Edifício comercial – São Paulo .

› Concreto aparente.Hotel Unique – São Paulo (2003) – Ruy Ohtake › Cores fortes. › Curvas. .

Museu Rodin Bahia – Marcelo Carvalho Ferraz .

Igreja da Luz – Japão (1999) – Tadao Ando .

.Últimas tendências do final do século XX: . .Desconstrutivismo.Estilo high-tech.