Desafios da Educação Básica Brasileira
(PNAD 2008/IBGE)

 85,2% é a taxa de frequência à escola na faixa etária de 15 a 17 anos.

 Menos de 5% das crianças da 4ª série estão plenamente alfabetizadas

 9 em cada 10 alunos da 8ª série têm dificuldade na resolução das quatro operações matemáticas.  Um em cada dez brasileiros acima de 15 anos de idade - 14,2

milhões - não consegue escrever um bilhete simples.

Mobilização Social pela Educação
O que é?
É o chamado do Ministério da Educação à sociedade para a mobilização das famílias pela melhoria da qualidade da educação brasileira.

Objetivo:
Garantir a todos e cada um dos brasileiros o direito de aprender.

Histórico do PMSE O plano foi lançado em 2008 pelo Ministro da Educação com a proposta de dialogar com a sociedade civil mostrando a importância da participação das famílias na vida escolar de seus filhos. . responsabilidade de todos os cidadãos. também. Pressuposto: a educação é dever do estado. mas é.

A Educação na Constituição Federal / 88 Art. A educação. será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. visando ao pleno desenvolvimento da pessoa. 205. direito de todos e dever do Estado e da família. seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho .

VI. terão a incumbência de: I. 12º. criando processos de integração da sociedade com a escola.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) Art. . respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino. articular-se com as famílias e a comunidade. Os estabelecimentos de ensino. elaborar e executar sua proposta pedagógica.

Lógica da Mobilização .

adolescentes e suas famílias Vizinhos. amigos e colegas de trabalho Lideranças comunitárias e religiosas .Quem mobilizar? FAMÍLIAS ESCOLAS Órgãos e entidades de proteção às crianças.

A Mobilização em números  4 mil lideranças locais e regionais mobilizando famílias. que promoveram oficinas.500 mobilizadores.  190 secretarias de educação parceiras.  140 Lançamentos e Apresentações sobre o PMSE.500 municípios. criaram ou participam de comitês de mobilização e implantaram a interação com as famílias e comunidades do entorno das escolas  102 Oficinas de Formação. . escola e comunidade em cerca de 1. capacitando mais de 5.

ONGs.  50 parcerias com entidades de diversos segmentos sociais (instituições religiosas.A Mobilização em números  2.  63 Comitês de Mobilização. consultorias. Undime).  Realização do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade . Secretarias de Educação e escolas.  5 milhões impressas e distribuídas por parceiros (empresas. fundações. ONGs. conselhos). Ministério Público.65 milhões de cartilhas impressas e distribuídas pelo MEC. empresas.

Atuação do PMSE nas Regiões Norte 10% 27% Nordeste 36% 20% 7% Centro-oeste Sul Sudeste Fonte: Banco de dados do PMSE .

Secretarias Municipais Alcançadas pelo PMSE nos Estados Total: 534 Secretarias .

blogspot.Plano de Mobilização Social pela Educação .com/  Site da Mobilização http://mse.gov.mec.br/ .PMSE Meios de Divulgação:  Eventos de Lançamento e Palestras  Reunião de comitê  Blog da Mobilização http://familiaeducadora.

Acessos ao blog da Mobilização http://familiaeducadora.290 Total de acessos até fevereiro/12 Países que acessaram o blog em fevereiro de 2012 .blogspot.com 235.

Instrumentos de Mobilização Plano de Mobilização Social pela Educação Manual de Mobilização Oficinas de Formação de Mobilizadores Cartilha Filipeta .

Materiais de Divulgação Marcador de página Adesivo Banner Cartaz .

Quadrangular. Batista. Religiões de matriz africana Fórum dos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação Conselhos Tutelares Secretarias Estaduais e Municipais de Educação União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) Unesco . CNBB. Presbiteriana Independente. Luterana. Católica. Presbiteriana Unida. CLAI.Parceiros da Mobilização Instituições Religiosas: Igreja Anglicana. Assembleia de Deus. Metodista. CONIC. Federação Israelita. Federação Espírita.

Asprom. Projeto OCA. Fundação Avina. Fundação SM.Parceiros da Mobilização Empresas/Institutos e outras Entidades ArcelorMittal. Walmart. Instituto Crescer. Fórum Nacional DCA (Direito das Crianças e Adolescentes). Santander. . UNEB. Consórcio Camargo Corrêa-Promon (CCPR). Votorantim. C&A. Bradesco. Compromisso Campinas pela Educação. Memória Lélia Gonzalez. Fundação Itaú Social. UNIBH. Todos pela Educação. Camargo Corrêa. Essor Brasil Microsoft Natura. Embraer. Vale. Instituto Razão Social. Instituto Olhar Cidadão. Instituto EcoFuturo. Federação dos Bandeirantes do Brasil.

Comitês de Mobilização .

 O comitê tem o papel de:  Articular as ações de mobilização. .  É importante incluir representantes de várias áreas. uma comunidade ou região.  Mobilizar a sociedade pela valorização da educação.  Expandir o movimento alcançando outras localidades e pessoas.O que é o Comitê de Mobilização Social pela Educação?  O Comitê de Mobilização é criado pelas pessoas que iniciaram ações de mobilização em um município.

 Há maior eficiência quando mobilizam sua própria comunidade. Promotoria da Infância e Adolescência. gestores de serviços públicos de atenção às famílias. Onde o comitê deve atuar? Não há uma área delimitada.Quem pode ser membro de um comitê? Educadores. Conselho Tutelar. empresas. famílias. associações de moradores. vereadores. instituições religiosas. Conselho Municipal e Estadual de Educação.  Não há impedimento para que os comitês atuem em outras regiões . associações de classe.

revistas. lideranças e comunidade e identificar novos mobilizadores  Conhecer e discutir questões relacionadas à situação educacional das áreas onde seus membros atuam  Dar mais atenção às famílias com alunos em escolas com baixo Ideb  Distribuir materiais (cartilhas. internet.Quais as principais atribuições de um Comitê?  Compartilhar com diferentes pessoas e olhares as dificuldades e aprendizagens  Definir e distribuir as ações entre todos. evitando sobrecarga de alguns  Discutir estratégias para mobilizar famílias. tvs. rádios. de instituições religiosas. filipetas etc. associações e empresas  Monitorar e avaliar os resultados das ações . boletins informativos da comunidade.) Divulgar a mobilização em jornais.

 As escolas. Fundeb). livro didático.  Como as autoridades estão administrando os recursos dos programas de apoio à educação (merenda. transporte.O que o comitê precisa conhecer para atuar bem?  A realidade educacional das cidades e regiões onde atua: que aluno está na escola e fora dela. seu Ideb e as metas dos locais onde seus membros atuam. . razões do abandono. quais são os analfabetos e quem gostaria de voltar a estudar.

. justiça. entre outros) e os procedimentos de encaminhamento a esses serviços. Alimentação e Escolar. FUNDEB. trabalho e emprego. ação social. divulgando-os e incentivando o controle social.  As necessidades básicas da família como um primeiro passo para ajudá-la a participar da vida escolar dos filhos  Os serviços que podem apoiar as famílias e os alunos (saúde.O que o comitê precisa conhecer para atuar bem?  Os nomes dos membros dos Conselhos – CME.

Fonte: Toro e Werneck (1996. p.  Todos têm o mesmo poder de decisão. Não há um “chefe”.  O que os une é a vontade coletiva de realizar determinado objetivo.  Todos têm o mesmo nível de responsabilidade. porque decidem só sobre sua própria ação e não sobre a ação dos outros. nem representante dos demais.Os comitês e a articulação em rede de mobilizadores Para ampliar e consolidar a mobilização. os Comitês devem ser parte de uma rede que integre diversos segmentos  Nenhum dos integrantes da rede pode ser considerado principal ou central. que se transforma em responsabilidade coletiva na realização dos objetivos da rede  O poder. As redes são poderoso instrumento de aprendizagem coletiva e de gestão do conhecimento. como a informação. é de todos. 85-87) .

Ilhéus. Rubiataba Santa Helena de Goiás Espírito Santo Cariacica Maranhão Barreirinhas Estreito Governador Nunes Freire Humberto de Campos Icatu São Luís Santa Inês Trizidela do Vale Mato Grosso do Sul Bataguassu (2) Campo Grande Amazonas Manaus Amapá Macapá Bahia Amargosa. Jaguaquara. Planaltino. Salvador Ceará Fortaleza Mato Grosso Cuiabá Minas Gerais Belo Horizonte Belo Oriente Divinópolis João Monlevade Periquito Uberlândia .Comitês e Lideranças de Mobilização Alagoas Maceió Goiás Barro Alto Campinorte. Esplanada. Nova Glória Rialma. Ceres Santo Antônio do Descoberto Pirenópolis. Maracás. Lauro de Freitas.

Parelhas e Currais Novos Rio Grande do Sul Bagé São Lourenço do Sul Roraima Boa Vista Santa Catarina Capivari de Baixo Pernambuco Recife Tabira São Paulo Barueri Bauru Campinas Franca Jacareí Jaú Osasco Praia Grande Presidente Prudente Pindamonhangaba Restinga São Paulo e região metropolitana Vale do Paraíba .Comitês e Lideranças de Mobilização Pará Belém Breves Jacundá Paraíba Campina Grande João Pessoa São João do Cariri Paraná Almirante Tamandaré Altônia Apucarana Araucária Curitiba Pinhais Piauí Teresina Uruçuí Rio de Janeiro Rio de Janeiro Região Metropolitana Rio Grande do Norte Natal Parnamirim Vera Cruz Caicó.

 Criados a partir da articulação de Comitês e SMEDs.Dia e Semana da Mobilização  Instituídos por lei. Pirenópolis e Jaraguá (GO) – última semana do mês de abril Pindamonhangaba (SP) – semana do dia 19 de setembro Governador Nunes Freire (MA) – 1ª semana de agosto . Semana de Mobilização Social pela Educação Rio Grande do Norte – Lei estadual – semana do dia 19 de setembro Uruaçu.

10 de julho Unaí (MG) .Dia e Semana da Mobilização Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação Belo Horizonte (MG) .19 de setembro Ilhéus (BA) – 11 de agosto São João do Cariri (PB) .último dia de aula do primeiro semestre Presidente Prudente (SP) – 3 de setembro Campo Grande (MS) – 19 de setembro Estreito (MA) – 14 de novembro Itaúna (MG) – 19 de setembro Restinga (SP) – última sexta-feira de agosto Boa Vista (RR) – 12 de maio .15 de abril Santa Inês (MA) .primeiro dia de aula do segundo semestre Capivari de Baixo (SC) .19 de setembro Cana Verde (MG) .

gov.blogspot.Para conhecer melhor a Mobilização Social pela Educação e nos contatar.mec. acesse: (61) 2022-7876 http://mse.br http://familiaeducadora.gov.br Twitter: @familia_escola .com mobilizacaosocial@mec.