You are on page 1of 31

Vantagens e Desvantagens

Alan Nunes Martins

Gustavo Nascimento Alves


Jssica Fernanda Shuattz

Junior Abraho
Miriel Monteiro Gomes Paulo Mrcio Medeiros

Classificar e caracterizar os tipos de motores de combusto; Ilustrar vantagens e desvantagens; Realizar comparaes entre os motores Diesel e Otto; e Apresentar aplicaes na rea naval.

Introduo;

Desenvolvimento: - Classificao dos motores de combusto interna; - Principais componentes dos MCI; - Vantagens e desvantagens; - Motor Otto X Motor Diesel;; - Aplicaes na rea Naval; e
Concluso.

Introduo;
Desenvolvimento: - Classificao dos motores de combusto interna; - Principais componentes dos MCI; - Vantagens e desvantagens; - Motor Otto X Motor Diesel; - Aplicaes na rea Naval; e
Concluso.

Os motores de combusto podem ser classificados como de: COMBUSTO EXTERNA: no qual o fluido de trabalho est completamente separado da mistura ar/combustvel, sendo o calor dos produtos da combusto transferido atravs das paredes de um reservatrio ou caldeira; COMBUSTO INTERNA, no qual o fluido de trabalho consiste nos produtos da combusto da mistura de ar/combustvel.

Introduo;

Desenvolvimento: - Classificao dos motores de combusto interna;


- Principais componentes dos MCI; - Vantagens e desvantagens; - Motor Otto X Motor Diesel; - Aplicaes na rea Naval; e Concluso.

Quanto a propriedade do gs na admisso: ar (Diesel) mistura ar-combustvel (Otto) Quanto ignio: por centelha (ICE) [spark ignition (SI)] por compresso (ICO) [compression ignition (CI)] Quanto ao movimento do pisto: Alternativo (Otto, Diesel) Rotativo (Wankel, Quasiturbine) Quanto ao ciclo de trabalho: 2 tempos 4 tempos Quanto ao nmero de cilindros: monocilndricos policilndricos
Motor Mwm Diesel 12 Cilindros Marinizado V12

Introduo;

Desenvolvimento:
- Classificao dos motores de combusto interna;

- Principais componentes dos MCI;


- Vantagens e desvantagens; - Motor Otto X Motor Diesel; - Aplicaes na rea Naval; e Concluso.

Bloco do Motor: o motor propriamente dito, onde so usinados os cilindros ou os furos para a colocao destes; os motores arrefecidos a ar levam cilindros aletados, possuindo, geralmente, bloco baixo permitindo que os cilindros fiquem expostos circulao do ar de arrefecimento. Na parte inferior do bloco esto os alojamentos dos mancais centrais, onde se apia o eixo de manivelas (virabrequim). Nos motores horizontais (como do fusca), de cilindros opostos, o eixo de manivelas acha-se no centro do bloco, este, por sua vez, composto de duas partes justapostas, afixadas por parafusos.
Carter: Parte inferior do bloco, cobrindo os componentes inferiores do motor, e onde est depositado o leo lubrificante.

Cabeote: uma espcie de tampa do motor contra a qual o pisto comprime a mistura, no caso do ciclo Otto, ou o ar, no caso do Diesel. Geralmente possui furos com roscas onde so instaladas as velas de ignio ou os bicos injetores e onde esto instaladas as vlvulas de admisso e escape com os respectivos dutos.

Configurao clssica utilizada na atualidade por automveis de porte mdio; quatro cilindro, duplo comando de vlvulas no cabeote e quatro vlvulas por cilindro.

Pisto: a parte mvel da cmara de combusto, recebe a fora de expanso dos gases queimados, transmitido-a biela, por intermdio de um pino de ao (pino do pisto). em geral fabricado em liga de alumnio. Biela: Brao de ligao entre o pisto e o eixo de manivelas; recebe o impulso do pisto, transmitindo-o ao eixo de manivelas (virabrequim). importante salientar que o conjunto bielavirabrequim transforma o movimento retilneo do pisto em movimento rotativo do virabrequim.

Eixo Comando de Vlvulas (rvore Comando da Distribuio): A funo deste eixo abrir as vlvulas de admisso e escape, respectivamente, nos tempos de admisso e escapamento. acionado pelo eixo de manivelas, atravs de engrenagem, corrente ou ainda, correia dentada. dotado de ressaltos que elevam o conjunto: tucho, haste, balancim abrindo as vlvulas no momento oportuno. Vlvulas: Existem dois tipos: de admisso e de escape. A primeira abre-se para permitir a entrada da mistura combustvel/ar (ou ar puro, conforme o caso) no interior do cilindro. A outra, de escape, abre-se para dar sada aos gases queimados.

Conjunto de Acionamento das Vlvulas: Compreende o tucho e uma haste, que o interliga ao balancim, apoiando-se diretamente sobre a vlvula. No momento em que o eixo comando de vlvulas gira, o ressalto deste aciona o tucho, que por sua vez move a haste, fazendo com que o balancim transmita o movimento vlvula, abrindo-a. H um conjunto destes (tucho, haste, balancim) para cada ressalto, um para cada vlvula, tanto de admisso quanto de escape.

Introduo;

Desenvolvimento:
- Classificao dos motores de combusto interna; - Principais componentes dos MCI;

- Vantagens e desvantagens;
- Motor Otto X Motor Diesel; - Aplicaes na rea Naval; e Concluso.

Uma vantagem fundamental do motor alternativo de combusto interna, sobre as instalaes de potncia de outros tipos, consiste na ausncia de trocadores de calor no circuito o fluido de trabalho, tal como a caldeira e condensador de uma instalao a vapor. A ausncia dessas peas no apenas conduz simplificao mecnica mas, tambm, elimina a perda inerente ao processo de transmisso de calor atravs de um trocador de rea finita. O motor alternativo de combusto interna possui outra vantagem fundamental importante sobre a instalao a vapor ou turbina a gs, a saber: todas as peas podem trabalhar a temperaturas bem abaixo da mxima temperatura cclica. Este detalhe possibilita o uso de temperaturas cclicas bastante altas e torna possvel alta eficincia.

Motor Martimo de Propulso 1.050 / 5.000 BHP

Vantagens e Desvantagens dos motores de combusto interna:

Vantagens arranque rpido trabalho em rotaes relativamente baixas pequeno tamanho fcil manuteno

Desvantagens limitao de potncia no utilizao de combustveis slidos peso elevado para potncia elevado nmero de peas baixa eficincia

VANTAGENS PARA O MOTOR DE COMBUSTO INTERNA ALTERNATIVO SOBRE INSTALAES DE TURBINAS DE VAPOR: 1. Maior eficincia mxima; 2. Menor razo de peso e volume da instalao para a potncia mxima (exceto, possivelmente, no caso de unidades maiores do que 7353 kW ou 10.000 CV); 3. Maior simplicidade mecnica; 4. O sistema de refrigerao de um motor de combusto interna transfere uma quantidade de calor muito menor do que o condensador de uma instalao a vapor de igual potncia e, normalmente, operada com temperaturas mais elevadas na superfcie. O menor tamanho do trocador de calor uma vantagem nos veculos de transporte e em outras aplicaes, nas quais o resfriamento deve ser feito por meio de ar atmosfrico.

VANTAGENS PRTICAS DA INSTALAO A VAPOR SOBRE O MOTOR ALTERNATIVO DE COMBUSTO INTERNA: 1. A instalao a vapor pode usar maior variedade de combustveis, incluindo os slidos; 2. Menos suscetveis a vibrar; 3. A turbina a vapor prtica nas unidades de grande potncia (de 147000 kW ou mais) em um nico eixo.

Introduo;

Desenvolvimento:
- Classificao dos motores de combusto interna; - Principais componentes dos MCI; - Vantagens e desvantagens;

- Motor Otto X Motor Diesel;


- Aplicaes na rea Naval; e Concluso.

MOTOR OTTO ADMISSO DE COMBUSTVEL ALTERAO DA ROTAO CARBURAO INJEO MISTURA AR/COMBUSTVEL

MOTOR DIESEL INJEO COMBUSTVEL

IGNIO
TAXA DE COMPRESSO DESPERDCIO DE COMBUSTVEL TIPO DE COMBUSTVEL

FONTE EXTERNA
6 a 9 gasolina 9 a 14 lcool H DESPERDCIO (lavagem de anis) LEVES

AUTO IGNIO
14 a 22 NO H PESADOS

Introduo;

Desenvolvimento:
- Classificao dos motores de combusto interna; - Principais componentes dos MCI; - Vantagens e desvantagens; - Motor Otto X Motor Diesel;

- Aplicaes na rea Naval;


Concluso.

O Wartsila-Sulzer RTA96-C, motor diesel turbo de dois tempos o mais poderoso e mais eficiente motor no mundo de hoje.

A propulso dos navios de grande porte feita geralmente por motores de dois tempos, de baixa rotao, que utilizam combustveis de alta viscosidade, alto teor de enxofre e que trabalham sob altas presses. A lubrificao desses motores feita utilizando dois sistemas independentes: um para os cilindros e outro para a par te baixa do motor.

Wrtsil-Sulzer RTA96-C, um motor diesel de 13,4 metros de altura e 27,4 metros de comprimento capaz de gerar 110.511 cv

Super-Petroleiro Jahre Viking: Motor de Propulso: Turbinas a Vapor (50 mil HP)

Introduo;

Desenvolvimento:
- Classificao dos motores de combusto interna; - Principais componentes dos MCI; - Vantagens e desvantagens; - Motor Otto X Motor Diesel; - Aplicaes na rea Naval; e

Concluso.

Motores

A maioria das embarcaes de esporte e recreio, bem como as utilizadas para servios, tm como propulso motores a exploso. Esse tipo de motor utiliza combustvel lquido tais como Diesel e Gasolina. Outros tipos de combustvel a exploso tambm podem ser utilizados, porm no em escala comercial. Portanto, devemos gerar uma conscincia crtica sobre a realidade atual dos motores de propulso, aprimorando assim, a nossa viso de futuro e obtendo um padro complexo de relaes dinmicas no mbito do desenvolvimento tecnolgico a fim de que esse constante crescimento venha trazer maiores benefcios para a indstria naval.

1. VAN WYLEN, G. J.; SONNTAG, R. E. Fundamentos da Termodinmica Clssica. Editora Campus. So Paulo. SP. 4 Edio. 2. CHVETZ, I.; KONDAK, M.; KIRAKOVSKI, N. et ali. Trmica General - Termodinamica Tecnica, Turbinas y Maquinas Alternativas Editorial Hispano Europea. Barcelona. Espaa. 1975. 3. BOULANGER, P. e ADAM, B. Motores Diesel. Editora Hemus So Paulo. SP. 4. METAL LEVE S.A. Manual Tcnico. Metal Leve S.A. So Paulo. SP. 5 Edio. 5. FLRES, L.F.V. Sistemas Trmicos I. Apostila. Escola Federal de Engenharia de Itajub. MG. 6. SOUZA, Z. Elementos de Mquinas Trmicas. Editora CampusEFEI. Rio de Janeiro. RJ. 1980

7. BOSH,ROBERT GmbH. Automotive Handbook. 1993. Alemanha. 8. STONE, RICHARD. Internal Combustion Engines. Society of Automotive Engineers, Inc. 2nd Edition. 1993. Warrendale, PA, USA. 9. GOLDEMBERG, J. & MACEDO, I. The Brazilian Alcohol Program Na Overview. Energy for Sustainable Development, Vol. 1, n. 1, pp. 17 22. 10. SENO, Dr. WLASTERMILER. Pequena Histria dos Transportes. Revista Pesquisa e Tecnolgica FEI 11. 1996 Grolier Multimedia Encyclopedia, Grolier Eletronic Publishing Inc. 12. Microsoft Encarta Encyclopedia 1996 13. Agncia New Motor @ge de Notcias: por Guto Ostergrenn (www.newmotorage.com/Tecno/3-22.html)

You might also like