Agrupamento Vertical de Escolas de Ferreira do Alentejo.

Escola EB 2, 3/S José Gomes Ferreira

Austrália
    

Trabalho Realizado por: Ângelo Fialho - nº5 Catarina Cuiça – nº6 Diogo Avelar – nº 9 Rita Borges – nº13

9ºA

A história da Austrália
   A Austrália faz parte do continente mais novo do mundo - a Oceânia. Apesar de ser habitada por aborígenes há mais de 40 mil anos, somente há dois séculos iniciou-se sua colonização por europeus. Geograficamente para o mundo, a Austrália era um continente invisível, uma vasta terra que estranhamente foi desconsiderada pelos cartógrafos sem nada que justificasse a sua ausência nos mapas-mundo. Segundo algumas versões, portugueses e holandeses, bem como outros povos, passavam ao largo da costa e, no entanto, nunca acharam convidativa uma possível colonização. Dois séculos depois o capitão inglês Iames Cook foi enviado para fazer uma expedição científica neste desconhecido lugar. Conta a história que a 28 de Abril de 1770, após circunvagar o continente, ele finalmente desembarcou na costa leste australiana. Continuou viagem para norte, e, a 22 de Agosto, proclamou a posse do território, a que se deu o nome de New South Wales, (nova Gales do Sul). Iniciava-se assim a colonização inglesa da Austrália, no começo feita apenas com o objectivo de "esvaziar" as cadeias britânicas. Os condenados, após cumprirem a sua pena em solo australiano, recebiam uma pequena parcela de terra, desde que não houvesse habitantes nativos nelas. Aos poucos foi-se ampliando o domínio dos ex-saqueadores ingleses naquele vasto e desprotegido continente, até, por volta de1950, o censo mundial estimar a população australiana em menos de 5 milhões de habitantes. O país é uma nação multicultural que recebeu e recebe imigrantes desde o início do processo de colonização europeia de forma efectiva e duradoura, no século XVIII, pelo Reino Unido. Por isso, a maioria étnica da população é de origem britânica, porém é significativa a presença de outras minorias étnicas, como irlandeses, gregos, asiáticos e os marginalizados nativos (restam 2% do total da população), dizimados pela implantação da "moderna" sociedade branca europeia. A Austrália tornou-se independente do Império Britânico

Etimologia
 O nome Austrália vem da palavra em latim australis, que significa

"do sul", e a sua origem data de lendas do século II de "terra desconhecida do sul" (terra australis incógnita). O explorador Matthew Flinders deu o nome para o lugar de Terra Australis, que mais tarde foi abreviado para a forma actual. Anteriormente, quando os holandeses exploraram a área chamaram-na de Nova Hollandicus ou Nova Holanda. Flinders mais tarde renomeou a terra para Austrália, em 1804, enquanto estava preso pelos franceses em Maurícia. Quando retornou à Inglaterra e publicou os seus trabalhos, em 1814, foi forçado a trocar o nome para Terra Australis pelo almirantado britânico. Tomando conhecimento da preferência de Flinders por Austrália, o governador Lachlan Macquarie, de New South Wales, começou a usar o nome nos seus despachos para a Inglaterra. Em 1824 o almirantado britânico finalmente aceitou que o continente deveria ser conhecido oficialmente como Austrália.

As cidades da Austrália:
 As cidades da Austrália têm muitas características que as diferem, porém a mais

comum em todas elas é a segurança. Qualquer cidade seja grande ou pequena, de dia ou de noite, permite que qualquer pessoa transite nas suas ruas sem grandes problemas. As cidades têm uma infra-estrutura muito similar, por isso muitos australianos mudam-se de uma para a outra, de acordo com os interesses de cada um.  A oferta de emprego é um factor importante na migração interna, pois o australiano procura sempre as oportunidades, e mudase facilmente para onde encontrá-las. Hoje uma determinada profissão pode estar em demanda numa determinada cidade, e amanhã deslocar-se para outra. 

Maiores cidades da Austrália
 Sydney (NSW)- 4.323.356 habitantes  Melbourne (VIC) - 3.696.342 habitantes  Brisbane (QLD) - 1.842.342 habitantes  Perth (WA) - 1.445.704 habitantes  Adelaide (SA) - 1.072.038 habitantes  Gold Coast (QLD) - 498.389 habitantes  Newcastle(NSW) - 492.658 habitantes  Camberra (ACT) - 318.420 habitantes  Wollongog (NSW) - 259.249 habitantes  Hobart (TAS)- 202.367 habitantes

Geografia da Austrália
   De longe, a maior parte da Austrália é composta de desertos ou zonas semi-áridas, 40% da massa terrestre está coberta por dunas de areia. Só os cantos sudeste e sudoeste têm clima temperado e um solo moderadamente fértil. A parte norte do país tem um clima tropical. Enquanto a maior parte do país se caracteriza pelo clima subtropical seco, as regiões situadas, de uma maneira geral, ao norte do Trópico de Capricórnio possuem clima tropical com a estação chuvosa nos meses de verão. A costa oriental, por sua vez, recebe chuvas monçônicas. A Grande Barreira de Coral, maior recife de coral do mundo, situa-se a pouca distância da costa nordeste e estende-se por mais de 1200 quilómetros. O Uluru (conhecido como Ayers Rock até 1986) é o maior monolito do mundo e situa-se na Austrália central. A vegetação em geral é de savanas e temperadas (eucaliptos), e a sua fauna é uma consequência directa de seu milenar isolamento geográfico. Formada por um imenso bloco conquistado à costa, a Austrália é um pouco variada em termos de relevo e de paisagem. Dois terços do país são ocupados pelo Escudo Australiano, uma vasta planície desértica cuja monotonia só é quebrada por montanhas pouco elevadas e alguns cumes arredondados, isolados no meio das planícies. A leste deste Escudo, a Grande Bacia Artesiana estende-se entre o golfo de Carpentária e o lago Eyre. É nesta grande depressão que se encontram as reservas subterrâneas de água e a única bacia fluvial com alguma importância: o Murray-Darling. Depois surge uma sucessão de modestas montanhas e planaltos, que constitui a Cordilheira Australiana. Esta cordilheira prolonga-se para sueste através dos Alpes Australianos, nos quais se encontram os cumes mais altos do país, como por exemplo o Monte Kosciuszko, que tem 2228m.
      

Superfície: 7 686 850 km² População: 21,197,569 habitantes Densidade populacional: 2,6 habitantes/km² Urbanização: 75% da população vive nas oito grandes cidades. Pontos culminantes: Monte Kosciusko (2228m) Altitude mínima: Lago Eyre (-12m). Costas 25760 km.

Demografia da Austrália
 A Austrália é um país

de imigrantes, sendo 23% da população formada por estrangeiros. A maior parte da população é descendente de imigrantes ingleses e islandeses que se mudaram para o país nos séculos XIX e XX . A taxa média de crescimento populacional da Austrália tem-se mantido nos 1,4% ao ano. Nos últimos anos tem-se verificado um grande aumento da população idosa e uma retracção na percentagem de crianças sobre a população: -> 0-14 anos: 19,6% -> 15-64 anos : 67,3% -> 65 anos ou mais : 13,1 %

  Culinária e bebidas australianas
Culinária
 Nos anos 70, os cozinheiros começaram a adaptar influências europeias e asiáticas à

culinária australiana. Assim surgiram pratos com identidade, tornando ultrapassada a ideia de que a comida australiana não era diferente da inglesa.  Cada região tem sua especialidade: ostras, mel e cordeiro em New South Wales; azeite na Australia; salmão na Tasmânia; laticínios em Victoria… O churrasco, famoso "barbecue" é bastante apreciado (experimente a carne assada mergulhada em cerveja, na churrasqueira!). Na verdade, todo tipo de cozinha pode ser encontrado, especialmente nas grandes cidades, como Sydney e Melbourne. Os restaurantes australianos utilizam bastante os produtos locais, principalmente frutos do mar e carnes.

Continuação
Bebidas
 Os australianos adoram cerveja. Os Australianos também produzem uns dos melhores

vinhos do mundo.  Destilados, como whisky, brandy, gin, tequila e vodka, são tão apreciados quanto em qualquer outro país britânico.

Curiosidades
 Canguru

O canguru foi eleito o símbolo do país. Aparece no brasão da Austrália ao lado da ave ema. Estima-se uma população de 40 milhões de cangurus dois para cada habitante na Austrália. Dessa forma a caça é permitida em alguns lugares do país, em determinadas épocas do ano.

 Bandeira Australiana

A escolha da bandeira australiana resultou de concurso do qual participaram mais de 30 mil pessoas e foi hasteada pela primeira vez em 1901. Possui uma grande estrela com sete pontas simbolizando a federação de Estados e Territórios, um conjunto de cinco estrelas, conhecido como Cruzeiro do Sul e que representa a posição geográfica da Austrália no hemisfério sul, e uma pequena bandeira da Grã-Bretanha.

Letra do Hino Australiano
Australians all let us rejoice, For we are young and free, We've golden soil and wealth for toil; Our home is girt by sea; Our land abounds in nature's gifts Of beauty rich and rare; In history's page, let every stage Advance Australia Fair. In joyful strains then let us sing, Advance Australia Fair. Beneath our radiant Southern Cross We'll toil with hearts and hands To make this Commonwealth of ours Renowned of all the lands; For those who've come across the seas We've boundless plains to share, With courage let us all combine To Advance Australia Fair. In joyful strains then let us sing, Advance Australia Fair.

Clubes de futebol Australianos
 Melbourne Victory  Newcastle United Jets

 Adelaide United

 Perth Glory

 Queensland Roar

 Wellington Phoenix

Anexos
Continente Australiano

Sydney

Quedas Hopetoun em Victoria

Vista aérea de Sydney

Parlamento Australiano

FIM…

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful