You are on page 1of 12

Meteorologia

Meteorologia
INTRODUÇÃO
È o ramo da Geofísica que estuda a atmosfera, seus fenômenos e suas atividades.
A geofísica é uma ciência natural que estuda a física do globo terrestre no que diz respeito a sua estrutura líquida (Hidrosfera), sólida (Litosfera) e gasosa (Atmosfera).

Meteorologia
DIVISÃO

A meteorologia divide-se em duas maneiras:

Meteorologia pura - Voltada para o campo de pesquisas. (meteoroliga sinótica = previsão do tempo) Meteorologia aplicada - Voltada para o emprego prático (atividade profissional) (meteorologia aeronáutica, agrícola, espacial.)

Meteorologia Aeronáutica

É o ramo da meteorologia aplicada que trata dos fenômenos atmosféricos tendo como objetivo a proteção das acft´s e dos equipamentos, para estabelecer rotas mais rápidas e econômicas, segurança e conforto dos passageiros.
É utilizada operacionalmente na proteção ao vôo, através de estações meteo_ rológicas que monitoram as condições do tempo, e centros meteorológicos que analizam as informações recebidas e emitem boletins e previsões para o meio aeronáutico.

Meteorologia

CALOR
O QUE SERÁ??????

Meteorologia
SERÁ ISTO?

Meteorologia
CALOR – CONCEITO
É a quantidade de energia contida em um corpo.

Temperatura - é a vibração de uma molécula devido a energia que ela tem. Calor específico - é a quantidade de energia necessária para mudar o estado físico de um corpo. Insolação - é a energia solar que atinge a Terra após passar pela filtragem seletiva da atmosfera.

Meteorologia
PROPAGAÇÃO DO CALOR
Ocorre de 4 maneiras:
Radiação - transporte do calor por ondas eletromagnéticas através do espaço. Condução - transporte do calor, molécula a molécula. Convecção - transporte do calor pelo vento, na vertical Advecção - transporte do calor pelo vento, na horizontal.

Meteorologia
ATMOSFERA TERRESTRE
Massa de ar presa à Terra. É inodora, insípida e incolor. Envolve o planeta, pela ação da gravidade terrestre, acompanhado em seus movimentos. O ar atmosférico é compressível e elástico, mau condutor de eletricidade a não ser que esteja umido ou fortemente ionizado.

COMPOSIÇÃO DO AR ATMOSFÉRICO (ao nível do mar - MSL)
Nitrogênio – 78% Oxigênio – 21% Argônio – 0,93%

O ar classifica-se em:
Seco – quantidade desprezível de vapor d'água = 0% Úmido – quantidade intermediária de vapor d'água entre 0% e 4% Saturado – quantidade máxima de vapor d'água = 4% Acima de 30000 ft, o vapor d'água é desprezível. O ar seco é mais pesado que o ar úmido devido seu peso molecular.

NOTA

Meteorologia
PROPRIEDADES DA ATMOSFERA
A principal função da atmosfera terrestre, é funcionar como um filtro seletivo, absorvendo, dinfundindo, e refletindo os comprimentos de ondas nocivos à vida, emitidos pelo Sol em todos os sentidos. Logo as 3 propriedades da atmosfera são: ABSORÇÃO - DIFUSÃO - REFLEXÃO = Filtragem seletiva da atmosfera

ALBEDO

é a relação entre a energia total refletida e a incidente.

O albedo médio da Terra é 0,35 ou 35%.

Meteorologia
CAMADAS DA ATMOSFERA Existem diversas camadas em nossa atmosfera, estabelecidas pela União Geodésica Internacional, porém para nosso estudo serão apenas 5.

TROPOSFERA
É a primeira camada. possui contato com a superfície da Terra. A altura atinge: 7 a 9 Km – nos pólos 13 a 15 Km – nas latitudes temperadas 17 a 19 Km – no equador Ocorre a todos os fenômenos meteorológicos, é mais alta no verão. A principal característica é a variação vertical de temperatura (gradiente térmico). A temperatura decresce com a altitude, na vertical 2ºC para cada 1000 pés (ft) ou 0,65ºC para cada 100 metros.

Meteorologia
TROPOPAUSA
É a camada de transição que separa o topo da troposfera da camada seguinte. Possui de 3 a 5 Km de espessura. Sua principal característica é a ISOTERMIA. A temperatura não varia.

ESTRATOSFERA
É a terceira camada, está localizada até 70 km da superfície terrestre. Possui 3 gradientes térmicos – negativo, isotermico e positivo. Difunde os raios solares.

IONOSFERA
Camada eletrizada, devido a presença de íons eletrificados, consequencia da absorção dos raios gama, raios X e ultravioleta penetrante do Sol.

EXOSFERA
Mudança gradativa da atmosfera terrestre em espaço interplanetário. É tão ionizada quanto a ionosfera.