You are on page 1of 12

Cap.

2 - Ressonncia e Funes: como explicar a persistncia de um problema na escola

Ressonncia
Corpo

que vibra ao ser atingido por vibraes produzidas por outro corpo, quando o perodo coincide (frequncia igual) em resposta a um acontecimento ou a uma srie de acontecimentos particulares.

Ressonncia, caractersticas:

Algumas tendem a manter ou ampliar o primeiro evento

Condiciona as respostas dadas


Esta ligada s experincias passadas pessoais ... que marcam a percepo que cada um ter das interaes que participa.

Funo do Sintoma
Descentra o olhar do terapeuta do passado (buscas da causa), remetendo-o para o presente e sob ngulo das finalidades (utilidades e efeitos que possui). Proteo ao equilbrio atual do sistema (homeostase); Sinalizar que sistema esta desequilibrado.

Ressonncia com a Famlia/Pais: Alguns exemplos:

Fracasso escolar criana entra em ressonncia com o sentimento de insegurana dos pais, ampliado pela atitude do professor. Ressonncia com a organizao e o mito familiar, ampliada por fatores semelhantes na escola.
Exemplo: Pierre; Blaise; Tommaso

O fracasso faz sentido para a criana

Comportamentos de fracasso provocaram (e foram provocados por) retroaes que reforam o fracasso (retroaes positivas). Fracasso pode ser s o que criana conhece (componente de sua identidade).

Os problemas das crianas entram em ressonncia com o professor


Dificuldade

do aluno faz sentido para o

professor;
Difcil

estabelecer clima de colaborao.

A Desqualificao da Famlia
Desqualificao da Famlia

Desqualificao do Professor

Desqualificao da famlia forte = mascara sentimento de impotncia e de fracasso do professor (profissional); Prof. Sentimento de conforto (problema esta na causa) Prof. no v solues em seu campo de trabalho. Interveno: complicada, o prof. deve aceitar a ideia que responsvel junto com outros pelo sucesso ou fracasso do aluno.

S eu posso enfrentar esta criana/grupo


Professor Enrgico

Desafio

Caso impossvel (turma difcil)

Professor quer provar que capaz (despende grande gasto de energia) Seu sucesso = ningum mais consegue fazer a mesma coisa. (quando ele no est perto, o problema retorna)
TURMA + PROFESSOR = INTERAO DE DEPENDNCIA

Os Professores Terapeutas

Professores especialistas tendem a deixar de atuar pedaggicamente; Examinar a ressonncia com a histria do professor, s se ele permitir.

Um problema em sala de aula faz sentido para os pares ou mais crianas sinalizadas

Interaes entre cas que contribuem para manter ou ampliar um problema manifestado por uma ou vrias delas:
Sentimento de alvio ao verem uma ca do grupo em situao de maior fracasso; Cas com pouca estima por ela se cerca de outras cas; Cas que apoiam outras em comportamentos que no ousam fazer.

Retroaes positivas - dimenso importante para engajar cas na soluo do problema.

Dificuldade dos alunos entra em ressonncia com um pensamento coletivo do corpo docente

Escolas que disfuncionam (m reputao) Todos os elementos do sistema reforam imagem negativa da escola Leva a excluso da criana (inadaptada escola) ou depresso do professor. Para localizar as disfunes das interaes, deve-se olhar para processos interativos (s/contedo), identificando repeties e elaborando hipteses sobre as ressonncias que as perpassam.

You might also like