You are on page 1of 2

QUESTIONÁRIO

1 – Defina Automação = Automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção.

2- por que fato a automação industrial e aplicada ? - Atualmente a automação industrial é muito aplicada para melhorar a produtividade e qualidade nos processos considerados repetitivos, estando presente no dia-a-dia das empresas para apoiar conceitos de produção tais como os Sistemas Flexíveis de Manufatura . 3 –Quais são os tipos de sensores = Sensor de proximidade magnética, Detetor de limite indutivo , Detetor de limite capacitivo, Detetor de limite óptico, Sensor óptico por reflexão difusa, Sensor óptico retro – reflexão, Barreira de luz, Detetor de limite ultrasônico .
4- Clp´s tem capacidade de ? = Os CLPs tem capacidade de comunicação de dados via canais seriais. Com isto podem ser supervisionados por computadores formando sistemas de controle integrados. Softwares de supervisão controlam redes de Controladores Lógicos Programáveis. 5 –Defina Sensores = Os sensores são os elementos que fornecem informações sobre o sistema, correspondendo as entradas do controlador. Esses podem indicar variáveis físicas, tais como pressão e temperatura, ou simples estados.

6-o que são CLP's = É um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Segundo a NEMA (National Electrical Manufacturers Association), é um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções específicas, tais como lógica, sequenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando, por meio de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos. 7-Qual e a ideia inicial dos Clp´s ?= 1. Facilidade de programação; 2. Facilidade de manutenção com conceito plug-in; 3. Alta confiabilidade; 4. Dimensões menores que painéis de Relês, para redução de custos; 5. Envio de dados para processamento centralizado; 6. Preço competitivo; 7. Expansão em módulos; 8. Mínimo de 4000 palavras na memória. 8-Quais são as principais desvantagens dos sensores mecânicos = Os sensores mecânicos têm por principal desvantagem o fato de terem peças móveis sujeitas à quebra e desgaste, além da inércia natural que limita sua velocidade de ação. Outro problema está no repique que pode falsear o sinal enviado quando são acionados. 9-A automação industrial pode ser entendida como uma tecnologia integradora de três áreas,quais são? A eletrônica responsável pelo hardware, a mecânica na forma de dispositivos mecânicos (atuadores) e a informática responsável pelo software queira controlar todo o sistema. 10-Fale sobre os três tipos de sensores mecânicos estudados? 1°Sensores do tipo Reed-Switch; podem ser utilizados para detectar a posição de uma peça ou de uma parte de um mecanismo pela posição de um pequeno ímã que é preso a ela. Pode-se classificar estes sensores também como sensores magnéticos, uma vez que eles atuam com a ação de um campo . 2° Sensores Fotoelétrico; fotoelétricos podem ser de diversos tipos, sendo empregados numa infinidade de aplicações na indústria e em outros campos. O tipo mais simples de sensor consiste em um elemento foto-sensível que tem luz incidente interceptada quando a parte móvel de um dispositivo passa diante dele. Existem diversos dispositivos sensores que podem ser utilizados como sensores de luz, e sua escolha vai depender basicamente de suas características; 3°Sensores Térmico ; Da mesma maneira que no caso dos sensores fotoelétricos, existem diversos tipos de sensores que podem atuar sobre um circuito em função da variação da temperatura do meio em que se encontram .