You are on page 1of 3

Fungos - Exercício

01) ( FUVEST-2001)Os liquens da tundra ártica constituem a principal fonte de alimento para renas e caribus durante o inverno. As substâncias orgânicas do alimento desses animais, portanto, são primariamente produzidas por um dos organismos componentes do líquen. Qual é esse organismo e que processo ele utiliza para produzir substâncias orgânicas? a) Um fungo; fermentação. b) Um fungo; fotossíntese. c) Um protozoário; fermentação. d) Uma alga; fotossíntese. e) Uma cianobactéria; quimiossíntese. 02) (PUCRS/2002) INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre os fungos. I. Fazem parte da dieta humana, estando presentes em queijos como Camembert, Roquefort e Gorgonzola. II. São organismos procariotos, destituídos de parede celular. III. Formam bolor ou mofo em substratos úmidos e pouco iluminados. IV. São heterotrofos, uni ou pluricelulares. Analisando as afirmativas, conclui-se que somente estão corretas a) I, II E III b) I, III E IV c) I E IV d) II E III e) II E IV 03) (Mackenzie-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito dos fungos. a) Existem espécies parasitas. b) Existem alguns tipos unicelulares. c) Possuem reprodução sexuada e assexuada. d) Têm nutrição heterotrófica.

e) As suas hifas contêm basicamente celulose. 04) (Vunesp) Um indivíduo sentou-se à mesa para almoçar e comeu uma fatia de pão, tomou um copo de cerveja e deliciou-se com um prato de champignon. Isso tudo foi possível graças à existência e atividade: a) das bactérias. b) dos fúngos. c) dos liquens. d) das cianofíceas. e) das algas verdes. 05) (Fuvest-SP) Considere os procedimentos: I. A produção de bebidas alcoólicas. II. A produção de açúcar a partir da cana. III. O cultivo de plantas leguminosas para aumentar a fertilidade do solo. Os microorganismos atuam em: a) I apenas. b) II apenas. c) I e II apenas. d) I e III apenas. e) I,II e III. 06) (Vunesp) Reprodução na qual há produção de esporos por meiose e fusão de hifas haplóides diferentes, originando micélios diplóides, é típica de: a) fungos. b) algas. c) bactérias. d) musgos. e) samambaias. 07) (UFPE) Os seres vivos estruturalmente mais simples apresentam uma grande diversidade morfológica e fisiológica. Analise as assertativas abaixo, assinalando as corretas. O-O) O citoplasma da célula bacteriana possui inúmeros ribossomos, responsáveis pela síntese protéica.

sendo feita uma análise química do meio de cultura. b) O fungo protege e envolve a alga e absorve água do substrato — a alga realiza fotossíntese e fornece alimento ao fungo. d) A alga protege e envolve o fungo e absorve água do substrato — o fungo faz fotossíntese e retira água da alga. e) terem clorofila. sendo a estrutura de locomoção a característica distintiva para a classificação. c) A alga protege e envolve o fungo e absorve água do substrato — o fungo faz fotossíntese e fornece alimento à alga. Nos itens abaixo. mais raramente. essas formações são interpretadas como: . d) hidatódios. A característica comum a todos os fungos é: a) serem heterótrofos. 20) (UFMGIMG). Assim. b) patogenicidade. com nutrição heterotrófica. uma única característica estrutural de um organismo permite a sua correta classificação. d) reprodução por ascósporos. Fazendo-se um corte do talo de um líquen e observando-o ao microscópio. e) conídios. Quais os resultados esperados? 17) (UNIFOR/CE). desprovidos de núcleo organizado. 3-3) Os protozoários possuem grande diversidade entre suas divisões. 19) (FUVEST/SP). e) A alga alimenta o fungo mas nenhum benefício recebe dele. c) parasitismo. 4-4) Os fungos podem ser definidos como os seres dotados de núcleo organizado. nas camadas superiores desta rede estão muitos grupos de pequenas algas verdes — clorofíceas — ou. 18) (CESGRANRIO/RJ). 2-2) Os protistas compreendem os primeiros organismos eucariontes na árvore evolutiva e caracterizam-se por serem unicelulares.1-1) As bactérias heterótrofas produzem seu próprio alimento. c) sorédios. Depois de 48 horas as células foram observadas ao microscópio. constituindo um falso parênquima. através da quimiossíntese. assinale a alternativa correta: a) O fungo protege e envolve a alga e fornece água ao substrato — a alga realiza fotossíntese e retira água do fungo. Por vezes. b) lenticelas. Utilizando os conhecimentos adquiridos. na sua grande maioria. O líquen consiste em uma rede organizada de hifas ou filamentos. é caráter suficiente para classificar um ser no grupo dos liquens a presença de: a) haustórios. consegue-se reconhecer pequenas formações verdes e arredondadas. de algas azuis — cianofíceas. 08) (Unip-SP) Células de levedo foram colocadas em um meio de cultura contendo glicose a 5% e mantidas em ambiente sem oxigênio.

Ausência de clorofila. c) esporófitos. 24) (UNIFICADO RJ/RJ). e) gotas de pigmento resultantes da digestão da alga cativada pelo fungo. b) dos liquens. b) vírus. 22) (FATEC/SP). c) dos fungos e liquens. reprodução ao menos em parte por esporos e ausência de sistemas vasculares são características: a) das algas e liquens. e que servem de matériaprima para a extração de drogas como a penicilina são os(as): a) protozoários. produzidos normalmente. 21) (PUC-SP/SP). 23) (UNESP/SP). c) esporos do fungo. d) das algas. b) algas. e) fungos.a) esporos da alga que o fungo não conseguiu digerir. d) corpo de frutificação do Basidiomiceto. e) sorédio do fungo. d) cloroplastos ingeridos pelo fungo do vegetal parasitado. o Penicillium é considerado: a) bactéria. e) dos fungos. componentes normais do líquen. c) fungo. d) briófita. d) bactérias. Na escala de classificação dos seres. com enorme capacidade de dispersão graças à presença de esporos. A parte comestível do cogumelo (champignon) corresponde ao: a) micélio monocariótico do Ascomiceto. c) micélio monocariótico do Basidiomiceto. . b) cianofíceas. Seres vivos importantes na decomposição da matéria. e) protozoário. Algumas espécies do gênero Penicillium desempenham importante papel na obtenção de antibióticos e também na fabricação de queijos. b) corpo de frutificação do Ascomiceto.