You are on page 1of 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CST em Logística
4ª Série Transportes, Distribuição e Seguros
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Leonel Capetti
Faculdade Anhanguera de Bauru

 Gerencia redes de distribuição e unidades logísticas.  com margens esquerda e superior de 3cm.Transportes. estabelecendo processos de compras. os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de cinco a sete participantes. armazenamento. 1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. cor preta.  nome do tutor a distância da disciplina. com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas. Leonel Capetti . RAs e e-mails ao mesmo. que fará o acompanhamento das atividades nos encontros na unidade.  com capa. devem ser em fonte tamanho 10. Distribuição e Seguros Pág. 2 de 9 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio. você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.  cidade e data da entrega. planejando e coordenando a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte. definidas pelo tutor presencial. Relatório final na Etapa 4.CST em Logística – 4ª Série . Padronização O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1. identificando fornecedores.  fonte Times New Roman tamanho 12. de todos os portes e ramos de atuação.  título da atividade. sistemas de abastecimento. com o seguinte padrão:  em páginas de formato A4. direita e inferior de 2cm.  se houver citações com mais de três linhas. Curso e Disciplina. negociando e estabelecendo padrões de recebimento.  Abrange ações de planejamento. produtividade e competitividade das Organizações.  espaçamento de 1.  nome de sua Unidade de Ensino.  Tecnologias associadas aos instrumentos. matérias-primas e produtos.  nome e RA de cada participante. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas. podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques. Disponível em: <http://anhanguera. contendo:  logo oficial da Anhanguera Educacional – Uniderp. para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças. e entregar seus nomes.html>. avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas. Participação Para a realização desta ATPS. Unianhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.  Atuação na área logística de uma empresa. movimentação e embalagem de materiais. programação e monitoramento do fluxo de pedidos. apresentação ou publicação. técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade. Produção Acadêmica   Relatórios parciais com os resultados das atividades realizadas em todas as etapas.5 entre linhas.

você logo aciona colegas de sala para buscarem maiores detalhes sobre esta novidade. suprimentos. logo a mensagem chama a atenção. geralmente esperada por muitos alunos de cursos universitários. logística reversa e marketing . estejam participando do projeto. O projeto tem por objetivo promover o desenvolvimento local e regional. que será composto por etapas. empresas de diversos ramos se inscreveram num projeto de capacitação organizacional voltado para mapear e aperfeiçoar suas atividades logísticas. As regras gerais do desafio. distribuição física. PASSOS Passo 1 (Equipe) 1 Discutir e relacionar.Transportes. A participação neste desafio proporcionará a você e sua equipe oportunidades de ampliar seus conhecimentos executando atividades práticas. Distribuição e Seguros Pág. e instituições de ensino oferecendo conhecimentos adquiridos pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística. ou em que membros da equipe trabalhem. as opções de Organizações (no mínimo três) que poderão abordar para a execução do projeto “Desafio Logístico”. gerando possibilidade de potencializar suas atividades e o oferecimento de oportunidades profissionais.  Propor melhorias na(s) atividade(s) analisada(s). ETAPA 1 Esta atividade é importante para que você compreenda as atividades logísticas desenvolvidas em uma Organização. a partir de iniciativas conjuntas entre as Organizações. Leonel Capetti . para o desenvolvimento do projeto. Dando continuidade à mensagem. Objetivo do Desafio Elaborar um relatório que aborde de forma total ou parcial as atividades logísticas da Organização. Relacionar as opções supondo que Organizações que vocês conheçam. 3 de 9 DESAFIO Um jornal de renome lança a seguinte manchete numa de suas páginas de oportunidades profissionais: “Procuram-se grupos de universitários criativos para um Desafio Logístico”.  Elaborar uma maquete para demonstrar o fluxo das atividades logísticas desempenhadas pela Organização. entre a equipe de trabalho. e tomam ciência de que a Organização do Sr. devem ser seguidos os passos descritos. Por se tratar de uma oportunidade interessante.  Mapear total ou parcialmente atividades relacionadas à logística na Organização selecionada. Para realizá-la. Por ser instigante. contendo as propostas de melhorias. que contemplem itens como: transportes. armazenagem e movimentação de matérias-primas e mercadorias. Oscar Reteiro Jóia.CST em Logística – 4ª Série . produção. está participando do projeto. são:  Selecionar uma Organização para atuarem no projeto. pessoa bem conceituada na cidade e região.

comércio e serviço) e tipo(s) de produtos produzidos. Acesso em: 31 maio 2013.1 Para nortear este passo. 3. dentre as elencadas no passo anterior. em cada um dos três subsistemas logísticos. São Paulo: Atlas. Passo 3 (Equipe) O Sr.google. 2 Descrever as atividades logísticas relacionadas aos três grandes subsistemas na Organização do Sr.Transportes. Disponível em: <https://docs. quais são os fatores críticos de sucesso e qual seu impacto no objetivo organizacional. 5. selecionar a Organização do Sr. Mercado(s) em que atua. o artigo a seguir indicado:  Dinâmica da estratégia logística em empresas brasileiras. Nome e histórico da Organização. Passo 4 (Individual e Equipe) 1 Ler. Distribuição e Seguros Pág. mas encontra-se necessitada de suporte logístico para continuar sua caminhada de expansão.1 Ao escolherem uma Organização no Passo 1 desta etapa. 6. Logística Empresarial: Transporte. que conhece você e sua equipe. Leonel Capetti .com/file/d/0B7S4Pp3KDYaHSVBiaU1PQ1BNTmM/edit?us p=sharing>. individualmente. 4. pois sua Organização tem crescido desde sua fundação. Nome(s) da(s) pessoa(s) da Organização que auxiliará(ão) a equipe nas informações. 2. Oscar Reteiro Jóia relata que.CST em Logística – 4ª Série . Bibliografia complementar  BALLOU. Abrangência (nacional e/ou internacional). Executar este passo conforme Quadro 1: Quadro 1 – Subsistemas Logísticos da Organização (Nome da Organização) Logística de Entrada Logística Interna Logística de Saída Fonte: O Autor da ATPS. Passo 2 (Equipe) 1 Escolher uma Organização. Ramo de atividade (indústria. Administração de Materiais e Distribuição Física. e propor que o auxiliem neste projeto. e solicita a você e sua equipe identificar e justificar. Oscar Reteiro Jóia. como o dia a dia da Organização é complexo. há acontecimentos que passam despercebidos pelos departamentos. Oscar Reteiro Jóia. Ronald H. Também descrever como os subsistemas se integram. Localização. observar a seguinte estrutura para cada Organização relacionada: 1. A Organização será aquela que a equipe escolher dentro das três opções apresentadas por vocês. Nota Somente o personagem é fictício. 2007. 4 de 9 1. 1.

nunca houve um mapeamento sistemático formal (documento) que demonstrasse como as tarefas são realizadas. Como o transporte é gerenciado (próprio e/ou de terceiros). um relatório parcial de no mínimo três e no máximo cinco páginas. 2008. mas. possibilitando a ocorrência de perda de tempo. percentuais e outras informações relevantes para justificar o assunto sobre intermodalidade. 4. Amir Mattar et al. seguindo a ordem disposta nos passos que seguem. Potencialidades e fraquezas apresentadas pela Organização quanto à estratégia de transportes utilizada. Como as fases do projeto “Desafio Logístico” avançam como num trabalho de consultoria. 5 de 9 2 Fazer uma análise crítica sobre sua percepção de como o entendimento da abordagem logística feita pelo artigo poderá contribuir com o projeto “Desafio Logístico”. a intermodalidade utilizada (quando houver) e pesquisar sobre o potencial e deficiência da cidade e região quanto à intermodalidade e investimentos relacionados. Leonel Capetti . PASSOS Passo 1 (Equipe) Descrever a estratégia de transporte utilizada pelos subsistemas logísticos da Organização do Sr. você e sua equipe ficaram encarregados de melhor estruturar as informações relatadas nesta etapa. é importante demonstrar com mapas. 2. no mínimo.Transportes. Também para compreender que a logística integrada é dependente da estratégia de suprimentos desenhada pela Organização. São Paulo: Cengage Learning. 3. uma página sobre esta tarefa e incluí-la nominalmente no relatório solicitado nesta etapa. e inserir nominalmente a atividade individual solicitada neste passo. Distribuição e Seguros Pág. relacionar: 1. Gerenciamento de Transporte e Frotas. Oscar Reteiro Jóia. Para tal. Para finalizar esta etapa. números. Passo 2 (Equipe) Identificar.CST em Logística – 4ª Série . Composição da frota (própria e/ou terceirizada) e pessoal. contendo os levantamentos realizados nos Passos 1. 2 e 3. confeccionar. 3 ETAPA 2 O Sr. Bibliografia complementar  VALENTE. desde a inauguração da Organização. Reservar esse relatório para compor o relatório final. na Organização estudada. Neste item. dinheiro e competitividade. até então. sempre esteve em contato com os departamentos de gestão de transportes e aquisição de materiais. Oscar Reteiro Jóia. em equipe. Esta atividade é essencial para você perceber o transporte e os modais como importante fator de vantagem competitiva numa atividade logística. Cada membro do grupo deverá dissertar em. ed. Modal(is) de transporte utilizado(s) nos três subsistemas. 2.

br>.br>.aslog. Acesso em: 31 maio 2013.br>.guiadostransportes.br>. Acesso em: 31 maio 2013.br>. Disponível em: <www.sp.org.br>. Disponível em: <www. Critérios para seleção dos fornecedores. Acesso em: 31 maio 2013.sestsenat. confeccionando um relatório de no mínimo três e no máximo cinco páginas.gov. identificando: 1. Acesso em: 31 maio 2013.br>. 6. Acesso em: 31 maio 2013. Guia Brasileiro dos Transportes. Disponível em: <www.org. Distribuição e Seguros Pág. Salvá-lo e reservá-lo para compor o relatório final.br>.com. Disponível em: <www.br>. Acesso em: 31 maio 2013. Quais são os fornecedores — divididos por tipos de materiais.CST em Logística – 4ª Série .antt. 3.org.artesp. 4. Passo 4 (Equipe) Finalizar. Localizações geográficas dos fornecedores e distância destes da Organização estudada. 6 de 9 Sites sugeridos para pesquisa  Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros.gov. Disponível em: <www.Transportes.org. 5. Disponível em: <www. Agência Reguladora de Serviços Delegados de Transporte do Estado de São Paulo. Associação Nacional dos Transportes Ferroviários.         Passo 3 (Equipe) Descrever o arranjo logístico de fornecimento. Acesso em: 31 maio 2013.abtc.antf. Tecnologias aplicadas à gestão de suprimentos e suas particularidades. Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga. Acesso em: 31 maio 2013. Disponível em: <www. 2.org. Leonel Capetti . já que a primeira e segunda fases do projeto “Desafio Logístico” estão chegando ao fim. Serviço Nacional do Transporte. Disponível em: <www. Associação Brasileira de Logística.org.abrati.cnt. Agência Nacional de Transportes Terrestres. Arranjo(s) logístico(s) utilizado(s). Acesso em: 31 maio 2013. Disponível em: <www. Confederação Nacional do Transporte. Modais utilizados no abastecimento e ressuprimento de materiais.

Disponível em: <https://docs. processo de manufatura e saída para o destino final.com/file/d/0B7S4Pp3KDYaHOHlHbUF0SzU3Z0E/edit?usp =sharing>. área de segurança etc. Acesso em: 31 maio 2013. Oscar Reteiro Jóia. É sugerido pela sua equipe que seja feito um mapeamento do espaço físico destinado a estas tarefas. PASSOS Passo 1 (Individual) Ler o artigo indicado a seguir. Sugestão Assistir ao vídeo indicado:  CONHEÇA a tecnologia usada na entrega de encomendas. custo. áreas para trânsito de pessoas e equipamentos.CST em Logística – 4ª Série . que propõe a reflexão de atividades logísticas integradas objetivando a satisfação do cliente:  Planejamento Logístico: uma ferramenta para o aprimoramento do nível de serviço. movimentação.com/file/d/0B7S4Pp3KDYaHaHZ5YVFCR09tSEE/edit?usp= sharing>. área de picking. em forma de desenho com as respectivas medidas. o espaço físico disponível. Entender que as fases deste fluxo poderão variar de acordo com o ramo de atividade escolhido. e dão suporte para vantagem competitiva. Para realizá-la. Leonel Capetti . Passo 3 (Equipe) Demonstrar. Acesso em: 31 maio 2013. e a identificação do fluxo de materiais. assim como a tecnologia utilizada para o gerenciamento deste fluxo. mas que.google. devem ser seguidos os passos descritos. 7 de 9 ETAPA 3 Em conversa com o Sr. você e sua equipe souberam que não há um acompanhamento minucioso das atividades de armazenagem e movimentação de mercadorias. Distribuição e Seguros Pág. promovem redução de tempo. Representar também a disposição da estrutura para armazenagem e equipamentos para armazenagem e movimentação de mercadorias.google. produto semiacabado ou a mercadoria adquirida para revenda) desde sua chegada à Organização. pois estes levantamentos possibilitarão melhor análise das atividades para tomadas de decisão. Disponível em: <https://docs.Transportes. Passo 2 (Equipe) Descrever o fluxo das mercadorias (matéria-prima. Esta atividade é importante para que você compreenda os processos de armazenagem e movimentação não somente como atividades de suporte. quando administrados de forma adequada. considerando as áreas destinadas para armazenamento.

para que possa.CST em Logística – 4ª Série . da rede logística da Organização objeto de estudo desta ATPS. citar o(s) tipo(s) de modal(is) utilizado(s). Distribuição e Seguros Pág. então. 8 de 9 Passo 4 (Equipe) 1 2 3 Analisar as informações obtidas nos Passos 2 e 3 desta etapa. além da confecção de uma maquete. Disponível em: <https://docs. desta forma. usando fluxogramas e figuras. Disponível em: <https://docs. e decide. Reservá-lo para compor o relatório final. Acesso em: 31 maio 2013. ele propõe à equipe que haja um detalhamento e análise dos canais de distribuição. abrir a Organização para investimentos externos.com/file/d/0B7S4Pp3KDYaHTGVraG8yYVc3MFk/edit?usp =sharing>. com no mínimo três e no máximo cinco páginas. Leonel Capetti . de forma criativa. para isso. Oscar Reteiro Jóia vê que as oportunidades de negócios que estão apontando demandam investimentos.com/fileview?id=0B7S4Pp3KDYaHY2Q0YjhhOTEtYmNjOS0 0ODEyLWJlY2MtOGIzZDk5NDAyZmQ2&hl=pt_BR>.  Como desenhar a rede logística – do processo ao Supply Chain. Passo 2 (Equipe) 1 Elaborar um desenho. sendo que. o Sr.Transportes. Condensar as informações desta Etapa em um relatório parcial. Acesso em: 10 abr. 2 Realizar uma análise crítica (individual) deste artigo. abordando o impacto do desenho da rede logística nas atividades de marketing de uma Organização.google. baseando-se na leitura e compreensão do artigo indicado no Passo 1 desta etapa. devem ser seguidos os passos descritos. Identificar pontos em que há falhas e propor melhorias. 2013. Nesta leitura. Abordar também o fluxo da logística reversa. Então. necessitará de uma visualização ainda maior das atividades logísticas da Organização. deixar a Organização mais interessante e transparente para a captação de investidores. a partir da leitura do Passo 1 desta etapa. você poderá compreender melhor a estratégia de canais de distribuição e a importância de planejá-la. ETAPA 4 Com o desenvolvimento do projeto “Desafio Logístico”. Esta atividade é importante para que você compreenda que a definição dos canais de distribuição é parte essencial da estratégia logística. Para realizá-la. PASSOS Passo 1 (Individual) 1 Ler o artigo a seguir indicado. Assistir ao vídeo indicado:  2 LOGÍSTICA Reversa – Jornal Bom dia Brasil. Nas ligações. com foco nos canais de distribuição e identificando os elos e ligações.google.

todas as atividades solicitadas em todas as etapas desta ATPS. considerando o impacto que esta exerce sobre as atividades de marketing da empresa. Acesso em: 31 maio 2013.doc”. 9 de 9 3 Ler o artigo a seguir indicado:  Logística Reversa: como as empresas comunicam o descarte de baterias e celulares. neste passo. Distribuição e Seguros Pág. PLT 393. Passo 3 (Equipe) Justificar com detalhamento. Disponível em: <https://docs. Distribuição e Trade Marketing. no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Sugestão Considerar. individualmente. para avaliação e validação da nota pelo tutor a distância. Celso M.CST em Logística – 4ª Série . Estrutura do relatório. Postá-lo. indicado no Passo 1 da Etapa 3. Análise crítica. Passo 4 (Equipe e Individual) 1 Relacionar. 2009.com/file/d/0B7S4Pp3KDYaHTTcxZEc5dEZuUTg/edit?usp= sharing>. Logística: Armazenagem. 2 Livro-Texto da Disciplina HARA. em um relatório de no máximo vinte páginas. Critérios de Avaliação      Cumprimento das etapas da ATPS. a leitura do artigo: Planejamento Logístico: uma ferramenta para o aprimoramento do nível de serviço. Estruturação do quadro. assim como a análise crítica individual dos membros da equipe relacionada ao Passo 1 e as atividades em equipe dos Passos 2 e 3 desta etapa.Transportes. a importância da estratégia de canais de distribuição. em arquivo único. com extensão “. Leonel Capetti . Seguir as normas do item Padronização.google. São Paulo: Alínea. Utilização de bibliografia sugerida. na sequência da atividade solicitada no Passo 2 desta etapa. e fazer propostas de melhorias.