28/9/2010

"Sistema de urna eletrônica está fura…

Bem vindo(a), FSB COMUNICA

"Sistema de urna eletrônica está furado"
| Do Recife 27/09/2010 Texto: Compartilhar

O mantra de que o Brasil tem as eleições mais seguras do mundo tira do sério o cientista paraibano Silvio M eira. Ele engrossa o coro dos descontentes com o sistema de votação eletrônica adotado no país, que considera "totalmente furado". Além disso, critica a postura "totalitária" do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o tema. Na sua avaliação, as urnas brasileiras podem ser violadas de forma relativamente simples por pessoas que conheçam o sistema. Um dos motivos seria o fato de que o software que está dentro da urna pode ser substituído por outro que, eventualmente, altere o resultado da votação. Há também, segundo ele, a possibilidade de acesso ao banco de dados do TSE.

(http://s tatic.valoron lin e.com.br//s ites /default/files /imagecache/media_library_bigimage//gn /10/09/arte27emp111-s ubs ilvio-b3.jpg)

"M eu avô dizia que qualquer que seja o grupo de pessoas, 10% têm intenções pagãs. Como sei que milhares de pessoas já conhecem o sistema do TSE, é de se esperar que pelo menos uma centena esteja efetivamente tentando fraudá-lo", diz o cientista. Sua crítica mais ácida, no entanto, é para o Tribunal, que segundo ele não apresenta de forma satisfatória as informações contidas no programa que alimenta as urnas e conta os votos. M eira lembra que o Tribunal organizou uma cerimônia para verificação do código-fonte do sistema, porém se queixa do fato de que a checagem só podia ser feita ali mesmo, na tela do computador. "As pessoas tinham que verificar na hora mais de 16 milhões de linhas de programação. Isso não é razoável", criticou. "Acho muito ruim para a democracia que um negócio tão importante quanto as eleições não esteja sendo feito como deveria. E se está, não há por que não apresentar os dados. O TSE garante que está sendo feito corretamente, mas não pode ser na base do "La garantía soy yo", completou o cientista com ironia. (M C) .
Compartilhar
Investimentos:

valoronline.com.br/…/sistema-de-urna…

1/1

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful