Ficha Formativa

1.

10º ano

Assinale com verdadeiro (V) ou falso (F) as seguintes afirmações. Corrija as falsas.

a) A costa portuguesa apresenta um traçado quase rectilíneo. b) A plataforma continental portuguesa é a mais extensa de toda a União Europeia. c) A frota pesqueira portuguesa é constituída maioritariamente por embarcações de pequena tonelagem. d) A ZEE abrange o espaço ribeirinho até 200 milhas da linha de costa. e) O estabelecimento das quotas de pesca é uma imposição da União Europeia. f) A corrente marítima designada por "upwelling" afecta com especial intensidade a costa algarvia, durante o Inverno. g) A NAFO constitui uma das principais áreas de pesca da frota pesqueira portuguesa h) A aquicultura é uma actividade ligada à criação de espécies animais em cativeiro.
2.

A imagem mostra um aspecto do estuário do rio Douro, junto à sua foz - Baía de S. Paio. 2.1. Diz o que entendes por estuário. 2.2. Explica a importância ecológica de que se revestem, geralmente, os estuários. 2.3. Identifica o tipo de pesca associado às embarcações representadas na imagem. 2.4. Compara o impacto ambiental gerado pela pesca realizada com estas embarcações, com que decorre da que é realizada com embarcações de grande dimensão. 2.5. Explica a diminuição do pescado descarregado, nas duas últimas décadas, nos portos portugueses.

Identifica os principais acidentes litorais portugueses.1.3. Menciona as causas que levam os nossos pescadores a pescar fora das águas nacionais. A aquacultura é um dos sectores em que Portugal deve investir para potencializar o uso do espaço marítimo. 4. 3. 4. A qualificação da Mão-de-obra 7. BOM TRABALHO! .2. 5. Explica a importância da formação profissional dos pescadores. 6. 5. 7. Identifica as principais espécies exploradas em águas nacionais.Apesar da costa portuguesa ser rectilínea e regular. mas cada vez mais recorrem a águas internacionais e à ZEE de outros países. Refere as regiões onde a aquicultura é mais importante. A ZEE portuguesa é a quinta maior do mundo.2.1. 5. Relaciona os aspectos do litoral português com a localização dos portos marítimos. Os pescadores portugueses pescam maioritariamente nas águas nacionais. Explique a importância da aquacultura na actualidade. Identifica as principais zonas de pesca procuradas pelas embarcações que operam fora da ZEE nacional. 6. 4.2. 3. existem alguns acidentes litorais. 3.2. 6. Defina aquacultura 6. porquê? 5. Apesar da sua dimensão ela não é muito rica em termos piscícolas. Refere os tipos de unidades de aquicultura existente.4. Esta situação dificulta cada vez mais esta actividade. Justifica a importância desta área para Portugal. Caracteriza a população activa neste sector.1.2. 6. porquê? 5.4.3.1. 7.1.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful