SEI UM NINHO!

Comiam todos o caldo, recolhidos e calados, quando o menino disse: - Sei um ninho! A mãe levantou para ele os olhos negros, a interrogar. O pai, esse, nem ouviu. Mas o pequeno, ou para responder à Mãe ou para acordar o Pai, repetiu: - Sei um ninho! O Velho ergueu finalmente as pálpebras, e ficou atento também. A criança, então, um tudo-nada excitada, contou. Contou que à tarde, na altura em que regressava a casa com a ovelha, vira sair um pintassilgo de dentro de um grande cedro. A mãe bebia as palavras do filho. Mas o menino continuou. O cedro era enorme, muito grosso e muito alto. A subida levou tempo. Firmava primeiro os braços; e só então as pernas avançavam até onde podiam. Nem o Pai nem a Mãe diziam nada. Deixavam, apavorados, mudos, que o pequeno chegasse ao cimo. O ninho só tinha um ovo. Depois de pegar no ovo, de contente dera-lhe um beijo. E ao simples calor da sua boca, a casca estalara ao meio e nascera lá de dentro um pintassilgo depenadinho. E o menino contava esta maravilha com a sua inocência costumada. Por fim pôs amorosamente o passarinho entre a penugem da cama e desceu. E agora, um nada comprometido, mas cheio de felicidade, sabia um ninho!

Miguel Torga - Contos (adaptado)

1. "Sei um ninho!" Regista, a partir das palavras que se seguem, o que significa esta frase repetida. a) satisfação b) vaidade c) decepção d) ansiedade e) surpresa f) informação g) segredo

1.1. Justifica a tua resposta.

" A Mãe levantou para ele os olhos negros. Classifica quanto ao processo de formação as seguintes palavras: a) Apavorar b) Pavoroso c) Pavor d) Pavorosamente III Depois de leres atentamente o texto escreve um pequeno texto onde apresentes qual seria o teu comportamento numa situação idêntica. 6.1. Qual te parece mais expressiva? 6. Repara na forma como a autor se refere à personagem principal: o menino ( três vezes).3.2. Classifica morfologicamente e de forma completa as palavras que se apresentam a negrito na frase. II 1. o pequeno ( duas vezes). Procura justificar o seu emprego quanto ao número de vezes que aparece. Quem diz a frase? A quem é dita? 2. Como explicas esta forma de tratamento? 6. Que sentimento domina as personagens durante a narração do menino? 5.1. Faz o levantamento das expressões que caracterizam psicologicamente o menino.2. Como se deu a descoberta do ninho? 4. . Qual a reacção que provoca nos dois ouvintes? Com frases extraídas do texto justifica a tua resposta. 2 . a interrogar" 1. 6.1. a criança ( uma vez). 3.