INNOVATION

INOVAÇÃO DO LATIM INOVARE FAZER ALGO NOVO

INOVAÇÃO DE POSIÇÃO mudança no contexto em que produtos/serviços são introduzidos. INOVAÇÃO DE PARADIGMA mudança nos modelos mentais subjacentes que orientam o que a empresa faz. produtos/serviços.INOVAÇÃO DE PRODUTO mudanças nas coisas. . INOVAÇÃO DE PROCESSO mudança na forma em que produtos/serviços são criados.

AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO REPENSANDO AS FORMAS DE GERAR IDEIAS E COMO LEVÁ-LAS AO MERCADO .

INOVAÇÃO FECHADA INOVAÇÃO ABERTA .

Modelo Inovação Fechada: Inovações de sucesso exigiam controle .

Gerar ideias Desenvolver Fabricar Comercializar Distribuir Promover serviços .

Altos investimentos em P&D garantiam a descoberta de um número melhor e maior de ideias para chegar primeiro ao mercado .

Controle agressivo da propriedade intelectual para proteger os lucros .

No final do séc. 20 uma série de fatores desgastou as bases da inovação fechada .

.Foi difícil controlar ideias proprietárias e expertise com a grande mobilidade de pessoas ligadas à área.

Private Venture Capital Investimentos em empresas novas e inovadoras com potencial de crescimento .

permitindo que a inovação se movimente mais facilmente entre os dois .Na inovação aberta o limite entre a organização e ambiente externo é mais poroso.

as organizações passam a ter benefícios estratégicos e financeiros com licenciamentos. parcerias e empreendimentos conjuntos. . acordos.Ao invés de proteger e não compartilhar suas propriedades intelectuais.

.A maior diferença entre a inovação aberta e a inovação fechada é como as organizações selecionam as ideias.

NA INOVAÇÃO ABERTA HÁ MAIS CHANCES DE SE APROVEITAR E LUCRAR COM IDEIAS QUE ESTARIAM FORA DO ESCOPO DA ORGANIZAÇÃO Positivo Ideias ruins que inicialmente parecem boas Falso positivo Verdadeiro Positivo Verdadeiro Falso Ideias boas que inicialmente parecem ruins Falso Negativo Verdadeiro Negativo Negativo .

DIFERENTES NEGÓCIOS PODEM SER ALOCADOS EM UMA ESCALA DE ESSENCIALMENTE FECHADOS A COMPLETAMENTE ABERTOS .

INOVAÇÃO FINANCIAR Investidores & Benfeitores GERAR Exploradores (spinoff). Arquitetos (sistema) e Missionários COMERCIALIZAR innovation marketers & onestop centers . Comerciantes (especifico).

y P&D externo pode criar valor significativo e o P&D interno pode reivindicar uma porção desse valor. . É preciso trabalhar com pessoas competentes dentro e fora da empresa. y Construir um melhor modelo de negócio é mais vantajoso do que chegar primeiro ao mercado. y É possível ganhar se for feito o melhor uso das ideias internas e internas. y Lucrar com outros usos das propriedades intelectuais internas e aquisição de outras propriedades intelectuais desde que contribuam para avançar nos modelos de negócio.PRINCÍPIOS DA INOVAÇÃO ABERTA y Nem todas as pessoas competentes trabalham dentro das empresas. y Não é necessário criar a pesquisa para lucrar com ela.

Conhecimento .

Arquitetos e Missionários Qual a forma comercializar: Marketers ou one±stop center Full integrated innovator . processos. posição. paradigma Quais as competências e os conhecimentos internos Quais as competências e os conhecimentos que faltam Quem possui as competências e os conhecimentos que faltam Qual o grau de interesse de colaboração externa Qual o papel: investidores ou beneficiadores Qual o estilo de gerar ideias: Exploradores. Comerciantes.Qual a ambição da organização Em quais inovações trabalhar: produtos.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful