P. 1
Uma Aula Na Babilonia

Uma Aula Na Babilonia

|Views: 3|Likes:
Published by Luísa Custódio

More info:

Published by: Luísa Custódio on Jun 01, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/12/2013

pdf

text

original

Uma Aula na Babilónia A Mesopotâmia situava-se entre o Tigre e o Eufrates. . Esta região foi o berço de variadas civilizações que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento cultural futuro.

Uma Aula na Babilónia A Babilónia dominou a região e atingiu o seu apogeu no reinado de Hammurabi (c. Este rei foi imortalizado pelo código com o seu nome. . 1750 a C).

Se alguém enganar a outrem. então que aquele que enganou deve ser condenado à morte. e for condenado. Como curiosidade vejamos algumas regras dele constantes: 1. Se um escravo disser a seu patrão " Não és meu mestre". ele deverá ser condenado à morte na frente do local do arrombamento e ser enterrado 282. difamando esta pessoa. Se alguém roubar a propriedade de um templo ou corte. Se alguém arrombar uma casa. seu mestre deve cortar a orelha do escravo. 6. . ele deve ser condenado à morte. e este outrem não puder provar. 21. descoberta pelos franceses (1902).Uma Aula na Babilónia O código está inscrito na sua estela. e também aquele que receber o produto do roubo do ladrão deve ser igualmente condenado à morte.

. astronomia e matemática – eram as escolas de educação superior. medicina. teologia. também se estudava linguistica. noutras. só se aprendia a ler e a escrever.Uma Aula na Babilónia Sistema escolar Desenvolveu-se na Suméria a partir de meados do 3º milénio a C. “Sala de aula” preservada das primeiras escolas da Mesopotâmia (Palácio em Mari) Sabe-se que havia escolas de 2 tipos: numas. mas os registos escritos sobre a organização e métodos pedagógicos utilizados datam da 2ª metade do milénio seguinte.

Os registos eram feitos em tabuínhas de argila. Uruk. povo que viveu na Mesopotâmia (à volta de cidades como Ur.C. Lagash e Nippur) entre 3500 e 2000 a. . com um estilete. Este tipo de escrita é conhecido por cuneiforme.Uma Aula na Babilónia Os exemplos mais antigos de um sistema de escrita devem-se aos Sumérios.

.Uma Aula na Babilónia Desses registos constam diversos tipos de exercícios (entre eles. A maior parte das placas de conteúdo matemático data do período de 1800 a 1600 a C. alguns que constituíam parte da tarefa quotidiana dos alunos).

Uma Aula na Babilónia Algumas conjecturas sobre o sistema de numeração Dois símbolos diferentes Usados de forma aditiva Base sexagesimal Posicional .

. .... Fraccionários .. Inteiros .Uma Aula na Babilónia Representação de números ... Um símbolo vários números ..

Uma Aula na Babilónia YBC 7289 Tabuínha (c. Vamos observar com cuidado . de Yale O conteúdo desta tabuínha é. do ponto de vista da matemática... muito curioso. 1600 aC.) pertencente à colecção babiloniana da Univ. .

) .Uma Aula na Babilónia YBC 7289 YBC 7289 Lado do quadrado? Sobre a diagonal? Abaixo da diagonal? Sugestão: Faça a conversão para o sistema de numeração decimal (Mas cuidado! Pode haver números que não são inteiros.

Uma Aula na Babilónia YBC 7289 YBC 7289 0.10 0. O que representa? .42.35.10=1+24/60+51/602+10/603 =1.24.51.30 1.24.30 = 1/2 1.25.51.4121(296) Abaixo da diagonal está 0.

Uma Aula na Babilónia Já imaginou um carteiro carregado de tabuínhas de barro fazendo a distribuição do correio pelas cidades? Há cerca de 5 mil anos talvez essa cena não fosse nada estranha! .

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->