You are on page 1of 79

Instalaes Eltricas (INE)

Aula 1 Prof. Luciano M. Camillo professorcamillo@gmail.com

Energia e suas formas


Tenso e Corrente Eltrica
Todas as substncias, gasosas, lquidas ou slidas, so constitudas de pequenas partculas invisveis a olho nu, denominadas tomos. O tomo composto de trs partculas bsicas: Prtons, Nutrons e Eltrons. Os Prtons e os Nutrons formam o ncleo do tomo. O Prton tem carga positiva e Nutron no possui carga eltrica. As suas massas so equivalentes. O Eltron possui uma carga negativa e a sua massa, por ser muito pequena, desprezvel.

Energia e suas formas


Tenso e Corrente Eltrica
Em um tomo, o nmero de Eltrons igual ao nmero de Prtons, sendo portanto, o tomo eletricamente neutro, pois a soma das cargas dos Eltrons (negativas) com as cargas dos Prtons (positivas) igual a zero.

Os Eltrons existentes em um condutor de eletricidade esto em constante movimento desordenado.

Energia e suas formas


Tenso e Corrente Eltrica
Os Eltrons existentes em um condutor de eletricidade esto em constante movimento desordenado.

Para que estes eltrons se movimentem de forma ordenada nos fios, necessrio ter uma fora que os empurre. Essa fora chamada de Tenso Eltrica (U). Sua unidade de medida o Volt. O smbolo desta unidade V. Exemplo: Tenso eltrica de 127 V (Volts).
4

Energia e suas formas


Tenso e Corrente Eltrica
O movimento ordenado de eltrons, provocado pela tenso eltrica, forma uma corrente de eltrons. Essa corrente de eltrons chamada de Corrente Eltrica (I). Sua unidade de medida o Ampre. O smbolo desta unidade A. Exemplo: Corrente eltrica de 10 A (Ampres).

Energia e suas formas


Tenso e Corrente Eltrica
Para que se tenha uma idia do comportamento da tenso e da corrente eltrica, ser feita uma analogia com uma instalao hidrulica. A presso feita pela gua, depende da altura da caixa dgua. A quantidade de gua que flui pelo cano vai depender: desta presso, do dimetro do cano e da abertura da torneira.

Energia e suas formas


Tenso e Corrente Eltrica
De maneira semelhante, no caso da energia eltrica, tem-se: A presso da energia eltrica chamada de Tenso Eltrica (U). A Corrente Eltrica (I) que circula pelo circuito depende da Tenso e da Resistncia Eltrica (R). A Resistncia Eltrica (R) que o circuito eltrico oferece passagem da corrente, medida em Ohms () e varia com a seo dos condutores.

Energia e suas formas


Resistncia Eltrica Lei de Ohm
chamada de Resistncia Eltrica (R) a oposio que o circuito oferece circulao da corrente eltrica. A unidade da Resistncia Eltrica o Ohm e o seu smbolo o (letra grega chamada de mega). Lei de Ohm, assim chamada, devido ao fsico que a descobriu. Essa Lei estabelece que: se for aplicado em um circuito eltrico, uma tenso de 1V, cuja resistncia eltrica seja de 1 , a corrente que circular pelo circuito, ser de 1A.

Energia e suas formas


Corrente Contnua e Corrente Alternada
A energia eltrica transportada sob a forma de corrente eltrica e pode apresentar-se sob duas formas: Corrente Contnua (CC) Corrente Alternada (CA) A Corrente Contnua (CC) aquela que mantm sempre a mesma polaridade, fornecendo uma tenso eltrica (ou corrente eltrica) com uma forma de onda constante (sem oscilaes), como o caso da energia fornecida pelas pilhas e baterias. Temse um polo positivo e outro negativo.

Energia e suas formas


Corrente Contnua e Corrente Alternada
A Corrente Alternada (CA) tem a sua polaridade invertida um certo nmero de vezes por segundo, isto , a forma de onda oscilao diversas vezes em cada segundo. O nmero de oscilaes (ou variaes) que a tenso eltrica (ou corrente eltrica) faz por segundo denominado de Freqncia. A sua unidade Hertz e o seu smbolo Hz. Um Hertz corresponde a um ciclo completo de variao da tenso eltrica durante um segundo. No caso da energia eltrica fornecida no Brasil, a freqncia de 60 Hz. A grande maioria dos equipamentos eltricos funciona em corrente alternada (CA), transformada em corrente contnua (CC).

10

Energia e suas formas


Potncia Eltrica
A Potncia definida como sendo o trabalho efetuado na unidade do tempo. A Potncia Eltrica (P) calculada atravs da multiplicao da Tenso pela Corrente Eltrica de um circuito. A unidade da Potncia Eltrica o Watt e o seu smbolo o W.

Uma lmpada ao ser percorrida pela corrente eltrica, ela acende e aquece. A luz e o calor produzido nada mais so do que o resultado da potncia eltrica que foi transformada em potncia luminosa (luz) e potncia trmica (calor).
11

Energia e suas formas


Potncia Eltrica

12

Energia e suas formas


Clculo da Energia Eltrica
A Energia Eltrica (E) a Potncia Eltrica (P) vezes o tempo de utilizao (em horas, por exemplo) do qual o fenmeno eltrico acontece (uma lmpada acesa, por exemplo).

13

Energia e suas formas


Energia a capacidade de produzir trabalho e ela pode se apresentar sob vrias formas: energia Trmica; energia Mecnica; energia Eltrica; energia Qumica; energia Atmica, etc. Uma das mais importantes caractersticas da energia a possibilidade de sua transformao de uma forma para outra.
14

Energia e suas formas


Por exemplo: a energia trmica pode ser convertida em energia mecnica (motores de combusto interna), energia qumica em energia eltrica (pilhas) etc. Entretanto, na maioria das formas em que a energia se apresenta, ela no pode ser transportada, ela tem que ser utilizada no mesmo local em que produzida.
15

Energia e suas formas


Energia Eltrica A energia eltrica uma forma de energia que pode ser transportada com maior facilidade. Para chegar em uma casa, nas ruas, no comrcio, ela percorre um longo caminho a partir das usinas geradoras de energia.

16

Energia e suas formas


A energia eltrica passa por 3 principais etapas: a) Gerao: - A energia eltrica produzida a partir da energia mecnica de rotao de um eixo de uma turbina que movimenta um gerador. Esta rotao causada por diferentes fontes primrias, como por exemplo, a fora da gua que cai (hidrulica), a fora do vapor (trmica) que pode ter origem na queima do carvo, leo combustvel ou, ainda, na fisso do urnio (nuclear).
17

Energia e suas formas


No Brasil, cerca de 90% da energia gerada, atravs de hidroeltricas. 1.1 Usina Hidroeltrica As usinas hidroeltricas utilizam a fora das quedas de gua para colocarem em movimento as suas turbinas, movimentando assim os geradores e conseqentemente gerando eletricidade. Devem se localizar prximos de rios e em lugares montanhosos, o custo desse tipo de usina apenas de manuteno em geral e instalao da mesma.
18

Energia e suas formas


1.2 Usina Termoeltrica As usinas termoeltricas utilizam a energia trmica para acionar os seus geradores, so compostas basicamente de turbinas acionadas pela queima de algum tipo de combustvel, (carvo, petrleo, etc...). Devem se localizar prximo dos locais de produo do combustvel em regies planas de fcil acesso, o custo desse tipo de usina maior do que a anterior, pois alm do custo de manuteno em geral existe o custo da aquisio do combustvel.
19

Energia e suas formas


1.3 Usina Nuclear As usinas nucleares utilizam a energia nuclear para acionar os seus geradores, possuem reatores nucleares onde depositado o material radioatvo, que libera a energia utilizada para movimentar as turbinas, que por sua vez movimentam os geradores, produzido energia eltrica. Pode se localizar em qualquer lugar, pois o material radioativo demora a ser substitudo, (centenas de anos), seu custo principal com manuteno geral, a segurana um ponto que deve ser tratado com cuidado, pois o material radioativo muito poluente causando vrios problemas ao meio ambiente caso haja um vazamento.

20

Energia e suas formas


1.4 Usina Alternativa Entre as usinas alternativas podemos destacar as usinas elicas, utilizam a fora dos ventos para movimentar seus geradores e as usinas solares, utilizam a energia solar para movimentar seus geradores. Sua produo de energia pouca seu custo alto e sua localizao deve ser especial, ou seja, lugares onde no falte vento (usina elica), lugares onde no falte sol (usina solar).

21

Energia e suas formas


A energia eltrica passa por 3 principais etapas: b) Transmisso: - As usinas hidroeltricas nem sempre se situam prximas aos centros consumidores de energia eltrica. Por isso, preciso transportar a energia eltrica produzida nas usinas at os locais de consumo: cidades, indstrias, propriedades rurais, etc. Para viabilizar o transporte de energia eltrica, so construdas as Subestaes elevadoras de tenso e as Linhas de Transmisso.
22

Energia e suas formas


A energia eltrica passa por 3 principais etapas: c) Distribuio: - Nas cidades so construdas as subestaes transformadoras. Sua funo baixar a tenso do nvel de Transmisso (muito alto), para o nvel de Distribuio. A Rede de Distribuio recebe a energia eltrica em um nvel de tenso adequado sua Distribuio por toda a cidade, porm, inadequada para sua utilizao imediata para a maioria dos consumidores.
23

Energia e suas formas


A energia eltrica passa por 3 principais etapas: c) Distribuio: Assim, os transformadores instalados nos postes das cidades fornecem a energia eltrica diretamente para as residncias, para o comrcio e outros locais de consumo, no nvel de tenso (127/220 Volts, por exemplo), adequado utilizao.

24

Energia e suas formas


As etapas de Gerao, Transmisso, Distribuio e da utilizao da energia eltrica, podem ser assim representadas:

25

Energia e suas formas


A representao esquemtica de um Sistema Eltrico de Potncia (SEP) pode ser feita utilizando diagramas trifilares (representando as 3 fases), bifilares (bifsico ou monofsico) e unifilares (representando apenas as linhas de transmisso/distribuio, independente do nmero de fases). Este ltimo o mais comum, por ter representao e visualizao mais simples.

26

Energia e suas formas

27

Segurana em eletricidade
Materiais e componentes eltricos essenciais ao funcionamento de circuitos e sistemas; Projetos de acordo com normas e regulamentos; A elaborao depende de outros projetos; Os projetos de instalaes eltricas consiste em:
Selecionar, Dimensionar, Localizar.
28

Segurana em eletricidade
inadmissvel deixar de utilizar dispositivos de proteo, materiais de qualidade e os procedimentos estabelecidos em Normas, com o objetivo de diminuir os custos (R$) de uma instalao eltrica. Isto poder ficar muito mais caro no futuro. Quanto mais investir, maior ser a proteo e segurana de uma instalao eltrica interna. A Norma vigente, a NBR 5410/97 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso da ABNT, estabelece os critrios para garantir a segurana de pessoas, de animais domsticos, de bens e da prpria instalao eltrica, contra os perigos e danos que possam ser causados pelas instalaes eltricas

29

Segurana em eletricidade
Isolao, Classe e Graus de Proteo A Isolao de um equipamento eltrico, formada por materiais que isolam eletricamente o equipamento. importante ressaltar que a isolao dos equipamentos/componentes eltricos de suma importncia na proteo contra os choques eltricos, tanto pelo contato indireto, como pelo contato direto com esses equipamentos.

30

Segurana em eletricidade
Isolao, Classe e Graus de Proteo Tipos de Isolao utilizadas em equipamentos/componentes eltricos (de acordo com a Norma vigente NBR 6151, da ABNT): Isolao Bsica: a isolao aplicada a partes vivas para assegurar a proteo contra choques eltricos; Isolao Suplementar: a isolao adicional e independente da Isolao Bsica, destinada a assegurar a proteo contra choques eltricos no caso de falha da Isolao Bsica;

31

Segurana em eletricidade
Isolao, Classe e Graus de Proteo Isolao Dupla: a isolao composta por uma Isolao Bsica e uma Isolao Suplementar; Isolao Reforada: uma isolao nica, mas no necessariamente homognea, aplicada sobre as partes vivas, que tem propriedades eltricas equivalente s de uma Isolao Dupla.

32

Segurana em eletricidade
Isolao, Classe e Graus de Proteo A Norma NBR 6151 tambm, classifica os equipamentos quanto a proteo contra os choques eltricos, de acordo com as seguintes classes: Equipamento Classe 0: o equipamento no qual a proteo contra os choques eltricos depende exclusivamente da Isolao Bsica, no sendo previstos meios para ligar as massas (parte metlica) ao condutor de proteo da instalao, dependendo a proteo, em caso de falha da Isolao Bsica, exclusivamente do meio ambiente. Exemplo: eletrodomsticos portteis, tais como liqidificadores;

33

Segurana em eletricidade
Isolao, Classe e Graus de Proteo Equipamento Classe I: o equipamento no qual a proteo contra choques eltricos no depende exclusivamente da Isolao Bsica, mas inclui uma precauo adicional de segurana sob a forma de meios de ligao das massas ao Condutor de Proteo (PE) da instalao, de forma que essas massas no possam causar perigos em caso de falha na Isolao Bsica. Os cabos de ligao destes equipamentos devem possuir um condutor de Proteo. Exemplo: fornos, mquina de lavar roupas, geladeiras etc;
34

Segurana em eletricidade
Isolao, Classe e Graus de Proteo Equipamento Classe II: o equipamento cuja proteo contra choques no depende exclusivamente da Isolao Bsica, mas inclui precaues adicionais de segurana tais como Isolao Dupla ou Reforada, no havendo meios de aterramento de proteo e no depende de condies de instalao; Equipamento Classe III: o equipamento no qual a proteo contra choques eltricos baseada na ligao do equipamento a uma instalao de extra-baixa tenso de segurana. Exemplo Banheiras de Hidromassagem.

35

Segurana em eletricidade
Isolao, Classe e Graus de Proteo importante ressaltar que, as isolaes dos equipamentos eltricos podem com o passar do tempo, ter suas propriedades alteradas devido a umidade, temperaturas elevadas, acidentes, etc, o que ir prejudicar a Isolao do equipamento.

36

Segurana em eletricidade
Isolao, Classe e Graus de Proteo Os invlucros dos equipamentos eltricos so classificados por Graus de Proteo, definidos pela Norma vigente, a NBR 6146 da ABNT. O invlucro definido como o elemento que assegura a proteo de um equipamento contra determinadas influncias externas e proteo contra contatos diretos em qualquer direo.

37

Segurana em eletricidade
Isolao, Classe e Graus de Proteo O Grau de Proteo indicado pela letra IP, seguido de dois algarismos. O primeiro algarismo indica a proteo contra a penetrao de corpos slidos estranhos e contatos acidentais e o segundo algarismo indica a proteo contra a penetrao de lquidos.
38

Segurana em eletricidade

39

Segurana em eletricidade

40

Segurana em eletricidade

41

Consideraes Bsicas Sobre os Choques Eltricos


As pessoas e os animais domsticos devem ser protegidos contra os perigos que possam resultar de um contato direto e/ou indireto com as instalaes eltricas e de seus componentes e equipamentos. E lembre-se: Os equipamentos/componentes eltricos utilizados em uma instalao eltrica, no devem dar choques eltricos. Se isso acontece porque o equipamento/componente est com defeito. Deve-se consert-los imediatamente.

42

Consideraes Bsicas Sobre os Choques Eltricos


Contato Direto O contato direto caracterizado por um contato acidental ou por um contato intencional (por imprudncia) de uma pessoa em uma parte da instalao eltrica energizada que esteja com o isolamento eltrico danificado. O isolamento danificado pode ocorrer devido a: - falhas no isolamento, - ruptura ou remoo indevida dos isolamentos eltricos.

43

Consideraes Bsicas Sobre os Choques Eltricos


Contato Direto O contato direto muito freqente e de consequncia imprevisvel. Exemplo: uma pessoa em contato com um fio energizado e desencapado.

44

Consideraes Bsicas Sobre os Choques Eltricos


Contato Indireto o contato de uma pessoa com uma parte metlica de uma instalao ou de um componente, normalmente sem tenso eltrica, mas que pode ficar energizada devido a falhas no isolamento ou por uma falha interna (curtocircuito). perigoso, em particular, porque a pessoa no suspeita da energizao acidental na instalao/componente e no est em condies de evitar um acidente.
45

Consideraes Bsicas Sobre os Choques Eltricos


Contato Indireto Exemplo: encostar na carcaa de uma mquina de lavar, que est com defeitos no isolamento.

46

Consideraes Bsicas Sobre os Choques Eltricos


Tenso de Contato Denomina-se Tenso de Contato, a tenso que pode aparecer entre dois pontos simultaneamente acessveis. A Tenso de Contato limite (ULimite) o valor mximo da tenso de contato que pode ser mantida indefinidamente sem riscos segurana de pessoas ou animais domsticos.

47

Consideraes Bsicas Sobre os Choques Eltricos


Tenso de Contato Como exemplo de Tenso de Contato, pode-se citar o caso de uma pessoa que ao mesmo tempo, toca em uma torneira e num eletrodomstico, no qual haja um fio desencapado em contato com a estrutura do produto. A tenso de contato aquela que aparece entre os pontos tocados.

48

Consideraes Bsicas Sobre os Choques Eltricos


Tenso de Contato A Norma NBR 5410/97 estabelece os seguintes valores como limites mximos suportveis para as tenses de contato, conforme Tabela

Situao 1: ambientes normais (sem umidade); Situao 2: reas externas, canteiros de obras, outros locais em que as pessoas estejam em contato com umidade.
49

Consideraes Bsicas Sobre os Choques Eltricos


Tenso de Contato
importante que um dispositivo de proteo contra choques seccione (interrompa) automaticamente a alimentao do circuito ou equipamento protegido contra contatos indiretos, sempre que uma falha entre a parte viva e a massa no circuito ou equipamento considerado der origem a uma tenso de contato superior ao valor apropriado de ULimite definido na Tabela anterior.

50

Consideraes Bsicas Sobre os Choques Eltricos


Tenso de Contato
Os tempos de durao do contato (em segundos) esto limitados aos valores estabelecidos na Tabela a seguir, aps o qual a corrente deve ser interrompida.

51

CHOQUE ELTRICO
Aumento das aplicaes com eletricidade Crescimento dos riscos de acidentes por choque eltrico Atividades biolgicas so controladas por variaes de potenciais eltricos. Variaes de potencial podem ser medidas externamente por eletrodos:
Eletrocardiograma Eletroencefalograma
52

CHOQUE ELTRICO
a perturbao, de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano (ou de animais) quando este percorrido por uma corrente eltrica (Contato Direto e/ou Contato Indireto). Corrente eltrica externa pode causar alteraes nas funes vitais. Elas dependem:
Do percurso da corrente pelo corpo; Da intensidade da corrente; Do tempo de durao; Das condies orgnicas; Da espcie (CC ou CA): ICC = 2 A 4*ICA Da frequncia: Alta frequncia menos perigosa que 60Hz Da superfcie de contato.

53

CHOQUE ELTRICO
O efeito do choque eltrico nas pessoas e animais pode causar conseqncias graves e irreversveis, como parada cardaca e respiratria. As perturbaes causadas por um choque eltrico, so principalmente: Inibio dos centros nervosos (efeito tetanizao), inclusive os que comandam a respirao, com possvel asfixia; Alteraes no ritmo de batimento do corao, podendo produzir tremulao (fibrilao) do msculo cardaco, com conseqente parada cardaca; Queimaduras de vrios graus; Alteraes do sangue provocadas por efeitos trmicos e eletrolticos da corrente etc. Essas perturbaes podem se manifestar todas de uma vez ou somente algumas delas.

54

CHOQUE ELTRICO
Nas instalaes eltricas residenciais (127/220 V 60 Hz) os efeitos da corrente eltrica no ser humano, so principalmente: At 9 mA (leia-se: nove miliampres) - No produz alteraes de conseqncias mais graves; De 9 a 20 mA - contraes musculares violentas, crispao muscular e asfixia, se a zona torxica for atingida; De 20 a 100 mA - contraes violentas, asfixia, perturbaes circulatrias e s vezes, fibrilao ventricular; Acima de 100 mA - asfixia imediata, fibrilao ventricular, queimaduras; Vrios ampres - asfixia imediata, queimaduras graves, etc.

55

CHOQUE ELTRICO
Efeitos da corrente eltrica no ser humano: At 9 mA De 9 a 20 mA De 20 a 100 mA Acima de 100 mA Vrios ampres No segundo e terceiro casos, o processo de salvamento seria a respirao artificial. No quarto (mais de 100 mA), o salvamento seria muito difcil e no ltimo caso praticamente impossvel.
56

CHOQUE ELTRICO
O efeito do choque eltrico depende tambm da Resistncia Eltrica do corpo humano. A Resistncia do corpo humano varia conforme as condies apresentadas na Tabela abaixo (da Norma NBR 5410/97).

57

CHOQUE ELTRICO
importante salientar que, alm do valor da corrente eltrica e da resistnciaeltrica do corpo humano, os efeitos do choque eltrico nas pessoas e animais domsticos, tambm dependem do tempo de durao da corrente eltrica.

58

CHOQUE ELTRICO
Zona Tempo x Corrente Grfico

59

CHOQUE ELTRICO
Zona Tempo x Corrente Zonas de gravidade
Zona 1 Normalmente, nenhum efeito perceptvel. Zona 2 Sente-se a passagem da corrente, mas no se manifesta qualquer reao do corpo humano. Zona 3 Zona em que se manifesta o efeito de agarramento. Todavia, no h sequelas aps interrupo da corrente. Zona 4 Probabilidade, crescente com a intensidade e durao da corrente, de ocorrncia do efeito mais perigoso do choque eltrico, que a fibrilao ventricular e sequelas.
60

CHOQUE ELTRICO
Fibrilao ventricular:

Causas: contato indireto ou direto

61

CHOQUE ELTRICO
Tenso de contato ou toque:

Tenso de passo:

62

63

64

65

66

Exemplos:

67

Exerccios::

68

Exerccios::

6) Um fio com 50m de comprimento e 2mm2 na rea de seco transversal tem uma resistncia de 0,56. Um fio com 100m de comprimento do mesmo material tem a resistncia de 2 mesma temperatura. Qual o dimetro deste fio ?
69

To: Temperatura inferida Na resistncia zero.:

70

1: coeficiente de temperatura da resistncia na temperatura T1 = 20 oC

71

Exemplos:

72

Exerccios::

3) Um condutor de cobre tem um comprimento de 10 Km e 0,1 cm2 de seco. Determine temperatura de 20C. a) A resistncia do condutor temperatura indicada. b) A resistncia do condutor se o dimetro aumentasse para o dobro. c) A resistncia temperatura de 70C. 4) Determine a resistncia de um cabo de alumnio de 200 m de comprimento e 1,0 mm de dimetro, temperatura de 35C.

73

3) Um condutor de cobre tem um comprimento de 10 Km e 0,1 cm2 de seco. Determine temperatura de 20C. a) A resistncia do condutor temperatura indicada. b) A resistncia do condutor se o dimetro aumentasse para o dobro. c) A resistncia temperatura de 70C.

2.D

74

Exerccios:: 4) Determine a resistncia de um cabo de alumnio de 200 m de comprimento e 1,0 mm de dimetro, temperatura de 35C.

75

5) A resistncia de uma determinada linha de transmisso de potncia de cobre de 100 W a 20 oC. Qual sua resistncia quando o sol esquenta a linha at 38 oC ?

76

6) Quando 120 V so aplicados sobre uma lmpada, passa uma corrente de 0,5 A, aumentando a temperatura do filamento de tungstnio para 2600 oC. Qual a resistncia da lmpada temperatura ambiente normal de 20 oC ?

77

7) Um enrolamento de um transformador de cobre no energizado tem uma resistncia de 30 a 20oC. Quando est em operao, a resistncia aumenta para 35. Calcule a temperatura do enrolamento energizado.

78

8) Se uma linha de transmisso de potncia de alumnio tem uma resistncia de 80 W a 30 oC, qual a sua resistncia quando o ar frio baixa sua temperatura para -10 oC ?

79

You might also like